sábado, 2 de março de 2024

Masters of the Universe Classics - Dylamug...



O nome não diz muito a uma grande quantidade de coleccionadores mas Dylamug é uma das mais incomuns e exóticas personagens da série She-Ra: Princess of Power.
A quantidade enorme de personagens robóticas nestas séries da Filmation são um dos grandes fenómenos dos anos 80.
Qualquer série de ficção científica das décadas de 70 e 80 acabariam por conter personagens que eram obrigatoriamente robôs ou ciborgues.
Os exemplos são mais que muitos. 
Séries e filmes como Star Wars e Transformers são as mais redundantes mas mesmo em outras séries, as personagens deste tipo estão quase sempre presentes.
Na série da She-Ra, o próprio Hordak é uma espécie de ciborgue hibrido meio-vampiro e meio-máquina, com a capacidade de se transformar em diferentes veículos e dotar os seus membros de armas altamente tecnológicas e perigosas.

Dylamug no episódio "Duel at Devlan"

Dylamug é um dos lacaios robóticos de Hordak.
Escrevo um dos lacaios porque sabemos que a maior parte do exército da Horda é constituído pelos famosos Horde Troopers e que estes, ao contrário dos Troopers de Star Wars, são todos robôs.
Este estranho personagem de com a cara no meio do corpo começou por ser uma espécie de Droide diplomata originário do planeta Robotica quando foi capturado e reprogramado por Hordak.
Talvez por pura diversão, o senhor do Império da Horda deu-lhe uma nova personalidade hedonística e malévola, fazendo com que se deleitasse com actos e apetites perversos.


Dylamug acaba por ser muito mais do que um simples Horde Trooper e detém algumas qualidades que o vão diferenciar dos demais lacaios de Hordak, temendo apenas a presença da Shadow Weaver por razões desconhecidas.
Esta é uma personagem que aparece apenas em 3 episódios de She-Ra (nomeadamente no episódio 6 "Duel at Devlan", no episódio 87 "The Inspector" e no episódio 90 "Shades of Orko") e é uma figura espectacular desta colecção Masters of the Universe Classics, integrada na Collectors Choice.


Esta é, em toda a sua dimensão, uma das grandes figuras que marcaram o final da era Masters of the Universe Classics pelas mãos da Super 7!
É uma grande conquista para os colecionadores e uma aquisição que não deixa ninguém indiferente!
Dylamug, na sua simplicidade é uma figura de ação exótica, cheia de detalhes, articulação e uma característica única, só comparável, em parte, ao Man-E-Faces.


A quantidade de expressões possível nesta figura é do melhor, principalmente devido à engenhosa face que é constituída por discos que rodam e permitem as mais variadas hipóteses de expressão.
São 9 as caras que podemos dar a esta figura o que é inédito em figuras Masters of the Universe.
É a primeira vez que esta personagem aparece em formato figura de ação e embora a articulação seja ligeiramente mais limitada, serve o seu propósito.


A figura vem com dois acessórios que são basicamente peças para substituir na decoração e acção.
Estes logótipos da Horda podem ser facilmente substituídos e apresentam diferenças que podem ser significativas para o colecionador e claro, mudadas a gosto.
Um destes logótipos apresenta-se com uma forma diferente, fazendo com que a personagem seja exposta a disparar um raio da sua testa, como acontecia na série animada. (ver imagem acima!)


A atenção aos detalhes é boa, embora simples e baseada na série da Filmation e o facto de ter os transístores e os díodos no topo da cabeça completamente transparentes dão um toque de detalhe incrível e ao mesmo tempo retro a uma personagem que pretende ser um robô altamente avançado! Só faltava terem luz, o que teria sido uma grande ideia!


Dylamug é uma personagem que saiu em 2017 pelas mãos da Super 7 e pertence à segunda série da colecção Collectors Choice de Masters of the Universe Classics.