terça-feira, 7 de julho de 2020

Masters of the Universe Classics - William Stout Collection - Rebel Leader He-Man...

Em 1987 aconteceu algo que ficará para sempre marcado nas mentes dos jovens que nesse tempo brincavam com as figuras dos Masters of the Universe.


Nesse ano estreou o filme que hoje em dia é um dos filmes mais amados e odiados por coleccionadores de todo o mundo. Um filme com actores de topo e que é tão mau que é excelente.
Não sou crítico de cinema, nem pretendo ser e normalmente consigo distanciar-me para olhar as coisas de fora e realmente, Masters of the Universe de 1987 não é um filme excelente, mas também não é assim tão mau como o pintam.

Dolph Lundgren no papel de He-Man

Masters of the Universe não foi um filme fácil. Os sucessivos problemas com orçamento (Apenas 22 milhões disponíveis), levaram a produção a fazer autênticos milagres com o que tinham disponível e a decisão de trazer He-Man para o planeta Terra passou muito por aproveitarem o dinheiro que tinham para se poderem concentrar nos poucos adereços e efeitos especiais que o filme tem. Não foi fácil mas Gary Goddard fez um autêntico milagre produzindo um filme que marcou uma geração de fãs de Masters of the Universe e que deixou outros desiludidos.
Nessa época, a Mattel tinha a intenção de produzir figuras do filme e chegou a lançar no mercado 3 figuras que saíram com a série 6 em 1987. Blade, Gwildor e Saurod foram as únicas figuras do filme que saíram na altura. Um ano mais tarde, com a figura Laser Power He-Man, saiu uma variante que vinha com uma cabeça muito parecida com a do actor Dolph Lundgren e ficou-se por aí tendo a colecção original de figuras Masters of the Universe sido cancelada pela Mattel nesse ano.

Foram precisos 27 anos para os coleccionadores verem as figuras do filme no formato Masters of the Universe Classics, nas suas estantes. Em 2014 eram lançadas as figuras de Blade, Gwildor e Saurod com um novo design, mais parecido com o filme e a encher de esperança os coleccionadores. No entanto os direitos de autor para as restantes figuras impediram a Mattel de por no mercado as figuras principais das personagens do filme.

Figura MOTU Classics Saurod 2014

Figura MOTU Classics Gwildor 2014

Figura MOTU Classics Blade 2014

Em 2019 a Super 7, empresa que tomou as rédeas da linha MOTU pouco tempo depois da saída de Scott (Toy Guru) Neitlich, consegue uma maneira de contornar os direitos de autor e a Masters of the Universe Classics - William Stout Collection torna-se realidade.
A notícia caiu que nem uma bomba.
Os coleccionadores regozijaram. Ia realmente acontecer e depois de alguns meses a sofrer com atrasos sucessivos de produção, as figuras saem todas de uma vez e quando chegam às mãos dos coleccionadores o assombro é total.
Para falar destas figuras aqui, tenho de ir devagar e como sempre prefiro falar de uma de cada vez para poder mostrar cada uma em toda a sua glória.
Como não podia deixar de ser começo pela figura do He-Man.


Não consigo hoje imaginar melhor actor, no final dos anos 80, para interpretar o papel de He-Man.
Acabado de sair de um filme como Rocky IV, onde interpretou um dos vilões lendários do cinema com Ivan Drago e Venz, o terceiro filme de Dolph Lundgren é como o homem mais poderoso do Universo.
A figura de acção desta William Stout Collection (nome dado à colecção em honra do ilustrador que concebeu o aspecto destas personagens para o filme) que representa o He-Man é simplesmente assombrosa.


Detalhes como nunca vistos a uma escala MOTU Classics é um sonho tornado realidade e que já tínhamos adivinhado com as figuras anteriores de 2014.
A figura de He-Man vem com a articulação habitual das figuras MOTU Classics  e carregado de acessórios presentes no filme, incluindo alguns extras.


He-Man vem com uma pistola, uma adaga em forma da clássica Power Sword, um punhal de arremesso encaixado na bota e a lendária espada do filme que é uma pequena obra de arte.
Esta é ainda uma das únicas figuras da colecção MOTU Classics que tem uma capa em tecido e não em plástico semi-rígido como todas as figuras desta linha.


A espada encaixa-se na perfeição numa bainha nas costas e tem até uma espécie de grampo que segura a espada no local. Tudo isto profundamente decorado sendo que a inspiração foi toda retirada e baseada em detalhes das roupas e acessórios do filme.


 A faca da bota e o punhal aparecem como acessórios apenas simbólicos. São impossíveis de seguras na mão da espada e penso que a Super 7 poderia ter concebido umas mãos que se pudessem substituir para o He-Man poder segurar estes acessórios mais facilmente.


Para além destes detalhes e acessórios o He-Man vem com uma cabeça extra. Não consigo perceber ao certo porque é que investiram numa segunda cabeça para esta figura tendo em conta que é muito parecida com a cabeça normal, sendo apenas mais séria e com ossos faciais mais salientes. Estou em crer que esta cabeça vem recordar a versão da figura Laser Power He-Man que, como já referi, apareceu com duas versões, sendo uma delas mais parecida com o Dolph Lundgren e outra uma versão diferente de He-Man.


Um detalhe que achei que ficou a faltar foram os detalhes nas margens da capa.
A capa do He-Man do filme tem caracteres que rodeiam a margem inferior e que poderia ter sido facilmente reproduzidos neste pedaço de tecido, fossem pintados ou apenas carimbados.


No geral este é um sonho tornado realidade.
Os coleccionadores que ainda não adquiriram esta figura podem desde já ver que vale muito a pena e que é fantástica em detalhes, todos em equilíbrio com o filme.
Fica a esperança de que, de futuro, consigam produzir as restantes figuras do filme que faltaram nesta colecção de 4 figuras que irei apresentando aqui.

Sem comentários: