segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Leituras do Best...Superman Sunday Classics 1939 - 1943...

Podem dizer o que quiserem mas o maior herói de todos será sempre o Superman.
Não foi o primeiro dos super heróis mas é o mais reconhecido de todos. O símbolo da casa de El é o mais usado em roupa, tatuagens e um dos mais reconhecidos de sempre logo a seguir à concha da Shell.
Criado nos anos 30 do século passado por Jerry Siegel e Joe Shuster, então estudantes na Escola secundária de Glenville em Cleveland, que o criaram primeiramente como um vilão.
Mais tarde inspiraram-se em actores como Clark Gable e Kent Taylor para criar o alter ego Clark Kent e daí o grande super heróis que tinha uma força sobrenatural e que podia saltar por cima de arranha céus sem qualquer esforço. Foi em 1938 que Superman aparece na revista Action Comics #1 e logo no ano a seguir qualquer um poderia seguir as suas aventuras ao domingo no jornal Sunday, em tiras de banda desenhada diárias, que deliciavam todos os leitores americanos.


Este volume da editora Sterling leva-nos ao passado, a 1939 e às primeiras aventuras de Superman como herói de outro planeta que veio para salvar a humanidade. Nas 190 páginas deste livro espectacular podemos ver a evolução de Superman como personagem de acção e como lenda dos comics ao longo dos primeiros 3 anos de publicações no jornal.


As fotos apresentadas não são nada comparado com as páginas deste livro.
As aventuras sucedem-se e os vilões são os mais diversos, pondo Superman nas mais variadas situações.
O mais curioso neste volume foi a inclusão de uma história criada de propósito para a Look Magazine em 1940 que se intitulava "How Would Superman End World War II"
Este é um testemunho real da propaganda americana em tempos de guerra e um documento valiosíssimo para qualquer coleccionador de banda desenhada e admirador do Homem de Aço.


Esta é uma primeira edição de 2006, com capa dura, impressa na China.
Foi um presente do meu cunhado à uns anos e faz parte da minha preciosa biblioteca.
Um volume que recomendo para os verdadeiros fã do Homem de Aço!



Sem comentários: