sábado, 30 de setembro de 2023

Leituras do Best - Colecção Clássica Marvel Vol. 76 - Captain America "O Ataque do Pantera Negra!"...


Os volumes com as histórias do Capitão América quase que são ignorados nesta colecção Clássica da Marvel.
Este que está hoje nas bancas é apenas a quinta parte das histórias da lenda viva da Segunda Guerra Mundial.
Já vamos com 76 volumes e a minha pergunta, neste momento passa por saber porque é que o herói, que é uma das mais significativas personagens Marvel, não tem mais protagonismo ou mesmo uma quantidade equilibrada de volumes nesta série?
Podem passar por decisões editoriais que me ultrapassam mas o que é certo é que, muito provavelmente, estas histórias do Capitão América, são das melhores que figuram nesta série de momentos cronológicos.


O volume 76 continua com as aventuras da prévia edição dedicada ao herói patriota e aqui confirma-se...o Caveira Vermelha está de volta e mais mortífero que nunca!
O regresso do maior vilão do Capitão vem relatado por Gil Kane e por Stan Lee e é só acção e alguma manipulação psicológica, que vão testar as crenças de um homem fora do seu tempo.


No entanto, este volume vem com 10 histórias sendo apenas 3 desenhadas por Gil Kane.
As restantes são da autoria de Jack Kirby que nos leva a algumas das mais belas páginas que já tive a oportunidade de ver e ler.
Este volume é tão obrigatório que deveria ter o selo Ler+ e ser apresentado nas escolas.
Posso estar a exagerar e o próximo volume ser ainda melhor mas podíamos começar por aí...digo eu!


A IMA, Nick Fury, Assassinos mecânicos, M.O.D.O.K., Pantera Negra, Zemo e muitos outros desafios que tornam a vida privada de Steve Rogers praticamente impossível!
Este é realmente um livro de ler para crer e que me surpreende sempre.


No próximo volume voltam as aventuras de Thor, o Deus do Trovão.

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Dragon Flyz - Summit Cloud Cover Camo...

Os meus leitores sabem que tenho sempre de voltar a Dragon Flyz!
Esta é uma linha que vou adquirindo com algum esforço mas com grande empenho.
De uma maneira estranha, é uma série de figuras que me remete para grandes tempos de brincadeiras e, no entanto, nunca tive figuras destas na infância!
Talvez seja o design ou mesmo o facto de que estas figuras voam...quem me dera que, na minha infância as figuras voassem desta maneira.


A personagem que apresento aqui é Summit, um dos Dragon Flyz.
Já o tinha apresentado aqui com o seu respetivo dragão mas este é o Summit Cloud Cover Cameo, ou seja, outra versão com armadura preparada para se confundir entre as nuvens.
As versões alternativas dão sempre outro alento às figuras e personagens e por vezes, por muito que queiramos evitar, são elementos muito importantes nas colecções de figuras de acção.


Os detalhes deste Summit são os mesmo da figura já apresentada, podem consultar a análise no link que providenciei acima.
Summit vem de branco e azul, com a mesma simbologia nas asas mas com este aspecto mais leve e claro.
Comprei a figura solta e não consegui ainda a respetiva arma mas lá está, é uma consequência de ser coleccionador de figuras de acção antigas, às vezes o mais difícil são mesmo os acessórios.
No geral é um espectacular, está como novo e foi uma excelente aquisição, sendo uma das versões que não se vêm muito por aí.


Summit pertence à série 1 de figuras individuais de Drangon Flyz, que eram vendidas sem lançadores, ou seja, sem os respectivos Dragões e que foi para o mercado em 1995.
Estas são figuras que vão surgindo, aqui e ali e que vou comprando online a bons preços...o problema continua sempre a ser os acessórios!

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Leituras do Best - Novelas Gráficas 2023 - Uma Metamorfose Iraniana...


Não podia ter ficado mais impressionado.
As biografias são, normalmente, histórias envolventes e esta Metamorfose do autor desta semana das Novelas Gráficas Levoir, Mana Neyestani é uma grande história.
Magistralmente desenhada e escrita pelo próprio, como não podia deixar de ser, este é um volume que não se deve ignorar.
Posso até já ter referido o mesmo de outras obras já publicadas nesta colecção em particular mas o que posso eu fazer senão deixar aqui a minha opinião?
Sim, esta é uma excelente colecção, com excelentes histórias e artistas...só posso falar bem.


Neste volume acompanhamos Mana, cartoonista de um jornal que é acusado de um crime gráfico e que é, assim, acusado de provocar um conflito étnico entre os Azeri, povo iraniano de origem Turca.
A partir daí e por causa de um desenho de uma barata, a sua vida vai sofrer uma reviravolta recheada de acontecimentos e pessoas que são a realidade dessa época e da condição humana no Irão de 2006.


Dinâmica de história e arte, num desenho que se apresenta sóbrio, detalhado e cheio de movimento,
este volume é denso, fácil de ler e pejado de surpresas a cada página.
Uma Metamorfose Iraniana é um livro de 200 páginas e está desde hoje disponível nas bancas.
É um dos poucos que recomendo "ler para crer" e que nos mostra outra realidade num relato de uma parte de uma vida que sofreu uma mudança radical por causa de um desenho infantil mal interpretado. 


"Um relato edificante do Irão actual" - Le monde


quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Masters of the Universe Classics - Club Grayskull Filmation She-Ra...

