terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Aquaman and the Lost Kingdom - Aquaman...

Ultimamente existem colecções de figuras de ação que são impossíveis de ignorar.
Sou grande apreciador de uma figura grande, de uma escala razoável e equilibrada mas sempre tive uma preferência por figuras mais pequenas, sejam action figures, com toda a articulação possível, sejam as pequenas estátuas ou figuras de PVC que vou colecionando e que se encaixam tão bem neste meu gosto por figuras fantásticas que podemos levar no bolso.


Esta pequena colecção do filme Aquaman and the Lost Kingdom, encaixa-se na perfeição no que escrevi acima.
Da autoria da Spin Masters, estas figuras vêm em linha com outras figuras DC Comics, que andaram por aí nos ditos "mercados comuns" mas que não chegaram a todos os espaços da Península Ibérica!


Começo pelo Aquaman, o herói da história, aqui em toda a sua glória de Rei dos Mares.
É uma figura articulada e com detalhes surpreendentes para uma escala tão pequena (quatro polegadas).


O Aquaman vem equipado com os seus trajes reais e tradicionais do herói da DC, e que já tinha sido apresentado no primeiro filme desta saga.
Com a figura vem ainda o tridente dourado e um efeito de água que pode ser encaixado nos braços da figura.


A figura é vendida em blister sem bolha sendo que o acessório vem escondido na base da embalagem, numa resistente e quase inviolável caixinha de cartão que fica na base da mesma.


A parecença com o Jason Mamoa não é muito grande mas está aceitável para uma figura desta escala.
É uma colecção de 2023 e é constituída por 5 figuras.
Falarei das outras personagens posteriormente e com tempo.
Posso desde já garantir que é uma excelente coleção!

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Leituras do Best - O Inferno de Dante...


O maior poeta italiano regressa às prateleiras com uma versão incrível em banda desenhada.
Os autores clássicos estão sempre na moda e "O Inferno" é, muito provavelmente a melhor parte da obra da Divina Comédia de Dante.


Para quem só ouviu falar desta obra sem precedentes, este é o primeiro capitulo da história do próprio autor que, um dia se vê perdido numa floresta estranha onde encontra o espírito de Vergílio, o seu autor favorito, que o leva numa viagem incrível pelos sete círculos do Inferno a pedido da sua querida Beatriz que o espera no fim do caminho...


O que se segue neste álbum adaptado pelos autores Paul e Gaëtan Brissi é uma obra de arte comparável apenas quiçá, às ilustrações de Gusutav Doré que o fez para o poema em 1857.
Toda a história segue a narrativa de Dante.
Todos os percalços, as lições, os medos e os desesperos que vai encontrando pelo caminho sendo ou não ajudado por Vergílio que, para além de guia é, de alguma forma, o seu crítico.


Os desenhos para este livro são o maior complemento para a história.
Vamos literalmente para lá e sem queremos estamos rodeados de cheiros, poeiras, visões e ambientes impossíveis e delirantes.
Sentimos o desespero e a malícia em cada folhear de página e em cada passo de Dante, em cada frase de Vergílio, em cada nível do Inferno.


Sendo uma obra adaptada, o desfecho é rápido e incompleto mas, depois de fechado o livro fica ainda a cinza no ar, o cheiro a pedra calcinada e a fogo velho que queima lentamente o desespero dos que ficaram eternamente presos naqueles níveis do Inferno que acabámos de folhear.
Este álbum tem esta magia, esta particularidade ou talvez este detalhe.
Leva-nos ao Inferno e parece não querer deixar que nos esqueçamos do que vimos.


O Inferno de Dante é um livro A Seita, com 168 páginas a preto e branco e em capa dura que adquiri na Livraria Dr. Kartoon em Coimbra!

sábado, 28 de dezembro de 2024

Turtles of Grayskull - He-Man...

