sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Masters of the Universe x Thundercats - Skell-Ra...

A união destas duas linhas está a mostrar uma qualidade sem precedentes.
É certo que, para alguns coleccionadores, estas decisões das marcas são estranhasce sem sentido mas, neste caso até que não ficou muito mau e podia ter sido muito pior.


Um dos grandes vilões dos anos 80 foi Mumm-Ra, o Sempre Vivo, na tradução mais literal. Esta múmia decrepita, que se refugia numa pirâmide negra, encaixada entre obeliscos e que se ergue no meio de um deserto inóspito do planeta Third Earth é uma das mais misteriosas personagens malignas da época.
Não se sabe quase nada deste ser maligno e só muito recentemente, com a série regular de comics americanos, editada pela Dynamite, se começa a levantar o véu sobre a possível origem de todo este mal.
Mumm-Ra é um feiticeiro de idade milenar e que habita o planeta desde sempre. Embora tenha um aspecto decrépito, pode mudar de forma invocando os Antigos Espíritos do Mal, transformado-se assim num colosso poderoso e ameaçador. Esta sua forma é temporária e, para recuperar as forças despendidas, tem sempre de regressar ao seu sarcófago.


Nesta história é Skeletor que, depois de consultar um antigo livro de magia, vai deslocar a Pirâmide Negra para Eternia e invocar para si, o poder dos Antigos Espíritos do Mal. Com esta nova infusão de poder o vilão espera atrair He-Man e os Thundercats para roubar a Power Sword e o Eye Of Thundera com a esperança de fundir as espadas e obter assim a possibilidade de ser o Senhor Supremo do Mal,  derrotar He-Man e ter acesso ao poder de Grayskull.
Assim, Skeletor transforma-se em Skell-Ra, uma mistura de dois vilões, que por acaso têm ambos a pele azul o que torna esta fusão de poder em quase perfeito.


A figura é, como referi acima, de uma qualidade superior. O material com que é feita apresenta-se sólido, pesado e com bons detalhes. 
Aqui podemos ter Mumm-Ra e Skell-Ra, sendo que o conjunto vem com acessórios que favorecem a transformação das duas personagens.


As duas formas são muito boas embora seja da opinião que a cabeça de Skeletor merecia detalhes mais acentuados, para fazer sobressair todos os detalhes da escultura.
Skell-Ra vem com a Espada de Plun-Darr, um artefacto poderoso que é, nada mais que a contraparte do Eye of Thundera.


De realçar o facto da capa ser reversível e muito fácil de mudar e posicionar. Toda a figura é totalmente desmontável, o que torna a "transformação" muito simples.
A articulação é muito boa e, embora não tenha qualidade Masterverse, serve o propósito na totalidade.


Com a figura vêm dois cartões de personagem com Skeletor e Mumm-Ra que, quando se viram e juntam formam uma ilustração de Skell-Ra.


Esta é uma linha que me atrai e que poderei vir a adquirir na totalidade, mais tarde. Por agora e principalmente por razões monetárias, vou concentrar-me nas personagens principais.
Recomendo este Skell-Ra para quem colecciona Masters of the Universe ou Thundercats pois têm sempre as duas hipóteses de ter ou um Skeletor diferente ou um Mumm-Ra perfeito.
Saberei mais sobre esta história na segunda série da linha com o mini comic que sairá certamente com as figuras.



quinta-feira, 28 de agosto de 2025

The Norseman...

A Icon Collectibles soma e segue.
As figuras inspiradas em personagens das ilustrações de Frank Frazetta estão a deixar o mundo dos colecionadores de figuras de ação muito impressionados.
Depois de apresentar aqui o excelente Dark Wolf, não resisti em reservar para mim este Norseman!


Inspirado num quadro de 1972 com o mesmo nome, esta é uma das figuras perfeitas, de uma linha que merece toda a atenção.
No quadro não se consegue perceber muito bem que personagem é aquela que parece desafiar uns seres encapuçados mas estou em querer que a Icon se foi inspirar em outras obras do mestre ilustrador para poder extrair este aspeto incrível a esta figura de ação.
Para os conhecedores da obra de Frazetta, ilustrações como a famosa Dark Kingdom poderão ter sido a derradeira inspiração para a figura deste guerreiro do Norte.

The Norseman 1972 - Frank Frazetta

A figura vem numa caixa especial e trás imensos acessórios, tal como aconteceu com o Dark Wolf.
Para além dos quase infinitos pontos de articulação, podemos contar com uma cabeça extra, dois tipos de cabelo para mudar, um escudo, duas espadas (curta e longa), um cajado, uma bracelete decorada, uma tanga extra com cinto, uma capa incrível em pelo e tecido, um cinto de espada, quatro pares de mãos, um elmo e um colar.
Todos estes acessórios servem para podermos expor a nossa figura perfeita da melhor maneira possível.


