segunda-feira, 11 de março de 2024

Masters of the Universe Megaconstrux - Castle Grayskull...

A quantidade de Castelos de Grayskull que tenho na minha colecção de Masters of the Universe é significativa e por mais que tenha muitos exemplares desta fortaleza imaginaria, o fascínio de existir um local que é o centro do poder mágico do Universo, mesmo que seja apenas uma fantasia, continua a exercer em mim o mesmo tipo de mistério.


Penso que, como coleccionador, haverá sempre mais um Castelo de Grayskull por aqui e espero, muito em breve ter o meu espaço preparado para a exposição dessas tão fascinantes fortalezas do mistério.
Esta nova e muito esperada ideia de um Castelo em "Lego" é só fabuloso.
Demorou 2 dias inteiros a construir mas apesar de ter ficado com os dedos doridos de encaixar peças, o resultado é um Castelo de Grayskull cheio de grandes possibilidades.



Os detalhes adaptados para estes blocos Megaconstrux devem ter dado grandes dores de cabeça ao designers da empresa americana.
Mas o trabalho deu grandes frutos e o resultado é uma peça à escala das figuras Masters of the Universe da marca, bastante pesada, perfazendo um total de 3500 peças que, depois de colocadas no lugar certo, nos proporcionam uma viagem única pela fortaleza dos mistérios que, caso ainda não tenham lido aqui nas minhas análises é, muito provavelmente, o melhor playset do mundo!


Esta é uma aquisição tão espectacular  que e a surpresa começa logo pela sua embalagem.
A caixa é um espetáculo de arte Megaconstrux, readaptada ao formato dos blocos e imitando a ilustração original da caixa do Grayskull Vintage, trocando algumas personagens e dando importância às figuras que vêm com este conjunto.
No entanto é no abrir da caixa que começam as grandes surpresas.


O interior da caixa também vem decorado e as peças vêm armazenadas em 4 caixas mais pequenas e numeradas, totalmente decoradas com diferentes personagens MOTU, num estilo retro que é uma mais valia para este conjunto.


Cada uma destas caixas vem com as peças que vão constituir um dos mais detalhados Castelos de Grayskull de sempre!
A acompanhar vem também um enorme livro de instruções, de tal forma decorado que poderia ser um dos preciosos volumes encerrados na fortaleza.


Todo o design desta versão aponta para referências a outras versões de Grayskull e o aspecto basico e facilmente reconhecível continua lá, em grande estilo.
A porta/ponte levadiça é espectacular e cheia de dentes, como manda a tradição.
Todo o exterior, nas duas partes que se abrem, apresentam um conjunto familiar de detalhes que marcam o aspecto do castelo e que está muito bem pensado e concebido.
De destacar o pequeno parapeito do lado esquerdo, a meio da torre, que dá para uma porta secreta lateral com ligação direta à sala do trono.


No interior podemos contar com a com a masmorra, o elevador, a sala do trono e a sala de vigilância.
Junto às torres está a bandeira e do outro lado o canhão defensivo que são elementos simbólicos e essenciais para seguir o design e tradição deste conjunto.
A meio da plataforma está o local secreto onde se esconde a Orbe do Poder no seu pedestal próprio (ideia retirada da versão MOTU Classics da fortaleza e que já foi usada também na versão MOTU Origins do Castelo de Grayskull!)


Logo ao lado da sala do trono, existe um espaço que poderia passar por ser o quarto da Sorceress e foi onde coloquei a Zoar no seu poleiro sendo esta uma das figuras que vem com este Castelo. Esta sala é a que tem a porta secreta que dá para o parapeito exterior.
Logo a seguir a sala do trono vem com aspecto muito semelhante à original, apresentando as bandeiras, alçapão funcional que dá para a masmorra, elementos eletrónicos e a armadura espacial, que aqui é um desenho impresso numa placa transparente (bem que podiam ter feito uma figura para posar ali!)


No andar junto à porta do Castelo existe uma divisão onde coloquei o Estafermo (é aquele engenho de treino para quem não sabe), apresentando-se como uma pequena sala de treino e logo do outro lado a dita masmorra que no interior tem umas correntes suspensas, uns braços monstruosos cor de rosa e quase impossíveis de ver da porta, ficando a faltar a famosa grade do fosso conhecido como Dwell of Souls.
A escada também está presente assim como a sala do elevador, e a sala superior de vigilância, onde se encontra a tecnologia e ecrãs que vigiam o planeta.


Esta versão de Grayskull vem com vários acessórios e mobiliário que muito surpreende pela semelhança com os designs originais como pela novidade.
A Zoar com o seu pequeno poleiro foi uma boa surpresa mas depois temos dois Weapon Racks carregados de armas para as figuras e o Estafermo, que referi acima.


Com o conjunto vêm ainda cinco personagens para montar e para exibir a gosto.
He-Man, Skeletor, Sorceress, Green Goddess, Man-at-Arms e uma versão vermelha do Beastman que, juntamente com a Green Goddess, são as grandes mais valias deste Castelo Megaconstrux!


Todo o conjunto está espectacular e poder colocar estas figuras super articuladas e tão pequenas em diferentes poses e locais do castelo dão ainda mais "valor" a um conjunto de 3500 peças Megabloks!


Esta foi uma aquisição tardia mas que me fez poupar muito.
Por vezes, resistir aos impulsos do "comprar assim que sai" dá bons resultados embora seja um risco para algumas destas peças que desaparecem muito rapidamente dos mercados normais.


Quem tiver possibilidade, recomendo muito a aquisição deste conjunto. 
Não só pelas peças exclusivas (as figuras) mas também pelo espectacular aspecto do castelo e da facilidade de exposição em relação às outras versões maiores.