quinta-feira, 17 de julho de 2025

Masters of the Universe - Figuras de Coleção - Jitsu...

Não está a ser fácil!
Os preços das figuras que faltam nesta incompleta coleção portuguesa estão a preços fora do comum em todas as plataformas da internet onde aparecem à venda.
Tenho mesmo a sensação que aumentam de preço todos os dias e existem personagens que simplesmente nem aparecem à venda.
Vai ser muito, muito difícil completar esta linha.


No entanto, a ultima que consegui, ainda a um preço decente, foi o Jitsu!
O amado Jitsu mas na sua versão Filmation.
Por incrível que pareça esta é a segunda versão, com este aspecto, que aparece no mercado (pelo menos até agora!). A primeira versão aparece na coleção Masters of the Universe Classics e foi uma das figuras exclusivas da Power Con de 2018 e que veio com o nome de Chopper, já na época Super 7!
Este Chopper é uma das figuras que não consegui para a minha coleção de MOTUC, por razões mais que óbvias!


Sendo assim o fascículo, aqui em espanhol, deste Jitsu vem com a biografia completa da personagem com todos os segredos e origens mais rebuscadas.


Segue-se as páginas centrais com mais umas páginas do mini comic "Battle in the Clouds" e passamos logo para o artigo sobre a décima parte da Guerras de Eternia.


A Biblioteca de Skrollos é uma sexta parte sobre os veículos e armas das forças do mal, com elementos lendários.


A figura do Jitsu não podia estar melhor e é uma cópia quase exacta do seu aspecto na série Filmation.
Por incrível que pareça a personagem aparece apenas no episódio 9 da série animada "The Dragon Invasion". Aparece ainda em outros episódios mas apenas como personagem de fundo e sem qualquer protagonismo.


É uma figura incrível, bem pintada e naquela posição meio agachada que caracteriza a personagem em todo o episódio e, embora pareça que está pronto para cumprimentar alguém, pode estar também a posicionar-se para um golpe destrutivo.
Aqui, nesta sua versão mais pura e não de brinquedo, Jitsu tem apenas uma mão grande que usa para esmagar coisas. A sua mão metálica seria apenas usada nas versões da figura de acção original e como uma contraparte de Fisto!

Como referi nas ultimas entradas desta coleção, estou com dificuldade em adquirir mais figuras.
Mas, assim que outras oportunidades aparecerem, logo aparecerá por aqui mais uma personagem...

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Masters of the Universe Funko Pop - Hordak (2025)...

Sim, é isso mesmo! 
Nova figura Funko do Hordak na nova colecção de figuras comemorativas Funko que celebram os 40 anos de She-Ra: Princess of Power.


Desta vez a Funko oferece aos fãs desta forma de colecionismo MOTU, uma versão mais Filmation do Hordak, muito mais do que a primeira versão da figura (que mostrei aqui no bogue quando saiu a primeira série).


Este Hordak é mais detalhado, mais bem elaborado e pintado, assim como uma nova posição.
Aqui o vilão está pronto para a batalha com o seu braço canhão erguido e pronto para disparar!
Para os que colecionam estas figuras é uma excelente notícia, para os que não as colecionam é uma informação a reter, principalmente para aqueles que gostam de tudo o que é Masters of the Universe e She-Ra mas, como eu, não podem ter tudo o que sai por aí!


Esta coleção de quatro figura é uma boa ideia.
A Funko continua a dar cartas com muitas coleções mas, de Masters of the Universe e She-Ra tem-se retraído, lançando apenas alguns exclusivos para festivais e eventos.

terça-feira, 15 de julho de 2025

Fantastic Stars - Belok...

Para um colecionador, as figuras mais difíceis nem são aquelas que vão estar à venda e determinado local e a determinada hora, que são números limitados e que esgotam em segundos... Ok! Essas também são mas, mais difícil ainda é conseguir figuras antigas e os seus respectivos acessórios.
Já o escrevi aqui milhões de vezes e vou voltar a escrever ainda mais vezes, com toda a certeza!


As figuras Fantastic Stars são daqueles Bootlegs de Masters of the Universe de mais difícil aquisição.
Difícil porque existem muito poucos e porque chegam a ter valores muito altos.
Já aqui tinha escrito sobre estas figuras, quando adquiri a personagem Durga, desta mesma coleção e posso desde já mostrar que, de 2023 para o dia de hoje, só consegui este Belok.
Armas e acessórios, nem vê-los!


Belok é assim, um Bootleg descarado do Zodak!
Cores modificadas, aspecto muito semelhante, com a diferença de que é uma figura pequena e feita numa espécie de borracha pintada ou num plástico mais aborrachado, que não consegui ainda identificar.
Tem diferenças escultóricas evidentes mas, ainda assim, conseguimos ver de onde foi retirada a ideia.
Belok vem identificado apenas como um lutador inteligente e determinado, sendo que esta é a única informação que existe sobre a personagem.


A articulação existe apenas nos ombros e nas pernas, como é comum em todas as figuras desta série.
As figuras são de origem espanhola e aparecem nos mercados nos anos 1986 ou 1987, embora a patente para o seu fabrico tenha sido registada em 1984!
A responsável era, na altura a Wonilandia, empresa sediada na zona de Alicante, Espanha.


