sábado, 9 de março de 2024

Leituras do Best - O Grande Gatsby...

Quando qualquer obra literária é adaptada, seja à banda desenhada, cinema ou ao teatro é de esperar grandes cortes, passagens ignoradas e acontecimentos revistos e modificados ou mesmo apagados da narrativa.
Com o Grande Gatsby já aconteceu isso tudo e ainda mais...


No entanto existem excepções e desta vez, a derradeira adaptação poderá mesmo ser o livro que mostro neste artigo que, em análise é um grande exemplo de uma obra da nona arte que vai enriquecer as prateleiras de qualquer colecionador de banda desenhada e de livros, que aprecie em pleno os grandes romances do milénio passado!


Este é um Gatsby denso, mas voamos na narrativa e só pela delícia que é navegar nas ilustrações do Jorge Coelho e na sua interpretação dos anos 20 americanos, é um livro que é obrigatório em qualquer casa, coleção, escola, universidade e biblioteca.
A arte é única e retrata na perfeição os estilos e modas desses "loucos" anos 20.


Considerada uma das grandes obras da literatura mundial, esta é uma adaptação que merecia um Eisner! 
Li o romance de F. Scott Fitzgerald vai fazer mais de década e meia e na altura foi como ler rápido demais Os Maias de Eça de Queiroz, ou mesmo a Odisseia de Homero.
Fiquei com uma luzes, uma ideia da narrativa e dos acontecimentos, uma impressão única dos ambientes e das personagens.
Com o filme de Baz Luhrmann em 2013, bebi os ambientes, deslumbrei-me com as personagens e recordei a narrativa mas, com esta adaptação das editoras A Seita, Comic Heart e Nona Literatura posso dizer que estive lá, vivi a história e convivi com todos os intervenientes deste romance que é uma enorme crítica ao sonho americano, ao amor impossível e a uma época única da história da América e do mundo!


A dinâmica gráfica é inigualável na arte do Jorge.
As cores são excelentes e o próprio livro é um pequeno monte de papel que é altamente colecionável e bem feito.
Não tenho nada a apontar de mau nesta edição e posso desde já garantir satisfação total mesmo para aqueles que, como eu, não dão total preferência a este género de literatura ou novela gráfica.
Este volume de 176 páginas, adaptado por Ted Adams e Jorge Coelho é uma refeição completa da banda desenhada com direito a sobremesa e café com "cheirinho".


Adquiri este meu exemplar na loja Dr.Kartoon em Coimbra e posso desde já garantir de que gostei muito e foi uma das melhores compras de banda desenhada que fiz no ano de 2023!