sábado, 1 de agosto de 2020

Masters of the Universe Classics - William Stout Collection - Dark Despot Skeletor...

Ao longo de todos estes anos, desde 2008 mais precisamente, a colecção intitulada Masters of the Universe Classics, primeiramente comercializada pela Mattel e anos mais tarde pela Super 7, tem-nos proporcionado personagens incríveis para as colecções mais exigentes e para os coleccionadores não só de Mastes of the Universe, mas para todos aqueles que apreciam figuras de acção.
Ultimamente a Super 7 fez muito pela colecção de Masters of the Universe, no entanto a última colecção desta série intitula-se William Stout Collection e é constituída por 4 das figuras mais desejadas dos coleccionadores.


As figuras do filme Masters of the Universe, dos anos 80 sempre foram uma enorme falha nas diversas colecções vintage. No entanto com esta colecção, que teve de ser intitulada William Stout Collection devido a direitos de autor, como aliás já o tinha referido no meu artigo sobre a figura de He-Man desta mesma colecção, a Super 7 consegue o impossível e oferece aos coleccionadores quatro figuras emblemáticas sendo que três nunca tinha sido produzidas.


Desta vez apresento Skeletor ou Dark Despot Skeletor como foi intitulado na colecção.
A minha relação com as personagens de Masters of the Universe sempre pendeu mais para os vilões. Tal como acontece com a maior parte dos vilões, de séries como Star Wars, G.I.Joe, Thundercats e até dos diversos contos animados e não só da Disney, acabamos por ficar fascinados por eles sendo que são mais exóticos, elaborados e cheios de carisma.
Skeletor sempre foi o meu favorito. Claro que o He-Man é tão ou mais importante, como personagem e como ícone incontornável de todo Mito que é Masters of the Universe mas o Skeletor, sendo a personificação do Mal em Eternia sempre foi mais atraente e exótico e com um potencial muito mal aproveitado na série animada original.

O filme foi qualquer coisa e extraordinário e para quem não sabe, estreia em Portugal a 1 de Julho de de 1988. A primeira vez que vi este filme foi mesmo em casa, num antigo formato Betamax que obriguei o meu pai a alugar, um ou dois anos mais tarde. Escusado será dizer que vi o filme imensas vezes e que assim que pude, já adulto e independente, comprei o DVD que ainda hoje passa aqui em casa, volta e meia.



 A figura de Dark Despot Skeletor, personagem interpretado no filme pelo actor Frank Langella que é talvez a melhor representação de um vilão na história do cinema, é qualquer coisa de fabuloso. Alguns vão estar em desacordo mas é mesmo assim, no entanto para mim Skeletor é e sempre será o maior vilão de sempre.


 O detalhe é qualquer coisa de irreal nesta figura de Skeletor.
Todas as roupas incluindo capa, capuz, vestes, ornamentos e acessórios, foram feitos de tal maneira que podemos ver tudo, todas as caveiras, elementos metálicos, presilhas, detalhes metálicos das luvas e muito mais que se vai descobrindo sempre que se pega na figura e observamos melhor e com mais atenção.
A escultura da face está magistralmente bem pintada e esculpida e parece querer virar-se para nós a qualquer momento. Até os olhos apresentam o brilho maléfico que Frank Langella conseguir imortalizar para todo o sempre.


Dark Despot Skeletor vem com o seu fantástico Havoc Staff, com uma espada e com a lendária Cosmic Key. Como seria de esperar todos os acessórios são feitos de maneira incrível e como se fossem cópias directamente retiradas do filme.


E foi isso mesmo que aconteceu porque todo o design destas figuras foi baseado nas roupas que foram usadas pelos actores no filme. Neste caso em particular, muitos dos coleccionadores ficaram desiludidos porque o manto de Skeletor aparecia pintado de vermelho escuro, coisa que nunca aconteceu em nenhuma das versões das personagens, nos diversos tempos e formatos das séries de animação onde foram apresentados. Acontece que o veludo usado para fazer essa parte da roupa de Skeletor no filme era de um vermelho profundo que pouco ou nada se percebe no filme devido à luz ambiente e à escuridão natural imposta para a maior parte das cenas com Skeletor.
Sendo assim, o tom avermelhado está correcto e de acordo com o filme.


Esta é, mais uma vez uma figura de acção a ter muito em conta. Para além de ser uma figura de um filme é um autêntico festival de detalhes e está muitíssimo bem executada. Para quem ainda tinha dúvidas penso que as fotos falam por si e que vale mesmo a pena comprar estas figuras da William Stout Collection, quanto mais não seja porque são, em principio, as últimas figuras da série Masters of the Universe Classics.

1 comentário:

JF disse...

Gostaria de sugerir que criasse uma «newsletter», por forma a que os leitores possam receber as suas publicações via correio electrónico.

Obrigado