quinta-feira, 16 de maio de 2024

Masters of the Universe - Figuras de Colecção #6 - Zodac...

Uma das mais misteriosas personagens de Masters of the Universe é, sem sombra de dúvidas, Zodac.
Mas nem é bem a personagem que é um mistério mas sim a totalidade dos mistérios que o rodeiam, nomeadamente o grupo conhecido como Cosmic Enforcers e qual o seu papel.


No entanto este conjunto de perguntas e mais perguntas sobre esta personagem e sobre a sua filiação, será amplamente respondido neste novo fascículo de Figuras de Colecção - Masters of the Universe.


Aqui saberemos mais sobre Zodac e alguns dos seus companheiros e ainda mais sobre as Luas de Eternia.
Continua a primeira história de He-Man nas páginas centrais, agora já perto da sua conclusão.
Não encontrei qualquer problema de tradução ou engano.


A figura de Zodac é como todas as outras figuras desta colecção, inspirada no design Filmation e esta tal e qual o aspecto que Zodac apresentou nos poucos episódios em que apareceu.


Bem pintado e com a sua arma, que é um acessório para colocar na mão, este Zodac é representado com aquele aspecto sério e preparado para exigir justiça e equilíbrio.


Como não podia deixar de ser, existem imensas queixas de coleccionadores que receberam ou compraram os seus exemplares e descobriram a falta da arma.
É uma situação recorrente para a qual deixo um sério alerta.
Verifiquem sempre muito bem os vosso exemplares para depois nao terem surpresas menos boas.


Na próxima entrega é a vez de Teela...sera a figura tão boa como parece?

quarta-feira, 15 de maio de 2024

Leituras do Best - Nautilus vol. 1 "O Teatro de Sombras"...

Quando Jules Verne escreveu As 20.000 Léguas Submarinas, livro que foi publicado pela primeira vez em 1870, de certo que não imaginava que este seria, talvez o seu mais famoso livro de sempre e cuja continuação em A Ilha Misteriosa (1874), já previa.

A sua imaginação já singrava horizontes nunca antes lidos e as aventuras do Capitão Nemo foram o seu sexto romance, inserido nas suas Aventuras Extraordinárias sendo que também foi uma das suas histórias mais lidas, mais adaptadas para o teatro, cinema, animação e com diversas continuações alternativas na banda desenhada e na literatura de ficção científica e fantástico.


Este Nautilus é uma dessas histórias inspiradas no grande clássico.
Kimball O'Hara é o grande protagonista desta história que se passa em 1899.
Acusado injustamente de conspirar contra a coroa britânica, este agente secreto com origens indianas vê-se numa corrida contra o tempo para provar a sua inocência e impedir o escalar de um conflito que poderá trazer a guerra ao império britânico.
Mas os documentos que provam que está inocente estão algures no fundo do Oceano e nesta época só existe um homem que o pode ajudar...o desaparecido Capitão Nemo!


Cheio de acção, intriga e mistério, Nautilus: Teatro de Sombras é o começo de uma grande aventura que promente, logo neste primeiro volume, honrar a criação de Verne.


Mathieu Mariolle e Guénaël Grabowski contam uma história fabulosa de espionagem e aventura com uma dinâmica rápida e cheia de suspense que nos agarra logo nas primeiras páginas.


Este é um primeiro volume de 3 que será publicado em parceria com A Seita e Arte de Autor e que nos prepara para uma surpreendente viagem.
Adquiri este volume na loja Dr. Kartoon em Coimbra e não me arrependo nada.
Mal posso esperar pelo próximo volume!


terça-feira, 14 de maio de 2024

Sasuraider Bootleg...

Quantas vezes brinquei com esta figura.
Quantas vezes, eu e o meu irmão, salvamos o universo com estes bonecos de borracha?
Recordo-me pouco de como estas figuras nos vieram parar às mãos e nem em que anos foram.
Sei que o meu irmão era pequenito e tendo em conta as memorias de brincadeiras, devia ter uns 7 ou 8 anos o que põe estas figuras no final dos anos 80.


Não consegui encontrar informações da personagem, apenas que é um bootleg de uma personagem de animação japonesa chamada Sasuraider.


Esta figura é em borracha, totalmente desmontável e embora o material de que é  feito não seja o mais nobre, os detalhes são muito bons.


Pernas, braços e acessórios podem ser trocados dando a entender que toda a figura, que tem cerca de 12cm de altura, é uma enorme borracha escolar.


Este é, supostamente um robô controlado por humanos, como tantos nas animações japonesas e que vem equipado com canhões nos braços e umas enormes asas que devem ser também uma nave que se encaixa nas costas.
Simples, colorida em demasiado mas cheia  de estilo, este Sasuraider foi companheiro de grandes brincadeiras e mais um brinquedo marcante da minha infância.