Com este tipo de articulação as possibilidades são quase infinitas e não é fácil escolher a melhor maneira de por esta figura lá na prateleira.
A Icon planeia por muitas outras personagens de Frazetta à disposição dos colecionadores, embora os preços não sejam os mais simpáticos.
Este Norseman está esgotado no site oficial e pode ser adquirido apenas nos normais sites alternativos.



Os detalhes, a facilidade de mudar as peças, a escultura, a articulação dinâmica e a capacidade de desmontarmos a figura na sua totalidade dão a este Homem do Norte um valor que é quase único.
Estamos perante figuras de ação com tal perfeição que justificam o seu preço na totalidade!
Esta é uma figura que requereu algum sacrifício para a conseguir mas não me arrependo absolutamente nada de a ter aqui na estante, junto e ao Dark Wolf e a outras figuras de fantasia.


Não gostei particularmente de uma das tangas que temos para mudar na figura mas é um gosto particular e reconheço que é um acessório muito bem feito.
No geral é uma figura muito, muito boa e estou a planear adquirir mais umas quantas figuras destas linha.

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Masters of the Universe Loyal Subjects Séries 2 - 200X Zodak (Chase figure)...

Tenho a certeza de que existem colecionadores que nunca viram isto, embora eu tenha falado destas figuras quando as mesmas saíram para o mercado em 2017 e uma série 2 que só apareceu por cá em 2020.
Este Zodak era uma das figuras que tinha perdida no fundo do baú e nunca figurou nas minhas breves análises deste blogue.


Não sei propriamente a razão do esquecimento mas existem situações que, por vezes me escapam totalmente.
Aqui, no design caricaturado de Loyal Subjects, apresento um Zodak com "K" que é, nada mais que uma versão da personagem como aparece na série de animação de Masters of the Universe de 2002.
Este Zodak, apesar de ser um individuo negro, tem umas tatuagens coloridas e fosforescentes nos braços e pernas que o distinguem do Zodac (com "C"), que conhecemos das figuras e dos comics originais.


Como referi em relação às figuras anteriores já mencionadas aqui no blogue, as figuras são excelentes, com ótima escultura, acabamentos e acessórios relevantes, como é o caso de Zodak que vem com a sua lança energética e a familiar pistola de raios, assim como são pequenas e articuladas.
As figuras são vendidas no formato Blind Box e são acompanhadas de um pequeno cartão de identificação que vem também com a lista das figuras da série, sendo neste caso a segunda série.
Esta é também uma das figuras raras desta série que é denominada "Chase Figure".



terça-feira, 26 de agosto de 2025

Leituras do Best - Wings...

Não tenho como objetivo de vida conhecer todos os grandes autores de banda desenhada.
Todos os dias leio BD. Sejam álbuns novos, velhos, comics, revistinhas, gibis, fanzines e tantas outras formas que esta forma de leitura pode tomar.
Por vezes encontramos coisas que, mesmo não se inserindo diretamente no estilo, pode até ser considerado tendo em conta a maneira como é contada a história.


Wings é um livro de Shinsuke Tanaka que poderia ser inserido na categoria de livro ilustrado ou de banda desenhada.
Tenho esta pérola desde 2006 e foi um livro que me recomendaram na livraria BD Mania quando pedi por algo diferente.
O livro tinha acabado de sair e foi uma grande compra.
Shinsuke Tanaka é um autor do qual não sei absolutamente nada. Já procurei pela sua biografia em diversos locais online e só consegui saber que nasceu em 1964 e que é um ilustrador japonês.


Em Wings, acompanhamos a historia de um velho agricultor que, no regresso de um dia de trabalho, encontra um cachorro, numa caixa de cartão à beira da estrada. Depressa descobre que o cão não é uma criatura comum, porque tem asas.
A partir desse momento, a vida deste velho agricultor e da sua esposa, passa a ter mais um membro que lhe vai trazer imensa alegria e embaraço.
Não é propriamente uma história feliz mas trás uma grande mensagem associada sobre amizade e a natureza das coisas. 


Desenhos muito bons e sem qualquer texto, este é um livro de que tenho alguma estima e que já foi folheado muitas, muitas vezes.
A narrativa profundamente dramática é aqui conseguida com uma mestria sem igual e fazem deste desconhecido Shinsuke Tanaka, um dos meus ilustradores favoritos.


Esta é uma primeira edição de 2006, com 80 páginas, em capa dura e a preto e branco.
A editora é a Purple Bear Books.