domingo, 17 de agosto de 2025

Leituras do Best - As Aventuras do Sapo - Caos e Coaxos...


Às vezes, como quase todas as vezes, tenho de ler duas vezes!
Pode parecer confuso,
mas sou assim. 
Para poder escrever sobre qualquer coisa, tenho de saber mais sobre essa coisa e isso passa por ler, olhar, pegar, brincar! Por vezes fazer tudo isso várias vezes.
Li As Aventuras do Sapo duas vezes!
Uma primeira porque sim, tinha curiosidade sendo que sou fã dos livros do André F. Morgado e uma segunda vez para apreciar o que foi escrito, desenhado, o objectivo e o que é revelado entre linhas.
Desenganem-se aqueles que pensam que estas são "aventuras".
Está certo, podemos apercebermo-nos das várias peripécias em que se mete este batráquio, depois de ser agraciado com um conjunto de objectos mágicos, mas diria que não são propriamente aventuras mas, as consequências de certas tomadas de decisões, que vão levar a situações aventurosas.
Se calhar é a mesmo coisa e estou para aqui a enrolar, mas é o que sinto em relação às Aventuras do Sapo.


Tudo começa no Sapal quando um Sapo, com uma personalidade muito especial, resolve desejar uma mudança sem saber que está a ser ouvido pela criatura certa!
Quando acorda no dia seguinte, no meio de uma cidade cheia de gente, depara-se com um conjunto de situações qua levam a eventos que o catapultam para um conjunto de aventuras, quase apocalípticas, que são fruto da natureza, das suas decisões e ambição desmesurada.


Esta é uma história que, embora tenha semelhanças ao género da "Quinta dos Animais" de George Orwell, vem dar uma nova visão sobre a natureza das decisões e das suas, por vezes inesperadas, consequências.
Este é um livro para todas as idades, com desenhos da Kachisou a verde e branco, que nos leva para uma fábula heroica, meio duvidosa mas cheia de significado.


São 172 páginas com encadernação em capa dura, num formato tipo Manga da responsabilidade da editora A Seita.
Esta é a minha recomendação de leitura para este Domingo e vem recheada de Caos e Coaxos!