Assim que obtiver mais informação sobre esta figura actualizarei este artigo.


segunda-feira, 13 de maio de 2024

Masters of the Universe Classics - Wrap Trap...

No universo da figuras de acção o mais comum é associar elemento da cultura a personagens ou a universos.
A enorme riqueza da história influenciam directamente qualquer criação.
Os acontecimentos, o design, a arte, a música e a literatura de uma época são repetidos, misturados, centrifugados, esfregados e emancipados com tal mestria que se criam universos tais que por sua vez influenciam mercados e por sua vez são criadores de universos de fantasia e ficção científica.
Sabemos já de antemão que o Universo MOTU é uma amalgama enorme de tais influências e temos testemunhado com as séries de animação, linhas de brinquedos e banda desenhada que tudo se mistura, por vezes com resultados satisfatórios e únicos.


Wrap Trap é uma personagem nova.
Mas será?
Acontece que existe um desenho conceptual, com arte de Ted Mayer com a data de 1984 que põe Wrap Trap como um dos lacaios de Hordak.

Imagem retirada do livro Power and Honor, página 50 (arte de Ted Mayer, 1984) 

A Super 7 resolve assim "dar corpo" a esta personagem que se parece com uma múmia e integrá-la na colecção Masters of the Universe Classics a pedido dos colecionadores.


As Areias do Tempo foram outrora governadas por pelo místico Kartan.
Sibor, um dos desfigurados sacerdotes dos templos, amava secretamente Naka-Ra, a belíssima filha de do Mago Kartan.
Quando Sibor finalmente revelou os seus sentimentos esta rejeitou-o ameaçando contar tal despautério ao seu pai.
Num surto de humildade e imploração, Sibor agarra o braço de Naka-Ra e tomando o acto por violência, envolvem-se numa luta que leva à sua morte acidental.
Cheio de remorsos Sibor macula o Templo do Sol ao tentar trazer de volta à vida a sua amada Naka-Ra.
Detido pelos Soldados Imortais de Kartan, o sacerdote é condenado a um destino terrível.
Kartan decide mumificar sacerdote em vida e ao ler os encantamentos de um pergaminho antigo, envolve-o em faixas encantadas, encerrando-o num túmulo escondido.
Muitas eras depois, Hordak e a Shadow Weaver encontram o túmulo em Eternia e usam o mesmo pergaminho antigo para ressuscitar a múmia amaldiçoada.
Renomeado Wrap Trap, e controlado pelo pergaminho, a criatura morta-viva serve agora a Horda como um dos lacaios de Hordak.
Com uma força fora do comum e a estranha habilidade de aprisionar e envolver os seus adversários nas suas faixas encantadas, Wrap Trap é um dos mais ameaçadores membro da Horda.
Conta-se ainda que em batalha contra as forças da Grande Rebelião, Wrap Trap é incapaz de defrontar She-Ra directamente pois ela é a própria imagem da sua amada Naka-Ra! 


A figura Super 7 é, mais uma vez um espetáculo de detalhes e de muito boas ideias.
Concebida no formato MOTUC a que estamos habituados, Wrap Trap é estranho e ao mesmo tempo uma personagem totalmente lógica neste universo...embora ache ainda que, sendo que o território conhecido como Areias do Tempo se situa em Eternia, teria muito mais lógica que esta personagem fosse um dos guerreiros de Skeletor mas, como a biografia só foi concebida recentemente e tendo em conta o desenho original com as insígnias da Horda, tem lógia a Super 7 ter continuado com a filiação da personagem.


A figura vem com uma cimitarra espectacular com um cabo de serpente e uma besta, arma tradicional da Horda, adaptada ao estilo meio "egípcio antigo" em que a personagem se insere.
Os detalhes nos acessórios são surpreendentes.


Wrap Trap é uma excelente action figure mas os detalhes poderiam ter sido mais bem trabalhados.
As faixas são uma boa ideia mas, depois de eras estão um pouco brancas demais e poderiam ter sido pintadas com uma aguada para parecerem mais antigas e usadas.


Com acessórios tão espectaculares ficaram a faltar um conjunto de faixas que poderiam compensar as tais habilidades de envolver e aprisionar as personagens.
Teria sido perfeito.
No entanto esta é uma personagem que não pode ser ignorada.
Aqui está solidificada uma ideia antiga de Ted Mayer, um dos principais criadores de personagens Masters of the Universe.


Wrap Trap é uma figura Super 7 de Masters of the Universe Classics, integrada na Collector´s Choice e foi para o mercado em 2017.