Não é raro, nem incomum, não gostar de certos brinquedos e figuras, afinal cada coleccionador encontra-se limitado, muitas vezes pelo orçamento, pelo espaço e pelo gosto.
No entanto existem outros que são exemplos espectaculares que, apesar de recentes são ideias geniais e que partem de uma base sólida e superam-se como brinquedos.
Bucky na sua embalagem original
Fui apresentado ao Jake e aos Piratas da Terra do Nunca pouco depois do nascimento do meu filho, já lá vão 12 anos!
Nesta série animada (que estreia em 2012), Jake e os seus companheiros Izzy, Cubby e o papagaio Skully, são crianças piratas que navegam entre as ilhas da Terra do Nunca num navio vivo chamado Bucky.
As aventuras curtas são educativas e centram-se em demandas por tesouros que os piratas têm de descobrir antes que o temível Capitão Gancho encontre maneira de os surripiar.
Segundo os seus criadores esta série passa-se depois dos eventos de Peter Pan e antes do Regresso à Terra do Nunca!
A série é da responsabilidade da Disney, com desenhos e animação excelente e cheia de humor e acção sendo o genérico completamente viciante!
Genérico português original da série animada que passou no Disney Júnior.
Quando, numa visita a um hipermercado, o meu pequenito se sentou no chão a brincar com este barco pirata eu tive a certeza de que era um daqueles momentos que queria ver mais vezes lá em casa!
O barco acabou por vir e foi uma das grandes comprar que fiz pois, passados 12 anos está agora no quarto da minha filha e é ainda um excelente impulsionador de aventuras!
Estamos perante um playset que é quase perfeito.
Mais uma vez, a Mattel, é líder em conjuntos de brinquedos e este barco pirata é uma recente maravilha que de certo não ficou indiferente a muitos coleccionadores e aos miúdos lá de casa.
O Bucky é enorme e vem apetrechado de tal maneira que é mesmo um brinquedo luxuoso.
Todo o navio é cheio de grandes surpresas.
Tem diversos sons, que poder ser acionados ao carregarmos nos diversos botões em forma de moedas que se distribuem pelo pavimento do navio, um canhão que dispara projéteis e rodas que são de diferentes tamanhos e que fazem o navio oscilar como se estivesse mesmo a navegar.
Vela em pano, uma cabina que tem uma porta para as traseiras e um escorrega a estibordo são apenas alguns detalhes que saltam logo à vista.
No convés, proa e popa o chão tem 3 botões em forma de dobrão de ouro, que é o logótipo presente na vela do navio e o objectivo principal de quase todas as missões destes piratas.
Cada um destes botões tem uma função sendo que na proa fazem disparar o canhão e abrir a porta ao Tik-Tok e na popa faz o navio emitir diversos sons, musica e algumas falas gravadas.
No cesto da gávea e bem no topo do mastro, apresenta-se a bandeira pirata que apresenta a Caveira e Ossos tradicional mas sobre um fundo branco.
No castelo da popa encontram-se os símbolos mágicos dos piratas gravados na madeira.
O saco de pó de fadas da Izzy, a espada de madeira do Jake e o mapa do Cubby.
Todos estes objectos mágicos foram oferecidos aos piratas por Peter Pan e Sininho.
Este navio trás apenas o Jake e o Skully, como figuras de apoio ao navio.
As outras figuras foram adquiridas à parte e vendiam-se em blisters individuais ou em conjuntos de 3 personagens.
Jake
Izzy
Cubby
Skully
Capitão Gancho
As personagens são articuladas, nos braços e nas ancas e vêm sempre a segurar os seus objectos mágicos.
Jake com a Espada do Sempre (supostamente feita com a madeira da Árvore do Sempre e que foi oferecida por Peter Pan), Izzy com um saco de pó das fadas oferecido pela Sininho e Cubby que tem sempre consigo o valioso Mapa da Terra do Nunca.
Skully, o papagaio é uma figura em PVC sem qualquer articulação.
As figuras estão também muito boas e podem ser posicionadas em vários locais do navio onde se encontram pequenos pernos, espalhados um pouco por todo o lado, e que se podem encaixar nos pés das figuras.
Foram feitos mais navios, incluindo o Jolly Roger de Gancho, locais e até ilhas com grutas referentes a diversos episódios mais icónicos e outras versões do navio Bucky, assim como mais conjuntos com outras personagens que nunca cheguei a ver à venda por cá.
No entanto foi este barco que marcou a infância do meu pequenito, onde navegou algumas vezes na minha companhia, pela nossa imaginada Terra do Nunca que era o tapete lá do quarto.
Este é um grande conjunto que na altura foi muito caro mas que valeu tanto a pena.
Esta versão do Bucky já saiu dos mercados vai fazer uns tempos e podemos encontrá-lo nos mercados alternativos com alguma facilidade.
Este meu exemplar, apesar de ter sido muito, muito brincado, está em excelente estado e é hoje uma das principais peças de brincadeira no quarto da minha pequenita!