Numa das mais incríveis e ousadas surpresas do ano, a Mattel arranca com mais uma estrondosa colecção de figuras de acção, na linha Masters of the Universe Origins que, por esta altura, faz com que já quase todos os colecionadores tenham nas prateleiras figuras Turtles of Grayskull!
Sim, leram bem logo no título deste artigo, as Tartarugas Ninja vieram fazer uma visita "forçada" a Eternia e o resultado é brutal!


Uma nova linha de figuras de acção, com novo design e ainda uma muito bem pensada mistura de personagens e ideias.
No entanto esta mistura acontece porque houve qualquer coisa que não correu muito bem!
Com o objectivo de conquistar o mundo, Krang descobre Eternia e logo se põe em contacto com Skeletor.
Juntando forças e associando Shredder aos seus planos de conquista conseguem fabricar uma nova formula de Mutagen que, com a ajuda das artes mágicas de Skeletor, se torna numa das mais poderosas substâncias transformadoras do Universo.
As Ninja Turtles, sempre atentas aos terríveis planos de Krang, conseguem descobrir que alguma coisa está errada e acabam por ser transportados para Eternia onde encontram Man-At-Arms e alguns dos Masters of the Universe que procuravam por He-Man nos pântanos de Gangoon onde uma anomalia extradimensional levou o herói, juntamente com Moss Man e Ram Man, numa missão de reconhecimento, tendo desde então desaparecido misteriosamente.
Acontece que Skeletor, juntamente com os seus novos aliados Krang e Shredder, capturaram He-Man e os seus companheiros. Submetido ao efeito transformador do novo Mutagen, He-Man torna-se no Mais Poderoso Mutante do Universo!


Todos os colecionadores sabem que estas ideias servem apenas para serem um pretexto para vender mais figuras!
No entanto sabemos também que o esforço para por mais figuras nas prateleiras dos colecionadores é cada vez mais desafiante mas o esforço, normalmente compensa muito.
Esta é uma colecção espectacular e cheia de grandes ideias e estilo.
Personagens de Masters of the Universe modificadas pela gosma Mutagénica e outras de Turtles modificadas pela magia de Eternia é mesmo uma boa ideia e os resultados são espectaculares.
Ficar encantado com mais uma coleção destas é muito fácil, mas por mais extraordinária que sejam as figuras, desta vez decidi adquirir apenas algumas das figuras que, para mim, são mais importantes. Por isso, no que diz respeito a Turtles of Grayskull só irei adquirir as figuras do He-Man e do Skeletor, em todas as suas variantes desta série.


Sendo assim o He-Man Mutante é a minha primeira escolha para análise aqui no blogue.
Se o He-Man já era uma montanha de músculos, este novo He-Man Mutante é uma autêntica besta!!
A articulação é a da linha Masters of the Universe Origins que é toda a base de design desta nova coleção de figuras.



Escusado será dizer que este He-Man é uma completa surpresa.
Uma cor nova de um púrpura meio translúcido vem diferenciar na totalidade este He-Man tornando-o mais agressivo e descontrolado.
A transformação é como uma variante do Mister Hyde que faz com que o He-Man cresça em tamanho e agressividade.
Veias esverdeadas fosforescentes reforçam esta nova forma e o cabelo verde e a expressão, assim como a fita esvoaçante que cinge a sua testa e até a bota rota, dão a esta versão Mutante toda uma nova leitura e originalidade.


A armadura também muda de cor e no design, braceletes e cinto de espinhos com uma arma que é uma maça de espinhos (a arma de Spikor com nova cor).
É mesmo uma figura a ter em conta.


Com esta figura cumpre-se a tradição do Mini Comic que vem com a óbvia história em banda desenhada, que conta como tudo começou.




Esta é uma figura da série 1 de Turtles of Grayskull (2024), com a assinatura da Mattel e que neste momento é uma das difíceis de encontrar e completamente esgotada na maior parte dos sites da especialidade.