terça-feira, 12 de agosto de 2025

Masters of the Universe x Thundercats - Lion-O...

Penso que era inevitável que fosse acontecer uma coisa destas.
O choque de universos entre Masters of the Universe e Thundercats não é ideia nova. Em 2016 a DC Comics publica uma mini série de seis números, com argumento de Rob David e Lloyd Goldfine e com arte do grande Freddie E. Williams II, que levam os dois universos a momentos nunca vistos pelos fãs.


No entanto, só agora em 2025, a Mattel reconhece o vigor que algumas "misturas" e que realmente dão dinheiro no mundo das vendas dos brinquedos. 
Assim, depois de um sucesso, meio relativo, com Turtles of Grayskull (que deu origem também a uma mini série em quatro números pela Dark Horse Comics!) a Mattel aposta numa linha que mistura novamente os Thundercats com Masters of the Universe.


A premissa, tal como é relatada no mini comic que vem com este Lion-O intitulado "Third Eternia", Skeletor serve-se de um livro muito antigo para invocar a pirâmide negra de Mumm-Ra em Eternia, para tentar apoderar-se dos poderes dos Antigos Espíritos do Mal e se transformar num hyper vilão, cujo objectivo é fundir o Olho de Eternia com a Espada do Poder. Desta forma e com a arma perfeita derrotar finalmente o seu inimigo He-Man será mais fácil sendo que os Poderes de Grayskull estarão ao seu alcance.
No entanto os Thundercats detetam o ressurgimento da pirâmide negra e, seguindo o seu rasto, encontram-se com um He-Man diferente, num planeta a que chamam Third Eternia!
Até aqui não achei que a coisa prometa muito. Só mais à frente poderemos saber se esta história faz sentido.


Escusado será dizer que esta linha é muito mais atrativa para mim do que a passada Turtles of Grayskull. Dessa linha adquiri apenas três figuras que achei serem perfeitas e uma mais valia para a minha coleção de figuras de ação.
Desta vez, penso que irei pelo mesmo caminho e irei adquirir apenas três figuras que acho serem incríveis. Não digo que não compre mais uma ou duas mas, para já serão apenas três.
A primeira que já recebi foi este fabuloso Lion-O.


Porquê fabuloso?
Porque estamos na presença de novas figuras! Mesmo novas!
Toda a escultura é completamente nova! A articulação foi redesenhada, o material usado é mais sólido e pesado e os detalhes passaram por uma concepção sem precedentes que permitem uma maior dinâmica e plasticidade a figuras deste género.


Lion-O vem com a possibilidade de termos duas figuras diferentes nas prateleiras.
Um Lion-O normal, com o uniforme a que estamos habituados e com os detalhes que já nos são familiares e uma versão Third Eternia com outro tipo de armadura e aspecto para o Rei dos Thundercats!
A figura vem então com a possibilidade de mudar de aspeto, bastando para isso mudar o cabelo, a armadura e as botas.
O Olho de Thundera vem com a figura (notem que a joia da espada vem com o olho de gato e com o logótipo dos Thundercats) e com a tradicional Luva/escudo que pode ser pendurada no cinto ou encaixada no pulso esquerdo da figura. A luva apresenta um design diferente do original que, a meu ver, não resultou e deixou a peça parecida com uma manopla medieval, que não faz nenhum sentido.
O que também não faz sentido é ter um local para armazenar a espada nas costas. O Olho de Thundera quando não está a ser usado diminui de tamanho e é armazenado na luva e à cintura.


A piscadela de olho ao leão da Torre Central de Eternia está excelente, como podemos ver na ombreira da figura e na cor da tiara e armadura.
Na minha opinião modesta de colecionador a Mattel fez asneira com o design da luva dourada.
Merecia melhor design, tamanho e presença, sendo que se trata de um objecto icónico da série animada original.
No geral é uma figura incrivelmente bem feita e este aspecto novo é bastante apelativo.