sexta-feira, 26 de maio de 2023

Masters of the Universe Classics - Club Grayskull - Filmation Mer-Man...

Volta e meia o circulo completa-se e vejo-me novamente a falar sobre personagens que toda a gente conhece e que existem como figura de acção em imensas linhas MOTU.
Não foi há muito tempo que fiz aqui uma análise de uma figura do Mer-Man.
Na altura referi que voltaria à personagem mais algumas vezes e agora volto a escrever o mesmo. Apesar desta versão Classics, pertencente à sub-linha Club Grayskull, ter sido concebida com o design da Filmation, não é nem será a última figura do Senhor do Mar de Rakash.


Esta versão de Mer-Man é concebida para se parecer o máximo possível com o aspecto da personagem na série animada He-Man and the Masters of the Universe da Filmation, como acontece com todas as figuras Club of Grayskull.
É no episódio "The Diamond Ray of Desappearence", episódio piloto e o primeiro episódio da série exibido na Europa (na América foi o quarto episódio!), Skeletor convoca, nos primeiros minutos, os seus guerreiros revelando parte do seu habitat e origem e onde Mer-Man surge a lutar com um enorme peixe, num pântano fétido e no meio de uma floresta tenebrosa.

Mer-Man no Episódio "Diamond Ray of Desapearance"

Aqui, Mer-Man é apresentado como Senhor da Água, Mestre dos peixes, lagos e rios.
Nada refere, pelo menos neste episódio, que pertence à realiza subaquática de Eternia ou que controla o Mar de Rakash.
Tem o poder de controlar telepaticamente as criaturas aquáticas e manipular as marés e as ondas.


Ocasionalmente apresenta-se com um tridente que emite raios de energia e consegue ser mais bem sucedido quando não está a seguir ordens de Skeletor.
Tem dentes afiados como lâminas, fala de maneira estranha e gorgolejante e uma tendência para deixar algas no seu caminho.


Nesta versão, Mer-Man é a figura de sonho da maior parte dos coleccionadores, principalmente daqueles que são grandes admiradores dos episódios Filmation.
Esta é uma figura perfeita, com detalhes simplificados mas fiel ao aspecto que tem na série.


A articulação é a habitual das figuras Masters of the Universe Classics, pinrura esta excelente, pelo menos no meu exemplar e a escultura da face não podia estar melhor.


Mer-Man vem com a Espada de Rakash, que conhecemos da figura vintage e que aqui se apresenta com bons detalhes. Vem ainda com a Lança de Rakkul, que contém a Crimson Pearl (não vou explicar aqui a otigem desta arma pois já o fiz anteriormente num outro artigo, podem sempre ver o episódio "Teela's Quest" para ficarem esclarecidos!) o design foi adaptado para a personagem poder segurar a Lança sem problemas. 


O terceiro acessório foi um desafio para conseguir encontrar uma referência.
Este Blaster ou Ray Gun, aparece em diversos artigos referenciado com Freeze Ray Gun, no entanto e depois de consultados todos os documentos, livros imagens e episódios Filmation, tive de recorrer à ajuda profissional do grande James Eatock que, em poucos minutos e de memória, me deu referências desta arma que me tinha escapado totalmente tendo em conta que aparece apenas por alguns segundos no final do episódio "Island of Fear". Mer-Man e Whiplash seguram duas armas semelhantes e disparam os seus raios congelantes contra os heróis de Eternia.

Whiplash e Mer-Man com as Freeze Ray Guns no episódio "Island of Fear"

A figura acerta até na cor índigo que a figura apresenta na série animada (já expliquei aqui, noutro artigo, porque é que o Mer-Man Filmation é azulado!)
No geral é uma figura excelente, que não está nada barata nos mercados virtuais e que adquiri há Super 7 em 2017, quando saiu para o mercado.


Na minha opinião, este é o Mer-Man mais aproximado ao aspecto Filmation. As proporções estão perfeitas, a suavidade dos detalhes são óptimos e os acessórios bem escolhidos e icónicos.
Masters of the Universe Classics continua a ser uma das minhas linhas MOTU de eleição, contendo personagens perfeitas.

Detalhe da parte traseira da caixa de Mer-Man