O que se produziu em termos de cultura POP foi tal imensidão, que estamos sempre a descobrir mais qualquer coisa sobre qualquer coisa.
No caso de Master of the Universe, o merchandise foi tanto que acho que nunca ninguém terá alguma vez uma todos os artigos que estiveram disponíveis nos diversos mercados.
Esta Caderneta\Poster da Dutlim será um dos casos que em Portugal, passou despercebido a muitos.
Como já referi aqui em artigos anteriores a Dutlim, empresa portuguesa de produtos alimentares, nomeadamente doces, produziu uma marca de pastilhas a que chamaram Masters do Universo. Estas pastilhas vinham com autocolantes de MOTU que estavam enrolados entre a pastilha e o invólucro.
Nunca soube da existência desta caderneta e sei também que estes não são os únicos autocolantes que saíam, sendo que tenho outros, colados num antigo dossier, que não tem nada a ver com o tema deste poster.
De notar que o Príncipe Adam se junta na cena e que He-Man combate Skeletor um pouco mais abaixo, juntamente com Teela e Evil Lyn, Fisto, Tri-Clops, Man-At-Arms e Whiplash.
Ram-Man encontra-se no painel central a subir uma escarpa com algum propósito misterioso.
Adam sobrevoa a cena num Jet Sled como se fosse perfeitamente normal ele estar em cena ao mesmo tempo que He-Man.
Claro que, quem montou este poster nao conhecia bem a historia de MOTU mas o resultado não foi mau de todo, acrescentando assim mais um "documento" obscuro de Masters do Universo em Portugal.
Os cromos são ainda outro mistério pois parece que foram escolhidos aleatoriamente e no caso de um deles, o da serpente perto de Skeletor, não faz qualquer sentido, pois não representa nenhuma cena especial.
Acredito que existam mais cadernetas destas de que ainda não foram reveladas, tanto por coleccionadores mais conservadores ou porque estão simplesmente desaparecidas.
Ainda me faltam 2 autocolantes (o Whiplash e a outra personagem que não consigo identificar), por isso se alguém tiver estes pequenos autocolantes e os quiser vender, estou interessado.
A caderneta vem ainda com diversos anúncios publicitários que prometem prémios a quem juntar os pontos ou selos que podem ser adquiridos para fazer a troca por estes excelentes brindes.
Resta-me ainda dizer que suponho que esta caderneta esteve no mercado por volta de 1988, embora não tenha data marcada de produção e apenas a data de licenciamento da marca. (chego a esta conclusão porque os calendários de bolso Dutlim foram impressos em 1988 e esta colecção deve ser da mesma altura).
Sem comentários:
Enviar um comentário