sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Sobre o Pirilampo Mágico 2018 - 2023...

Existem colecionáveis e colecionáveis.
Assim como existem colecionadores de diversas coisas e uma delas é o Pirilampo Mágico.
Confesso que cheguei a juntar alguns destes pequenos peluches de antena sinuosa que brilhava no escuro.
O pirilampo é uma lenda em Portugal e existem muitos colecionadores desta simpática criatura solidária que aparece em Portugal em 1987.
Acontece que o tradicional Pirilampo Mágico, feito em tecido e com a longa fita de pano, que basicamente servia para o pormos a rodar freneticamente em círculos, desaparece em 2018 e é substituído por uma figura em borracha, como novo design e que tem vindo a estar presente em muitas casas, escritórios e outros lugares.

Imagem de apresentação do novo Pirilampo (2018)

Este novo design continua apelativo, embora muito diferente do original.
Já tinha falado aqui no Pirilampo de 2024 e as peças dos anos anteriores seguem, mais ou menos, o design dos anos posteriores.
A razão principal desta mudança deve-se principalmente ao facto de a figura anterior não cumprir com as regras da Comunidade Europeia, principalmente porque possuía peças soltas (olhos e antena).

Pirilampo 2018

No entanto é de reparar que, o primeiro Pirilampo Mágico desta nova geração, vem com uma forma que é abandonada logo no ano a seguir.
O Novo design apresenta uma figura mais amaciada, redonda e com muito poucos detalhes.
Os olhos grandes estão lá e a pequena antena ainda brilha no escuro.

Pirilampo 2019

Os anos seguintes, a figura mantém o mesmo design mudando apenas as cores.

Pirilampo 2020

Pirilampo 2021/2022 
(Anos da pandemia COVID 19)

Pirilampo 2023

Pirilampo 2024 
(Referido aqui no blogue)

Estas figuras em borracha acabam por ser muito apreciadas por colecionadores que, no meu caso, consegui todos os exemplares desta nova "onde" de Magia solidária e colecionável!
Não incluí o Pirilampo Mágico de 2025 por já ter falado nele no artigo assinalado acima.
Como será o de 2025?

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Masters of the Universe - Figuras de Coleção - Melaktha...


E foi dia de entrega, que veio novamente trocada mas, a esta altura é o que temos!!
Melaktha foi a personagem escolhida para esta entrega da colecção de figuras Masters of the Universe da Planeta D'Agostini.
A colecção está quase a acabar e já se prevê que existem personagens que não vamos ter na versão portuguesa desta excelente ideia.

Melaktha, Orco, He-Man, Teela e Cringer no episódio "The Cat and the Spider"

Melaktha é umas das personagens muito secundárias da série animada da Filmation.
O arqueólogo principal do reino teria de ter algum protagonismo mas, mesmo assim, existem coleccionadores que nunca ouviram falar desta personagem.
São estas personagens secundárias que acho que vale a pena ter numa colecção deste tipo.
Melaktha aparece em seis episódios da série original!


Mais uma vez o fascículo vem com a completa biografia de Melaktha, logo seguido por mais um capítulo do recente mini comic.


Segue-se a quarta parte dos Reinos Antigos, com informação vital e a Biblioteca de Scrollos com mais armas lendárias.


A figura vem com a qualidade e simplicidade desta colecção. Com detalhes suficientes para caracterizar a personagem e para marcar esta colecção com mais um herói desconhecido de Eternia.


Talvez a escolha desta personagem não tenha sido a mais acertada ou a mais desejada para os colecionadores. A coleção portuguesa é muito curta e o espaço desta personagem e de algumas outras vem impedir que as favoritas apareçam.
No entanto, entendo perfeitamente a dinâmica da colecção original. No caso português, não faz sentido para muitos de nós que queriam as personagens mais marcantes e que mais se destacaram na série.
A próxima personagem será uma total incógnita! 
Será que ainda vai aparecer o Horde Trooper? 

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Playmobil Série 22 - Menina - Steampunk Girl...

Num incrível acesso de criatividade a Playmobil segue segura para temas nunca antes vistos e o resultado está à vista.
Um personagem Steampunk pode não ser uma novidade total mas é sempre exótico ver uma personagem deste género numa coleção de figuras desta marca.


A Steampunk Girl poderia ter saído de um qualquer romance de ficção científica ou fantasia moderno.
Com detalhes muito bem pensados, esta é uma figura com algum destaque nas boas ideias.
Começando pela ousada roupa branca, com peças novas e inovadoras como o casaco em plástico maleável, os detalhes em todo o aspeto da figura, destaca-se o acessório!


A arma Steampunk aparece como uma novidade para mim e uma peça magnífica, embora pouco prática para por nas mãos de uma figura Playmobil.
Toda a personagem é lindíssima e ousada e é um dos tesouros desta série 22 de Playmobil que estou a conseguir arranjar aos poucos e que não se encontra muito facilmente.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Masters of the Universe 2002 - Spitbull...

A série de animação Masters of the Universe de 2002 foi de tal forma marcante no desenvolver da história por detrás da maioria das biografias das personagens que quase destronou a série animada da Filmation.
Para além de cimentar a história de Eternia, vem introduzir novas visões de lugares, acontecimentos e mistérios.


No campo das figuras de acção, vem revolucionar o design com poses dinâmicas e com peças que são autênticas estátuas, com pouca articulação e, na maior parte das vezes, com as proporções exageradas.
Os defeitos deixam de fazer sentido quando olhamos para o incrível nível de detalhes que os Four Horsemen deram a cada uma destas estranhas figuras e veículos.


No que diz respeito a veículos, estes foram completamente reinventados, sendo que muito deles estão irreconhecíveis e têm um aspeto muito estranho.
O Spittbull é uma das criações novas e um dos mais estranhos veículos desta linha de Masters of the Universe.


Um veículo heroico, que é um cão enorme, que se desloca sobre rodas, abre e fecha a bocarra e cospe misseis de gosma!
Sim, leram bem!
Cospe gosma verde!
E sim, é um veículo saído muito provavelmente da mente de Man-At-Arms e da sua exótica oficina em Eternos.
Não sei o que os criadores desta máquina, que nem sequer aparece nos episódios de 2002, estavam a pensar mas aposto que se divertiram imenso a criar todos os detalhes incríveis que este cão cuspidor apresenta.



Pertence à segunda linha de figuras Masters of the Universe 2002, facilmente reconhecido pelo logótipo da serpente num dos ombros do Spittbull, intitulada MOTU vs Snake Men e que correspondia à segunda fase da série animada, que não prosseguiu com muitos episódios, sendo cancelada pouco depois do regresso dos Snake Men a Eternia.


Concebido para ser conduzido, o enorme cão metálico dourado vem com um lugar para o piloto que se senta confortavelmente e até tem acesso a um canhão de gosma, que dispara um míssil mole e peganhento que se colava aos seus alvos com alguma eficácia.
Como seria de esperar, esta capacidade adesiva desapareceu, embora a borracha se tenha mantido intacta até hoje.
As pernas não têm articulação e estão limitadas às rodas que têm na base das patas, que são guarnecidas de lâminas terríveis.


Spittbull tem ainda a capacidade de Morder, se movermos a sua cauda para cima e para baixo e até dispara um enorme Míssil de Gosma da sua garganta que deveria ter tido uma enorme capacidade de agarrar as figuras que atingia, dada a forma do próprio projétil.


É um veiculo grande, surpreendentemente leve e cheio de detalhes intricados e curiosos.
Sendo uma peça com mais de 20 anos, não é muito fácil de encontrar mas posso garantir que é espetacular!