quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Leituras do Best - Novelas Gráficas 2023 - Léa não se lembra como funciona o aspirador...


Com um título tão estranho e fora do comum, chega às bancas portuguesas uma saborosa edição carregada de grande arte, emoção e drama.
Com Léa não se lembra como funciona o aspirador, Eric Corbeyran e Gwangjo mostram as suas artes de forma sublime numa história magistralmente bem elaborada e com um nível que não é muito comum ver-se em banda desenhada nos dias de hoje.


Um escritor falhado, encontra no lixo um diário de uma antiga vizinha.
Logo, o estranho problema obsessivo da sua vizinha Léa vai levar a um autêntico carrossel de acontecimentos que vão mudar a sua vida por completo.
E Léa? 
Quem é?
Onde está?


Com uma dinâmica narrativa que fará inveja a certos autores da banda desenhada do tipo policial, esta história diferente e contada num estilo negro e cheio pormenores, surge a cada vinheta como uma surpresa para os olhos englobando no seu folhear uma vontade imensa de descoberta e de revelação.
Abordando um tema premente desta sociedade feminina da atualidade, estamos perante um livro difícil de ignorar!


Este é um livro Levoir que se lê rapidamente e que se volta a ler uma segunda e terceira vez, com mais calma, para apreciarmos todas as sombras, expressões, detalhes, grafismos e recantos do desenho de Gwangjo, que impõe uma carga dramática às personagens que é quase cinematográfica.


O sexto volume das Novelas Gráficas de 2023 desta semana, veio em dose dupla, (tendo em conta que na quinta feira anterior não houve edição devido a problemas informáticos na gráfica),
sendo que falarei do volume seguinte, que também saiu hoje (Estampas 1936), no próximo artigo deste blogue.
Léa não se lembra de como funciona o aspirador é excelente...até no formato!