sexta-feira, 12 de maio de 2023

Masters of the Universe - New Eternia He-Man...

Eu sei que, na maior parte das vezes, os meus leitores e até amigos  não conseguem compreender porque me atraso nas análises que faço às figuras que vou recebendo de Masters of the Universe. 
Já o expliquei aqui, por diversas vezes e, para lá dessas razões já referidas em outros artigos, por vezes sinto que ainda não é a hora de falar desta ou daquela personagem.
Por vezes é preciso o momento certo para falar de uma personagem e agora acertei em cheio no meu instinto.


New Eternia é o nome da sub linha de Masters of the Universe, incluída na maxi linha Masterverse, que engloba, para já, Revelation e New Eternia.
As figuras New Eternia são personagens repensadas em outro estilo, design e universo alternativo e, logo que este He-Man foi apresentado, acabou marcado imediatamente pelos fãs como Viking He-Man.

Até há poucos meses nada se sabia destas personagens New Eternia e onde se inseriam. 
Eram fantasias cheias de grandes ideias que já sabíamos (nós coleccionadores), que poderiam ter um grande potencial narrativo e que apelavam à ideia original de Torak, que Mark Taylor concebeu anos antes de sequer pensar em trabalhar como Concept Artist na Mattel.

Capa alternativa do Masters of the Universe: Masterverse #3 com arte de David Rubin.
(Dark Horse 2023)

Com a publicação do Comic Masters of the Universe: Masterverse #3, surge um conto onde este Viking He-Man, denominado Adam Randorson, faz a sua aparição.
Na história, Adam o suposto filho favorito de Randor The Red, agora caído em desgraça, naufraga o seu Drakkar depois do que parece ser uma noite de folia e uns copos a mais. Acompanhado de Stratos, Man-E-Faces e Ram-Man, reparam que encalharam o seu navio na Ilha de Gray Skulls.
Aqui os companheiros descobrem que o tenebroso feiticeiro Skeletor que, no interior cavernoso da Ilha se encontra a forjar uma espada com os fogos  caóticos do coração do mundo, retirados do próprio Ginnungagap, e exigindo os segredos da ilha de uma Sorceress que se encontra aprisionada por Trap Jaw.
Depois de uma má decisão, Adam acorda ao som dos seus companheiros a serem massacrados pelo pelo poder da espada, é então que se transforma num Berserker e derrota Skeletor retirando do seu poder a espada amaldiçoada. 
É então perante a etérea Sorceress que se compromete a guardar para sempre os segredos da Ilha de Gray Skulls, assim como a espada que contém um terrível poder que, nas mãos erradas, pode acabar com a existência.


Cimenta-se assim a lenda que os fãs classificaram e que o argumentista Tim Seeley poderá ter aproveitado para contar esta história cruel da origem deste He-Man.


No fundo, esta figura não é um conceito completamente novo ,tendo em conta os primeiros protótipos e esboços da figura original, da autoria de Mark Taylor, que sempre mostrou a personagem como um guerreiro bárbaro de elmo com chifres.
Inspiração à parte, esta é uma das mais recentes figuras de He-Man e uma das mais surpreendentes.


Com detalhes primorosos e muito boas ideias, este é um He-Man diferente que remete para o quase primitivo e que roça o medieval, embora um pouco mais antigo e simples.
A simbologia e familiaridade da armadura e roupagens estão lá, mas acrescentam as ombreiras em metal dourado, botas e "calção" mais rústicos.


A braceletes estão lá e com a figura vem ainda um machado e uma Power Sword diferente.
É o elmo que lhe dá toda diferença sendo que é inspirado no famoso protótipo e que até tem as joias da mesma cor!

Foto do protótipo perdido de uma das primeiras figuras do que viria a ser o He-Man.
(Anos 80, cortesia da Power and Honor Foundation)



Um detalhe excelente é a faca que tem na bota e que pode ser usada em qualquer das mãos.
A figura vem ainda com um par de mãos para substituir e uma cabeça extra sem o elmo.


Este é um He-Man versátil, quase perfeito e uma figura de estreia de um novo universo que a torna muito, muito importante para o colecionismo e para a história da linha Masters of the Universe.
Encontrar esta figura poderá ser fácil por agora, mas é uma das que, de futuro vai ser muito procurada.
Os detalhes fazem toda a diferença.


A articulação é do melhor e atrevo-me mesmo a dizer que este é um dos melhores He-Man do mercado neste momento.

Arte do Backcard de New Eternia He-Man por Nate Baertsch