quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Aquaman and the Lost Kingdom - Stealth Suit Aquaman...


Ainda na série de figuras de acção de escala menor do segundo filme de Aquaman, a escolha para uma série de consistente de personagens a apresentar leva a Spin Master a incluir uma variante.


Este Stealth Suit Aquaman aparece mesmo no filme e é uma excelente escolha para uma destas modestas variantes que a maior parte dos colecionadores aprecia.
Quando a esta versão, nada de novo.


A figura usa basicamente o mesmo corpo da versão normal, com algumas partes diferentes e com uma pintura mais escura em completa consonância com o que Aquaman apresenta no filme.
A articulação é a mesma de todas as figuras da linha e desta vez os acessórios são dois bastões curtos.


A figura vem novamente no blister de cartão, sem bolha plástica e com os acessórios firmemente guardados num compartimento por baixo da figura. 
Esta é a terceira figura de uma colecção de seis personagens do filme que são uma excelente aquisição e ideia da Spin Master.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Masters of the Universe: Revelation - Sorceress...

Uma das principais protagonista desta nova série de animação de Masters of the Universe: Revelation é, sem qualquer dúvida a Sorceress.
Revelation não trata apenas da grande revelação que Eternia descobre com a revelada identidade secreta de He-Man, mas também de outras revelações que dizem respeito a outras personagens de Masters of the Universe.
A Sorceress sempre foi uma personagem envolta em mistério.
Aqui, nesta série apresenta-se finalmente como sacerdotisa de Zoar, uma das entidades divinas de Eternia, que está encarregue de guardar os segredos do Castelo de Garyskull.


O maior desses segredos é, sem sombra de dúvida, a fonte da magia do planeta.
Atendendo que Eternia foi o primeiro planeta da criação, existem na sua superfície e interior, vestígios dessa "magia" que se manifestou nos primeiros dias da criação.


Durante toda a primeira e segunda parte da série Masters of the Universe: Revelation, o véu vai sendo levantado em relação aos segredos de Grayskull e à sua guardiã.
A personagem apresenta-se muito semelhante ao que já foi mostrado tantas vezes nas linhas anteriores, com o design e as cores a que associamos sempre à guardiã do Castelo.
Em Masters of the Universe: Revelation encontramos uma Sorceress com novas roupagens, um pouco mais velha, mas igualmente poderosa e sábia.


A figura de acção é espantosa.
Das melhores Sorceress que alguma vez apareceram nas linhas antigas de figuras de MOTU.
A articulação é a melhor possível, com os pontos de articulação da Masterverse e uma escultura detalhada e em linha com o aspeto da personagem da série animada.
É uma bela Sorceress e a maneira como está feita vem engrandecer ainda mais a figura.


O facto de incluir tecido na sua concepção vem trazer uma novidade e uma dinâmica muito diferente a esta linha.
A capa em tecido, embora não esteja ainda perfeita, trás uma enorme carga dramática à figura e possibilidades enormes de novas poses para exposição.
Compensada pelo detalhe da gola de penas e pelo capuz, esta é uma Sorceress de sonho para qualquer colecionador mais fiel às personagens da série animada.


A figura vem com o seu Staff of Zoar, onde se conservou o design tradicional, comum a quase todas as séries animadas e linhas de figuras Masters of the Universe.
Aqui a articulação, embora seja a usada em todas as figuras da linha Mastersverse, é impedida, na zona das pernas, pela saia comprida da Sorceress e não permite poses muito diferentes.


Com a figura vêm ainda um par de mãos abertas, para substituir conforme a pose que quisermos dar à personagem.
Em conclusão; Esta é uma daquelas figuras que, se não compramos iremos arrepender-nos para todo o sempre.
Muito bem conseguida, detalhes excelentes.
Penso que o tecido poderia ser de outra natureza e não fosse tão atraente à estática. Esta natureza plástica do mesmo faz com que se enrole sobre si, principalmente nas extremidades.
Esta é uma figura Mastersverse, Masters of the Universe: Revelation e veio para o mercado em 2023.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Highlander - Malone...


São as personagens mais estranhas que, na maior parte das vezes fazem com que as obras literárias, filmes e séries, fiquem na nossa cabeça durantes muitos anos.
Numa série de animação, nem sempre são as personagens principais as mais marcantes ou importantes.
Nestes episódios de Highlander, existiu uma personagem que, apesar da sua irrelevante importância, foi uma das mais marcantes personagens de sempre.

Malone a receber a espada de Kortan

Malone era o bobo.
O personagem engraçado que representava os humanos normais numa história de imortais.
Escravo de Kortan, era usado como "Chave humana" do arsenal secreto do tirano.
Segundo se sabe, as suas memória foram apagadas pela Máquina do Oblívio de Kortan e apesar do seu comportamento infantil, apresenta-se sempre bastante astucioso e ferverosamente fiel ao seu senhor e mestre.
Tem acesso restrito ao cofre onde Kortan guarda as suas armas, nomeadamente a sua espada e é o seu corpo que está sincronizado com a porta desse cofre e que permite o acesso.


Malone é uma das figuras de acção mais difíceis de encontrar.
Quando digo que é uma peça difícil é um pouco como dizer que é dispendiosa e que não se encontrar a preços muito acessíveis ou para qualquer bolsa.
No meu caso, como tenho sempre um limite muito preciso de quanto devo gastar com uma coisa destas, procuro sempre um bom negócio, que tem sido o caso com esta coleção de figuras que tenho procurado afincadamente e das quais me faltam muito poucas peças.


A figura de Malone, para além de ser incrível, vem embalada com uma particularidade muito especial.
Embalada normalmente em blister tipo bolha transparente, como acontece com todas a figuras desta linha, aproveitam a própria bolha interior, onde vem a figura encaixada, para aproveitar como cenário para o dito cofre de que Malone é o fiel guardião.
E assim temos um cenário montado com o cofre de Kortan, a figura encaixada no local e um stand para a espada do vilão que está guardada neste cofre.


É uma excelente utilização da caixa e uma ideia brilhante para esta personagem em particular.
Com Malone vem uma espada de Kortan e um stand para a exibir que pode ser encaixado no plástico do Blister para simular o Cofre.
A figura é excelente, sendo uma fiel reprodução da personagem.
Tenho pena da articulação ser tão impeditiva para uma personagem que merecia uma maior maleabilidade e plasticidade mas, apesar da articulação básica, tem articulação nos tornozelos e ao agacharmos a figura estamos a acionar uma mola que faz com que Malone dê uma cambalhota.


É a última figura desta linha.
Regressarei com mais algumas curiosidades da mesma linha, muito em breve.

sábado, 15 de fevereiro de 2025

Masters of the Universe Origins - Roton...

Existem sempre veículos memoráveis de Masters of the Universe.
A coleção vintage está carregada de tal quantidade de carros, naves e outros veículos tais que nunca encontrei semelhante em muitas linhas de figuras que por aí andam hoje!
Se existem exemplos que foram bem recriados nesta coleção Origins, o Roton é um grande exemplo.


Nunca tive o Roton nos anos 80.
A versão Vintage só chegou à minha coleção de figuras dessa época tinha eu 30 anos de idade e, mesmo assim, não foi nada fácil de encontrar.
Hoje também não é muito mais fácil mas, esta versão nova é praticamente uma cópia descarada da versão original, pelo que é um excelente substituto para quem não conseguiu ainda uma versão mais antiga.


Roton é um dos mais reconhecidos veículos dos guerreiros do mal.
Esta máquina voadora, capacitada apenas para levar um ocupante e para ser uma ameaça terrífica de destruição eficaz e devastadora, continua a ser um dos mais reconhecidos brinquedos de Masters of the Universe.
Esta é uma versão merecida mas, mesmo assim, não tem qualquer comparação, em escala e detalhe, com o gigantesco Roton da linha Masters of the Universe Classics.
Escrevo isto, não por causa da minha paixão evidente pela linha MOTUC, mas porque este Roton de MOTU Origins é só mais um.


Os detalhes estão excelentes, claro que sim.
As lâminas rodam muito bem, claro que sim e até vem com a possibilidade de mudar a face da criatura representada neste veículo que é também uma homenagem a uma versão vintage deste Roton que saiu em Kit e que agora é basicamente uma das grandes raridades de MOTU.
Sendo assim, para além da nova "cara" que podemos dar a esta versão do Roton, temos também a cobertura do Cockpit do piloto, com aquele aspeto tipo jaula, que fecha a figura no interior do veículo.
Os canhões também podem ser retirados e usados pelas personagens, tal como nas outras versões.
O interior do veículo é totalmente desprovido de detalhe e do lado de fora recorre-se novamente a autocolantes para dar melhor aspeto a certos pormenores do mesmo.




Nada desta falta de detalhes está errada e na maior parte das vezes, menos é sempre mais.
A linha é simples, os veículos também têm sido simples e não desiludiram muito até agora.
Esta versão do Roton não fica muito atrás de qualquer uma das outras mas esperava melhor.
O fator novidade existe no facto da nova face que se pode trocar e é só!
Qualquer figura Masters of the Universe Origins deveria caber destro deste veículo e sentar-se confortavelmente mas tal não é o caso.
Depende muito da figura que quisermos sentar. 
Skeletor mal cabe neste lugar. A natureza da articulação da figura não foi pensada para veículos e o mais incrível é que os veículos não foram pensados para a dificuldade de sentar figuras.
Mais incrível ainda...não é a primeira vez que isto acontece com veículos Origins. 
O Land Shark foi uma desgraça, o Wind Rider, desgraça ainda maior e o Talon Fighter é grande demais e a figura dança lá dentro!!


Sendo assim e, no geral, a nova versão do Roton é boa.
Não é excelente, não é brutal. É uma boa homenagem e fica por aí.
A caixa é lindíssima e acho que, tendo em conta que é um veículo que também voa, deveria ter vindo com um flight stand...não custava nada Mattel!