sábado, 25 de julho de 2020

PVC - Ric e Rok...

As mascotes do do grupo Auchan, Rik e Rok são a minha mais recente aquisição de figuras de PVC e que ainda constituem um pequeno mistério.
O clube, criado se não estou em erro em 2002, aparece quando a Auchan resolve enveredar pelo campo da pedagogia criando assim um Clube juvenil e imaginando duas personagens para serem a cara desse Clube que ainda hoje vão desenvolvendo alguma actividade, multiplicando-se em eventos, escolas, colégios e etc. As personagens já existiam em 1998 e talvez sejam ainda mais antigas sendo que foram sendo reformuladas ao longo dos anos.


Estas personagens aparecem na forma de figuras em PVC mais ou menos nesses anos.
Rik, uma Coruja jovem e esperta e Rok um Leão desportista e forte são então os anfitriões deste clube que foi levado à séria e que até chegou a ter um cartão de identificação para os membros.


São figuras pequenas, em PVC pintado e sem qualquer marca de fabrico. É aqui que está o grande mistério. Não consigo descobrir onde foram fabricadas nem como eram vendidas estas personagens que até chegaram a ter uma série, também em 2002, com fantoches, na RTP e que tinham uma duração de 5 minutos.


Muito provavelmente são figuras de origem francesa, fabricadas em França e distribuídas como figura promocional por todos os supermercados Auchan da Europa.
São figuras comuns, procuradas por coleccionadores como curiosidade e muito bem feitas.

1 comentário:

Pablo García del Río disse...

¡Muy bonitas!

Yo tengo estas dos figuras promocionales portuguesas encontradas en los rastros de Estremoz y Lisboa, las mascotas de los zumos Compal:

https://coleccionismo80-90.blogspot.com/2018/06/zumos-compal-figuras-promocionales.html

¡Un saludo!