A primeira vez que vi um episódio da serie de animação original da She-Ra, fiquei a olhar de boca aberta.
Mas o que era aquilo?
O genérico apanhou-me logo e as perguntas foram mais que muitas. Naquele tempo não havia internet e as informações sobre os diversos assuntos da infância era partilhados na rua, com os amigos, nas brincadeiras e nas análises que fazíamos do que víamos juntos, assim como em diversas revistas de televisão e jornais que pululavam nas mesas da sala de qualquer família da época.
Claro que toda a gente conhecia o He-Man, e a série nova era uma espécie de continuação, mas mais para o feminino.
Com aquela idade, tinha poucos amigos do sexo feminino e eram os grupos de rapazes que devoravam estas séries sem sabermos ao certo a reação das meninas...mesmo na escola!
A She-Ra, que depressa descobrimos que era a irmã de He-Man, era um sonho de mulher e era impossível para nós ignorar um episódio que fosse.

Abertura da série She-Ra: Princess of Power 1985

A magia continuava lá e o Poder de Grayskull também corria nas veias desta loiraça de mini saia, que era doce, bonita e cheia de coragem e sabedoria que bastasse para nos deixar mesmerizados com estes episódios, meio cor de rosa, que até poderiam ser para meninas mas que deixavam o pessoal lá da rua desejoso de ver mais um episódio .
Depois de passada a novidade, os episódios da She-Ra passaram a ser vistos em segredo...ninguém lá na rua queria admitir que gostava daquilo...éramos rapazes, fazíamos coisas de rapazes e as meninas lá da rua raramente se aventuravam nas expedições ou grupos que fazíamos, por isso as aventuras de Etheria depressa se tornaram em assunto secreto, principalmente para não sermos gozados por alguns amigos mais metidos a machões.

She-Ra e os seus companheiros da Grande Rebelião (arte de Emiliano Santalucia)

Para mim a She-Ra era o "mulherão" e uma série que tinha a liberdade de ver à vontade e que, de certa forma, complementava os episódios do He-Man que, a certa altura, já se misturava com aventuras onde os irmãos interagiam com os mesmos objetivos.

Antigo folheto com publicidade às figuras vintage de She-Ra: Princess of Power

Claro que o mercado foi inundado de figuras de acção da She-Ra e na altura não ligava nada a estas "bonecas" embora adorasse as figuras do vilões e tivesse mesmo comprado algumas como o Hordak, Mantenna e até o Leech que conservo até hoje na minha colecção.
Muita versão foi feita da She-Ra ao longo destes últimos 10 anos e existem até versões recentes que são simplesmente incríveis e inspiradas em obras de grandes ilustradores.

Anúncio Matty Collector da figura She-Ra da colecção Masters of the Universe Classics 2010, que saiu na revista Toy Fair desse ano!

Quando aparece a colecção Masters of the Universe Classics, nos idos anos de 2008, a esperança era que fosse também lançadas as personagens de She-Ra e realmente aconteceu em 2010. Novo design, articulação de luxo, acabamentos espectaculares mas não era a She-Ra da Filmation, dos episódios que nos pregavam à televisão todos os dias.

Os coleccionadores tiveram de esperar até 2019 para que a Super 7, empresa que ficou com a responsabilidade de continuar a colecção MOTU Classics, iniciasse o Club Grayskull (uma espécie de colecção dentro da colecção) e lançasse as versões Filmation destas figuras com o design esperado por muitos.
Esta é a She-Ra perfeita.
O "mulherão" que me deixava mesmerizado em frente à televisão ao final da tarde.


A figura é quase perfeita e o aspecto Filmation está todo lá.
Detalhes suavizados, acessórios de aspecto correto e em linha com o que aparecia na série.


A She-Ra é bonita, com um aspecto jovem e delicado e a própria figura segue os traços e volumes adequados à perfeição que era a personagem dos anos 80.
She-Ra vem com a sua Sword of Protection e com dois outros aspectos da mesma.
Como sabem os fãs desta série, a espada tinha o poder de mudar de forma sempre que lhe era pedido e com esta figura vêm o escudo e o bumerangue.

"Sword to Shield" 


"Sword to Bomerangue"


O escudo foi usado em vários episódios, como por exemplo o episódio "The Price of Freedom" mas o bumerangue foi usado apenas no episódio "Welcome Back, Kowl".
Os poderes transformativos da espada de She-Ra podem ser vistos num excelente vídeo do Eternia Fact Files, relatado por David Clark.


Esta é, para mim, a melhor She-Ra.
A espada é perfeita e bem proporcionada e com o design correto.
Esta é uma figura Club Grayskull que esteve à venda, pela Super 7 em Março de 2019.

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Playmobil Pink - Series 23 - Senhora com Cão...

Confesso, com esta última figura da serie 23 da Playmobil que, muito provavelmente vou ficar com a colecção incompleta.
A série desapareceu por completo das lojas e sei que a alternativa será comprar directamente à Playmobil ou encontrar alguém online que me venda as duas figuras Blue que faltam.
Acaba por ser meio triste que, se queremos completar uma colecção, tenhamos de andar a correr lojas para a conseguir.
Talvez seja melhor assim para os coleccionadores, torna a ideia da "caça ao brinquedo" mais desafiante e satisfatória.


No entanto dou-me por contente por ter terminado esta série Pink e apresento aqui a Senhora com Cão que foi a última personagem que consegui encontrar desta série.


É uma das melhores figuras femininas e, para além da roupa com excelentes detalhes, vem ainda com uma mala e um pequeno cão que cabe perfeitamente nessa mala.
A atenção ao detalhe e o tema fazem desta figura uma das mais originais e diferentes destes conjunto de 12 figuras Pink.

No geral toda esta série feminina foi muito boa, apresentando a diversidade que basta para fazer, mais uma vez, a diferença.
Sei que provavelmente não se vão ver tão cedo, colecções deste tipo nas superfícies comerciais e a série 24 já foi anunciada pela Playmobil sendo que já está em venda nos sites do costume.
Resta esperar e ver o que se vai passar por cá!