Mausart é um grande álbum de banda desenhada e embora o tenha lido tarde, é uma surpresa enorme.
Sendo uma história que presta uma sentida homenagem ao grande músico austríaco, Mausart é uma maravilhosa caricatura è vida e obra do grande mestre da música clássica.
Com desenhos de Gradimir Smudja, a história de Thierry Joor conta as atribulações do jovem rato Mausart e da sua paixão desmesurada pela música.
Neste álbum com capa aveludada, teremos o "integral" de Mausart, que reúne as duas grandes aventuras por que passa o extraordinariamente dotado rato que, num mundo de gatos, raposas, lobos e demais predadores, o ratinho talentoso vê-se metido nas mais atribuladas fantasias de época, passando até por Veneza.
A arte deste Smudja continua a ser um fenómeno da banda desenhada europeia.
Os detalhes, as cores, a maneira em como representa e humaniza as expressões animais e as torna socialmente corretas e identificáveis é elaborada com mestria.
A dinâmica do livro é excelente desfazendo-se em vinhetas cheias de grande detalhe, assim como de paisagens ao estilo da pintura romântica da época.
Mausart é um livro Arte de Autor, com 90 páginas e um bom caderno de esboços no final, o que lhe dá um final luxuoso.
Para mim, o facto de ser um livro com capa aveludada, caracteriza ainda melhor a história do seu interior e valoriza o objecto de colecção que é este álbum,
podem encontrar este volume à venda no site da editora Arte de Autor ou espalhado um pouco por todas as excelentes livrarias que tenham banda desenhada. Eu comprei o meu exemplar na livraria Dr. Kartoon em Coimbra.