sábado, 18 de março de 2023

He-Man and the Masters of the Universe CGI - Deluxe King Grayskull Armor He-Man...

Existem muitos casos de figuras de séries que são meras invenções, suposições ou mesmo futuras aparições que podem ou não surgir nas séries animadas.
As linhas de figuras Masters of the Universe, praticamente todas, estão recheadas de figuras que nunca apareceram em séries de animação, banda desenhada ou mesmo livros de ilustração.


Este caso da recente série animada da Netflix, designada He-Man and the Masters of the Universe CGI, as personagens têm aparecido no mercado em forma de figura de acção, conforme vão surgindo nos diferentes episódios das diferentes temporadas.
O caso deste He-Man, que aparece aqui com uma armadura diferente é, talvez, o primeiro caso em surge uma figura que nunca apareceu na série animada, pelo menos até ao momento em que escrevo este artigo.

King Grayskull

Na série, esta armadura com que se veste este He-Man, pertence ao seu antepassado King Grayskull que é referido várias vezes na série como construtor do Castelo místico com o seu nome e como e Némesis dos Snake Men.
Grayskull é mostrado numa tapeçaria no Palácio de Eternos, erguendo bem alto a Sigil of Hssss na batalha final contra esse antigo povo da serpente, ocorrida no passado de Eternia, mais precisamente à mil anos, segundo a cronologia da série.

Pintura do Rei Grayskull presente no Palácio de Eternos

A figura de He-Man com a armadura dourada de Grayskull não faz muito sentido na colecção sendo que o herói não a veste em nenhum dos episódios.
Aqui pareceu-me uma manobra da Mattel para por um He-Man com um aspecto mais nobre, em vez de esculpirem uma nova cabeça, representando o antigo Rei Grayskull e assumindo uma figura do antigo construtor do Castelo.
Mas, fora as minhas suspeitas e teorias, esta figura Deluxe, para além de ser espectacular, é uma das mais detalhadas figuras desta linha até à data.


He-Man vem totalmente coberto de armadura dourada, com azuis profundos e uma capa em pano.
Muita da iconografia do Castelo é apresentada aqui em vários pontos, assim como o logótipo da Power Sword no peito, que é ligeiramente diferente da apresentada quando He-Man está com a sua armadura normal.


Como acessórios, esta figura apresenta um escudo e uma espada que se encaixam nos braços.
Estas representações energéticas das armas são uma boa ideia e bem diferente do habitual mas não fazem grande sentido sem contextualização ou explicação. Deduzo que sejam manifestações do poder de Grayskull solidificadas mas acho que neste caso se justificava uma espada neste conjunto Deluxe.
A articulação é a mesma de sempre nestas figuras e senti aqui a falta de uma segunda cabeça para substituir, seja uma com o elmo original da personagem, seja uma com a verdadeira face do Rei lendário.


Esta figura Deluxe é uma das primeiras a sair nesta linha e está à venda nos Toys R´Us em Portugal.