Belok é assim a segunda figura da coleção Fantastic Star que tenho.
Estou sempre à procura destas figuras, ou dos seus acessórios e tenho a certeza de que ainda vão aparecer mais algumas por aí... quem sabe?!

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Leituras do Best - Assembleia de Mulhers...


Nunca me imaginaria a ler Aristófanes.
Não tenho nada contra os autores gregos, muito pelo contrario e sou leitor de todo o tipo de literatura, mas nunca fui muito de ler Teatro.
Aristófanes, considerado um dos grandes dramaturgos cómicos da antiguidade, viveu entre 447 e 385 a.C. e sim, é um dos grandes gregos.
Um daqueles génios que ficou para sempre lembrado pelas suas obras embora sejam poucas as que chegaram até nós, pelo menos até agora.
Acontece que nunca tinha lido nada dele pois, apesar do nome sonante e famoso, nunca tive grande curiosidade em ler as suas obras.


Quando chegou às minhas mãos esta adaptação de Zé Nuno Fraga da Ecclesiazusae, que se traduz como A Assembleia das Mulheres, a primeira coisa que me deixou curioso foi o desenho.
Como tinha referida já aqui nesta rubrica do meu blogue sobre leituras, as adaptações de grandes obras para banda desenhada estão a abrir horizontes um pouco por todo o mundo.
Desde obras como O Grande Gatsby, a Frankenstein, Drácula, Dom Quixote e tantas outras também da literatura portuguesa, que nos chegam agora no formato de novela gráfica, tenho de reconhecer que ficamos com uma ideia completamente diferentes dos autores e das histórias que querem contar.
Para mim foi muito mais fácil ler esta peça de Aristófanes assim do que pegar no grosso texto de teatro que, pela sua forma narrativa me aborrece.


A Assembleia das Mulheres é uma das peças cómicas do autor grego.
No história, as mulheres de Atenas disfarçam-se de homens e vão discursar na Assembleia para poderem fazer valer as suas ideias e contestar para si parte do poder instituído desde sempre pelos homens.


Zé Nuno Fraga leva-nos a uma viagem ao passado de Atenas e à sua sociedade com texto que é uma transcrição literal da peça do autor grego.
Aqui, a adaptação é apenas no desenho.
Assim, ao longo destas 56 páginas, somos levados para uma história que ainda hoje é tão actual e que arranca gargalhadas ao leitor.
As situações são muito bem pensadas e os desenhos tão bem pensados que tornam o texto ainda mais hilariante.


A Assembleia das Mulheres é uma grande história. Um livro que nos leva a pensar nas consequências que certos actos poderão ter na sociedade.
Esta é uma primeira edição de 2019, em capa dura, editada pela A Seita e a Comic Heart e que adquiri da Feira do Livro de Lisboa, na banca das editoras.
Para quem não leu ou não conhece, façam como eu e deem uma oportunidade a este livro que é leitura altamente recomendada para esta semana!

domingo, 13 de julho de 2025

Masters of the Universe - Masterverse Shadow Weaver...


Dizem por aí os grandes reviewers da internet e blogoesfera que esta é e melhor Shadow Weaver de sempre!
Mesmo assim existem opiniões que se dividem e confundem ainda mais aqueles que procura as personagens perfeitas para a coleção. Sim, existem colecionadores que vão de encontro ao que se escreve ou diz nas diferentes plataformas de divulgação, para comprar a melhor peça!


Esta é uma belíssima Shadow Weaver e que não conseguiu apanhar as outras versões, por alguma razão, tem nesta versão um dos perfeitos exemplos da personagem em formato action figure.
Sendo uma personagem com uma história obscura e praticamente desconhecida, a Shadow Weaver, para além de ser um grande mistério é também uma das personagens mais procuradas por todos aqueles que gostam dos lacais de Hordak.


Esta versão Mastersverse tem o cunho Princess of Power e não o esperado New Eternia o que quer dizer que poderá aparecer outra versão "repensada" da bruxa mais misteriosa e exótica da linha.


A figura vem com algumas inovações e acessórios que faze toda a diferença para um colecionador.
Para começar, a base meio transparente, que vem com a figura, tem articulação, ou seja podemos inclinar a personagem para qualquer lado, o que pode fazer alguma diferença numa exposição ou numa sessão fotográfica.


Para além disso, a figura tem roupa.
Parte do manto é em tecido e até tem de se vestir quando abrimos a caixa.
Esta particularidade única até à data, marca a figura como a originalidade que merece tornando-a diferente e ainda mais exótica a especial.
A articulação funciona perfeitamente com esta parte em tecido e é muito fácil de vestir e despir da figura, se esse for o caso.
Com a figura vem ainda uma varinha com bola de cristal na ponta, um efeito de fogo e um par de mãos extra.


No geral é uma excelente figura e uma representação muito boa da personagem.
Não é a minha versão favorita mas reconheço a inovação, a articulação e o estilo que a figura tem assim como as decisões que levaram à estilosa roupagem que substitui, em parte, todo o manto que cobre a figura.
Esta é uma figura de 2023 e que ainda se vai encontrando por aí...