segunda-feira, 15 de maio de 2023

Leituras do Best - Colecção Clássica Marvel Vol. 56 - Thor "Os Deuses também podem fraquejar"...


Estou perante um volume de tal maneira épico que é quase demais.
Nota-se perfeitamente que Jack Kirby estava a atingir um nível extraordinário e aproximava-se do seu auge de tal forma que eclipsava na totalidade toda a arte de outros seus colegas na Marvel.
A mestria narrativa e a dinâmica que apresenta nestas histórias é de louvar e se eu conhecia pouco a arte deste grande mestre, estou mesmerizado com este volume.


Thor continua com as suas aventuras e o drama da sua paixão por Jane Foster.
Para complicar, acontece de tudo e aqui vemos desvendados alguns dos argumentos iniciais que se tinha iniciado em algumas das anteriores histórias.
Tudo acontece tão subitamente interligado que revela muito bem no que o Universo Marvel se estava a tornar.


Neste volume teremos ameaças tão titânicas que são quase demais para o Deus do Trovão.
Entre o perigo da conquista planetária e um planeta inteligente, só mesmo o Alto Evolucionário para nos deixar completamente de rastos e a desejar mais.
A história de Ego, o planeta vivo é um espetáculo quase estroboscópico, se é que tal seria possível nos anos 60 e um festival de detalhes e imaginação inigualável.
Quase em estranha coincidência, o aparecimento do Alto Evolucionário vem responder a perguntas dos que foram ver aos cinemas o volume 3 do filme Guardiões da Galáxia e que nunca se cruzaram com as histórias desta personagem controversa.


Misturadas nas histórias principais deste volume, estão ainda as famosas Lendas de Asgard, contos curtos, também com arte de Kirby e que complementam o entendimento do passado de Thor e das personagens que rodeiam toda esta nova mitologia nórdica Marvel.


Podemos contar com 128 páginas cheias de arte e emoção, com Stan Lee e Jack Kirby aos comandos assim como, mais uma vez, respostas às ancestrais perguntas sobre eventos e personagens até então obscuras e misteriosas.
No próximo volume, voltam as aventuras de Daredevil, com mais mistérios para resolver!