segunda-feira, 27 de março de 2023

Leituras do Best - The art of He-Man and the Masters of the Universe (Netflix)...


A grande vantagem de um Art Book é que se trata de um daqueles livros que abrimos vezes sem conta.
Não quer dizer que, com outros livros o mesmo não aconteça mas, um Art Book é sempre um daqueles objectos que pescamos quase constantemente da estante pois nunca o conhecemos na totalidade.


O Art of He-Man and the Masters of the Universe, correspondente esta nova série da Netflix virada para pessoal mais jovem é, como a maior parte dos Art Books deste género, um volume cheio de grandes e infinitas surpresas.


A série animada, para quem viu, tem aquele aspecto digital de grandes detalhes, paisagens e criaturas saídas, principalmente, da mente e talento de Jeff Matsuda (artista, concept artist, e comic artist que trabalhou em títulos diversos para a Image, Marvel, etc.)
Estamos perante um volume belíssimo.


Personagens despidas de tudo, numa evolução equilibrada e cheia de imaginação e engenho para uma nova e fresca abordagem ao tema de Masters of the Universe.
As referências às séries originais são mais que muitas e os desenhos simplesmente maravilhosos. O livro esta dividido em 4 capítulos principais:

Heroes and Villans.
Vehicles, Weapons, and Artifacts of the World.
Locations.
Tableaux, Color Keys, Codas and Sneak Peeks.

Cada um destes fabulosos capítulos com grandes "concept arts", Designs e pinturas fabulosas e cheias de imaginação, técnica e recheadas de uma cultura de Eternia pré-imaginada e apresentando conceitos que misturam tecnologia e magia de uma forma quase impossível e que tornam todo este livro e por consequência a própria série, em algo único e merecedor de estudo e visionamento detalhado e atento.



Quem escreve é Stuart Bam assim como Jeff Matsuda e Rob David que estão sempre a aparecer, em modo comentário, em quase todas as páginas deste livro com explicações para personagens, ideias e decisões que tomaram ao longo de toda a concepção da série.
Todas as perguntas que possam surgir quando vemos um qualquer episódio da série são respondidas aqui de maneira clara e cheia de humor.



No final David e Jeff ainda nos apresentam algumas páginas do que poderá ser esta série no futuro e até onde podem levar He-Man e os Masters of the Universe.
Com as recentes notícias da não renovação da série esta livro torna-se num ainda mais importante documento para os fãs de MOTU e das séries animadas.


Este é um volume imenso de 208 páginas, capa dura, produzido pela Dark Horse Books e uma primeira edição de Dezembro de 2022.
Comprei-o na Book Depository a um excelente preço e que recomendo muito para aqueles que, como eu adoram arte, séries animadas, fantasia e ficção científica.


Neste artigo as fotos poderia estar melhores, mas nunca seriam a verdadeira reprodução do original. Optei por mostrar apenas uma pequena amostra, algumas paginas de um livro que tem de ser adquirido para ser saboreado e analisado em pleno.
Enquanto escrevia este artigo dei comigo a consultar o livro diversas vezes e perdendo-me em detalhes, cores e a reler as anotações de Davis e de Jeff, demorando-me ainda mais e respeitando cada decisão e design para esta série que acredito ir rever muitas e muitas vezes.
Este livro é um excelente complemento assim como outros de que falarei em breve, embora sejam muito diferentes desta, por si própria, obra de arte!
Recomendo...muito!