terça-feira, 24 de setembro de 2024

Leituras do Best - Videojogos Lendários - Super Mário...

Nunca tive uma consola!
É verdade!
A minha infância foi passada maioritariamente numa quinta, onde viviam os meus avós paternos e que ficava numa vila do distrito de Lisboa.
Brincava como já não se brinca.
Vivia como já pouco se vê viver e embora seja filho dos anos 70/80, nunca tive uma consola.
Foi apenas na minha adolescência que tive o prazer de possuir um computador.
O ZX Spectrum foi o primeiro contacto que tive com o mundo dos Videojogos e mesmo assim foi uma grande conquista conseguir convencer os meus pais de que o ZX Spectrum +2 era uma grande máquina!
Passaram-se anos e o belo do PC lá apareceu como ferramenta de trabalho que nos permitia ter jogos incríveis.
Mas foi só!
Para além de uns poucos joguinhos electrónicos só tive o vislumbre de uma consola quando o meu irmão mais novo conseguiu comprar um Gameboy mas nessa altura, já andava eu com ideias de outro tipo de jogos mais românticos e nada liguei ao facto do Super Mário já andar lá em casa.
Só mais tarde, já casado e com filhos, surgiu a oportunidade de ter uma consola que deu logo lugar a outras e que, por sua vez, me permitiram entrar finalmente no mundo dos jogos que conhecia apenas de videos, filmes e pouco mais.


Este mês, por incrível que pareça, fiquei a saber mais...muito mais sobre o lendário Super Mário.
A coleção Videojogos Lendários está nas bancas e, embora não seja meu hábito fazer análises deste tipo de leituras, esta é tão obrigatória que não poderia deixar de a referir aqui.
Depois de ler por completo este volume da editora RBA tive mesmo de vir aqui falar sobre isto.


Esta é talvez, a coleção de livros que faltava.
Uma colecção de 60 volumes lindíssimos sobre Videojogos, a sua história, design, ideias, resultados, fama, significância e impacto no mundo.


Super Mário é só extraordinário.
Bem escrito, com texto rápido e uniforme, apresentando 145 páginas em capa dura e com um design exclusivo que será diferente para cada volume, conforme o jogo apresentado.
O volume apresenta ainda, nas páginas  centrais, os diferentes aspectos da evolução do Super Mário com fotos coloridas e informações incríveis sobre o jogo.


Os jogos representados nesta coleção de livros é de louvar.
A informação é tão bem estruturada que se lê em pouco tempo e o que descobrimos sobre os jogos e todo o processo que levou ao seu sucesso é qualquer coisa de fenomenal.
É uma grande coleção para todos aqueles que fizeram dos jogos parte da sua vida e que querem descobrir mais ou mesmo para outros que, como eu, só chegaram a estes mundos mais tarde...


Ainda não sei se farei a coleção completa mas a vontade é grande e vale muito, muito a pena!
Esta é mesmo uma Leitura do Best!!