sexta-feira, 3 de julho de 2020

Leituras do Best - What Would Skeletor Do? Diabolic Ways to Master the Universe...

Um dos livros do ano é este que apresento aqui hoje.
What Would Skeletor Do? é uma obra prima e uma referência para qualquer um que goste de livros de Auto-Desajuda, sim leram bem, Auto-Desajuda.


Diabolic Ways to Masters the Universe é um volume surpreendente. Não só pela ousadia como pelo interior que, apesar de apresentar algumas "falhas" consegue ser um livro majestoso e do agrado à maior parte dos fãs da personagem, da série animada original e também daqueles que não conseguem passar um único dia sem uma palavra de encorajamento. Neste caso de desencorajamento, mas nem tudo está errado neste livro e nem tudo o que Skeletor diz é para ignorar.


O livro é uma espécie de autobiografia imposta e é "escrito" pelo próprio Skeletor, que foi coagido a fazê-lo, devido principalmente ao seu ego mas também segundo ele diz no prefácio "Leiam este livro se tiver de ser, mas aviso-vos que este Pearl-Man tem um cérebro do tamanho de um grão de areia"..."Já vi melhor escrita nas paredes de ruínas antigas e essas estavam escritas em hieróglifos".



O livro está dividido em 6 partes que reflectem conselhos e recomendações do vilão em relação a Amigos, amor, família, casa, carreira, tempos livres e algumas coisas mais. Um verdadeiro manual que no fundo trás grandes verdades que só mesmo um Senhor do Mal como Skeletor poderia expor de maneira tão limpa e cruel.
Carregado de humor negro este é um livro que recomendo a todos os fãs de Masters of the Universe.
O interior é recheado de cenas retiradas directamente da série animada, tornando-se num livro espectacular de ver, ler e ter simplesmente ali em cima daquela mesa, junto à poltrona de leitura, para dar-mos uma olhadela de vez em quando que irá, com toda a certeza, pôr um sorriso na nossa cara.


Uma das coisas menos boas são mesmo a qualidade das imagens que preenchem por completo todo o interior deste livro. Foram retiradas da série animada mas a maior parte foi mesmo fotografada do televisor e a qualidade é menos boa.
No entanto a ideia é fabulosa e o texto em certas partes é de ir às lágrimas por ser brilhante e por ser tão parvo que nem merecia ser escrito.
A personalidade de Skeletor transpira deste livro e foi captada de modo tão exímio que podemos ouvir a sua voz na nossa cabeça quando estamos a ler. Nem todos os autores têm este poder e Robb Pearlman consegue-o na perfeição.


O livro termina com os normais agradecimentos do autor e com uma mensagem muito importante de Skeletor.


Este é um livro autorizado pela Mattel em capa dura com 96 páginas inteiramente decoradas. É uma primeira edição de 2019 publicada pela Universe Publishing.
Robb Pearlman tem ainda outro livro intitulado: He-Man´s Guide to Master your Universe que está esgotado e que é, neste momento, impossível de encontrar.

Sem comentários: