segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Leituras do Best - He-Man y los Masters del Universo: El poder de los 80...

Ao longo dos anos tenho divulgado aqui no blogue, uma quantidade significativa de publicações sobre Masters of the Universe. Os temas são sempre variados e existem muitas pessoas no mundo, empenhadas a dar conhecimento real sobre MOTU.
Embora os arquivos online ameaçem tornar livros deste tipo obsoletos, ainda penso que nada poderá alguma vez substituir um livro.


Sobre Masters of the Universe existe muita coisa publicada que ainda é do desconhecimento total dos fãs e, com estes artigos, tenho sempre como objetivo divulgar o que vai saíndo e o que está por aí nos mercados.
Sou da opinião, e penso que já o disse aqui várias vezes, de que não existem livros maus. Talvez existam histórias mal contadas, mal estruturadas ou mesmo obsoletas, mas isso dependerá sempre de quem lê. 
Já tenho apresentado aqui livros sobre MOTU que podem parecer mais do mesmo mas que no fundo, passam por ser visões específicas dos seus autores sobre os assuntos já tantas vezez falados e tratados noutros livros.


El poder de los 80 é um grande livro. Grande no peso, tem 376 páginas, grossas e a cores, protegidas por capo dura, numa edição luxuosa em espanhol.
O autor assina com o pseudónimo Kromic Bruck e disponibiliza um livro sobre Masters of the Universe que é semelhante a muitos livros que já apresentei aqui nos meus artigos ao longo dos anos.
No entanto, é um livro diferente.


Kromic (a.k.a. Adolfo Saro) é um dos grandes colecionadores de MOTU e, com este livro, mostra a sua paixão por tudo o que faz parte deste Universo de fantasia e ficção científica.
O livro é essencialmente focado nos anos 80 e na linha Masters of the Universe.


Contém artigos surpreendentes e que não tinha ainda visto em outros livros sobre MOTU. Um exemplo incrível é o facto deste volume trazer uma tradução para espanhol, da MOTU Bible, criada por Michael Halperin, que foi o documento que permitiu e auxilou a criação da série animada da Filmation.
Mas não é só, a presente obra introduz, explica e revela todo o Universo de He-Man, passado por uma análise completa a todas as figuras, playsets e veiculos dos anos 80, individualmente, contanto a história da personagem e descrevendo em detalhe, a figura, acessórios e muito mais.


O autor não se esquece das figuras e linhas, que não chegaram a sair e faz uma inédita referência aos argumentistas, artistas e designers, que fizeram parte e contrubuiram para criar toda esta lenda.
Refere ainda o filme de 1987, o espetáculo da Broadway, passando por uma breve referência à série animada Masters of the Universe: Revelation.


El poder de los 80 é um livro completo. Cheio de pequenas surpresas e elaborado com uma dedicação fora do comum. Vem com muito de novo e também com mais do mesmo, mas está escrito com um amor, que só um grande colecionador de Masters of the Universe poderia deixar impresso nestas páginas.
Estas páginas são inteiramente dedicadas à linha vintage de Masters of the Universe e, embora apresente referências a She-Ra, o autor reserva-se no direito de produzir, futuramente, um livro dedicado apenas a Princess of Power.


O final do livro, para além de entrevistas, vem com artigos excelentes sobre o Club He-Man espanhol e sobre o diverso merchandise MOTU espalhado pelo mundo.


Este meu exemplar é uma segunda edição de 2022, da Dolmen Editorial.
Escusado será dizer que este documento de quase 400 páginas é um dos essenciais. Um dos livros que merece muito estar na estante de qualquer coleccionador MOTU.


sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Warriors of the Galaxy - Série 1 - Baltard...

No seguimento da nova coleção da Formo Toys, Warriors of the Galaxy, surge Baltard.
Este é, muito provavelmente, o mais reconhecido nome de um brinquedo deste género. Toda a gente tinha, ou queria ter, um Baltard.


Na infância, conheci poucos amigos com figuras Galaxy Warriors. Havia dois ou três que as tinham mas os Masters of the Universe eram os grandes favoritos. Essas figuras mais "alternativas" ficavam sempre de lado ou eram incluídos como vilões, facilmente eliminados nesta ou naquela brincadeira.
As armas era aproveitadas para outros Masters, mas os Galaxy Warriors depressa eram esquecidos.
Mesmo entre esses amigos, que poucas figuras tinham, o Baltard estava sempre lá. Hoje em dia existem legiões de fãs desta personagem enigmática.


Com Warriors of the Galaxy tudo é revelado. A figura deixa de ter apenas um nome para se transformar num mito!
Baltard é um guerreiro falhado. Um vilão! Um guerreiro mercenário que se vê empurrado de batalha em batalha e que fica sempre do lado derrotado.
Apesar de ser um guerreiro incrível e feroz, o seu destino é ser um falhado!
O mini comic descreve-o como Baltard - The Loser e tece uma história dramática que leva este guerreiro a fazer uma aliança que poderá levar à derradeira recuperação da sua honra.


A figura é, mais uma vez, um excelente exemplo de uma incrível reinterpretação da personagem vintage.
Tal como o Magnon, Baltard segue o mesmo aspecto da sua contraparte da Sungold. Apresenta-se com cores semelhantes e uma parecença enorme com o seu antigo design.
Agora melhorado, as armas são também semelhantes. O seu machado e escudo, com a águia coroada (ainda não foi explicado esta marca da águia negra com a coroa ao peito), marcam-no como um guerreiro a temer.


A articulação é muito semelhante ao que conhecíamos da linha original. Foi acrescentada nos pulsos, o que é uma excelente novidade e uma mais valia para a figura e para o colecionador, que gosta de poses mais dinâmicas.
Com a figura vem um mini comic exclusivo, que constrói o mito em redor desta personagem que parece ser mais do que estávamos à espera.
 

Baltard é uma excelente aquisição para quem gosta de figuras de fantasia e para quem se revê nestas figuras com a mesma carga nostálgica que poderá ter qualquer figura dos anos 80.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Stranger Things no McDonalds...

A febre das série de TV Netflix chega ao McDonalds com uma coleção de figuras, quase exclusivas, que apresentam personagens da última temporada de Stranger Things.
Foi uma boa surpresa para a maior parte dos colecionadores saber desta coleçã. O facto de a quinta e última temporada da série estar a estrear, impulsionou em muito a procura por estas figuras.


O mais curioso é que esta é uma coleção que não faz parte do menu Happy Meal.
Para adquirir estas seis figuras é preciso pedir o menu especial Stranger Things para podermos usufruir do pacote completo de caixa especial e figura.


As personagens são os principais protagonistas com um Demogorgon extra.
As figuras são caricaturadas e apresentam-se sentadas, podendo encaixar-se numa base transparente.
Uma característica curiosa é que são bobble heads, ou seja, as cabeças abanam se lhes tocarmos.
Os detalhes são bons e apresenta-se como uma coleção deluxe.


A caixa é em si um objecto de coleção, embora exista apenas um exemplo. Infelizmente as caixas onde vêm as figuras são todas iguais.
Foi uma excelente iniciativa da McDonalds, que colocou esta coleção fora dos menu Happy Meal, por estar associada a uma série de terror.
Queremos mais coleções destas, por favor!