Realizado por Jim Henson e produzido pela Lucasfilm de George Lucas, este filme apresenta-se como uma das maiores loucuras que os anos 80 fizeram nascer na cultura cinematográfica de filmes de fantasia.
Baseado principalmente na arte conceptual das criaturas de Brian Froud, artista fantástico e um excelente artesão de bonecos e fantoches, que a certo ponto se junta a outro excelente artista que é Jim Henson que, com a sua capacidade de fazer magia com bonecos, conseguem criar a obra prima que é Labyrinth.
Com Jennifer Connelly no principal papel e David Bowie a representar um excêntrico King of Goblins, este era um filme com todos os ingredientes para ser um mega sucesso nas bilheteiras e um clássico instantâneo.
O enredo centra-se na viagem de Sarah Williams, jovem de 15 anos, por um labirinto cheio de criaturas e perigos, em busca do seu irmão Toby que, por sua culpa é levado por Jareth, o Rei dos Goblins. Sarah tem a possibilidade de recuperar os seu irmão se conseguir "resolver" o Labirinto em 13 horas.
Ao longo da sua viagem Sarah vai reunindo companheiros que a vão ajudar na demanda por Toby e no conflito final com Jareth, que a assombra constantemente durante todo o percurso, dificultando-lhe o progresso pelo labirinto.
Posto isto e logo a seguir há estreia do filme, Brian Froud põe no mercado um livro intitulado Goblins of the Labyrinth, com ilustrações do mesmo e com informações biográficas de muitas das diferentes criaturas que vão aparecendo no filme. Este Artbook esgota em pouco tempo e torna-se um dos mais procurados livros de ilustração da altura.
Foi só em 2006, vinte anos depois, que o livro é reeditado e lançado no mercado com novo design.
Esta edição especial do vigésimo aniversário do filme é um conjunto espectacular de arte, informação e humor. Goblins e mais goblins povoam as páginas deste grande livro que se encontra esgotado em algumas das mais importantes livrarias do mundo.
O Livro, dedicado a Jim Henson, que foi o principal responsável pela criação destas criaturas que saíram do papel para a tela de cinema, vem ainda com alguns desenhos de ilustração de ambientes diversos onde se passa a acção.
"Its only
forever, not long at all" - Jareth, In Labyrinth 1986
In Memoriam
David
Robert Jones
(David Bowie)
1947 - 2016
Sem comentários:
Enviar um comentário