terça-feira, 19 de agosto de 2025

Masters of the Universe - Masterverse Movie Skeletor...

No colecionismo existem algumas situações que são inevitáveis.
Não escrevo isto apenas sobre colecionar figuras de ação ou brinquedos no geral, escrevo também sobre todo o tipo de colecionismo, embora exista algum desse mesmo colecionismo que é diferente, por outras razões ou pela própria natureza do mesmo.
O que quero dizer é que, no ramo do colecionismo deste tipo de brinquedos, existem sempre versões atrás de versões do mesmo objeto. 
Claro que não é só em Masters of the Universe que isso acontece. A Marvel Legends tem centenas de figuras em centenas de versões. Quem coleciona DC Direct (estes da McFarlane) tem também acesso a outras centenas de versões das suas personagens favoritas desse universo.
É inevitável, lucrativo e obrigatoriamente renovável, de tantos em tantos anos, para chamar outros colecionadores que possivelmente não conseguiram adquirir certo tipo de produto.


Acontece constantemente com Masters of the Universe onde a Mattel, volta e meia, nos bombardeia com mais do mesmo.
É inevitável, como já referi acima, mas por vezes evitável!
Quando a Super 7 resolve lutar para por no mercado versões incríveis das personagens do filme Masters of the Universe, os colecionadores louvaram o empenho e a coleção tinha "pernas para andar!".
Devido a certos impedimentos legais, a coleção até teve de se sujeitar a um nome diferente mas, no final, foi produzida uma das mais belas coleções de figuras do filme.
Claro que a Super 7 não conseguiu ser totalmente fiel a tudo, nem conseguiu por no mercado todas as personagens que desejava mas, as poucas que saíram, a meu ver, são inigualáveis!


Com o advento de Masterverse, a Mattel vem novamente tentar colmatar a falta de certas personagens desta William Stout Collection e, para não destoarem tanto das versões Masters of the Universe Classics, resolvem começar de novo e dar aos colecionadores novas versões das personagens principais, como o He-Man de que já analisei aqui!
O Skeletor era a personagem inevitável a sair e claro que, com a possibilidade da articulação Masterverse poderia tornar-se numa das melhores figuras dessa Masters of the Universe Movie Series.


A minha modesta opinião é que é um "nim"!
É uma excelente nova versão, mas também não é!
Não se trata de uma confusão minha mas sim de uma sincera opinião pessoal. Sou, como a maior parte dos meus leitores já sabem, um grande fã da coleção MOTU Classics que considero perfeita em quase todos os níveis.
A coleção Masterverse, em todas as suas sub-linhas é incrível mas, para mim, nunca chegará aos pés da MOTU Classics.


Este é um Skeletor completamente fiel ao filme.
Armadura, pequenos detalhes, capa de pano, luvas, botas, está tudo lá!
Mas não está como acho que devia estar.
A escultura da face nada tem a ver com a versão MOTU Classics que está, a meu ver, perfeita!
A maneira como esculpiram o capuz é, mais uma vez, uma apressada escolha no design que deixa a peça meio ridícula em certas posições. Aquelas "abas" laterais estão esculpidas de forma estranha e quase embaraçosa.


Skeletor vem com capa em tecido avermelhado, coisa que sempre achei estranho e fora de contexto.
Ok, o tecido original usado para fazer o manto da personagem no filme era dessa cor! Está certo mas, aparecem essas cores no filme? Em algum momento vemos o ator envergar um capuz ou manto vermelho escuro? 
Existem imagens conceptuais de William Stout, presentes do livro Die Welt der Maister Magazin: Der Realfilmband, onde Skeletor aparece a usar um manto de um vermelho escuro. Nas exposições diversas onde os uniformes e fatos do filme aparecem em manequins existem, de facto, paramentos de um Skeletor com o manto avermelhado mas, também existe outra versão com o manto aveludado, de aspeto pesado e de uma cor azul escura muito profunda.
Em tempo algum do filme aparece a personagem interpretada por Frank Langella a usar um manto vermelho escuro mas, acredito que os filtros do filme e a luz puderam influenciar em muito, a cor desse tecido. Mesmo assim e apesar de todas as afirmações de que o manto seria realmente de uma cor escura avermelhada, este manto que vem com a figura não faz sentido ter essa cor mais intensa e meio transparente. O tecido deveria ser mais denso e escuro, combinando melhor com o capuz.


Outra situação acontece com a armadura da personagem que é purpura em certos locais e vermelha noutros locais, nomeadamente no peito. Sim, é verdade em relação aos elementos vagamente avermelhados na armadura e cinto da personagem, mas não encontrei qualquer referência ou aspeto da personagem com armadura purpura ou mesmo roxa. 
No entanto existem cenas e fotos do filme em que a luz que incide na armadura nos leva a pensar que é de um roxo profundo mas, na cena seguinte muda imediatamente para o negro e prateado, refletindo a luz ambiente.
Reflexões pessoais à parte, acho que a figura é boa e que é uma grande aquisição para aqueles que não conseguiram adquirir as versões da Super 7.

Comparação da chave cósmica Masterverse e Super 7 (William Stout Collection) MOTUC

Skeletor vem ainda com o seu bastão, espada, um par de mãos extra e uma chave cósmica.
Quase todos estes acessórios estão incríveis nos detalhes embora ache que a chave cósmica poderia estar muito melhor e a espada poderia ser ligeiramente mais curta. Tal como a do He-Man desta versão Masterverse do filme, achei a lâmina comprida demais para a figura.

Skeletor Mastersverse e Skeletor Super7 MOTUC

No geral é uma boa aquisição e deixo aqui o artigo da figura Super 7, da William Stout Collection, para comparação, se for da curiosidade do leitor.


Uma das grandes surpresas é que a caixa desta figura pode ser colocada ao lado da caixa do He-Man e formar uma imagem de batalha cinematográfica, no interior do Castelo de Grayskull, o que é uma excelente ideia.