domingo, 24 de maio de 2020

Masters of the Universe Filmation Style - He-Man (Gold Statue)...

Todos os coleccionadores de Masters of the Universe sabem que existem imensas versões alternativas das principais personagens desta linha de figuras de acção.
Normalmente, as versões alternativas ou variantes existem por causa de uma armadura, acessórios ou, por vezes por causa de um erro na pintura derivado ao tipo de país em que foram fabricados.
As variantes multiplicam-se assim exponencialmente e ter todas essas figuras com todas essas diferenças é, por vezes, uma missão de vida para alguns coleccionadores.


Depois, existem as versões alternativas que são "impostas" pelas marcas e que só as adquire quem realmente tem curiosidade por elas ou porque se tratam de versões que transformar a figura em algo de realmente espectacular.
Neste caso, o He-Man (Gold Statue) é uma variante real, ou seja, é uma versão da personagem que existiu realmente e que aparece no episódio "The Shapping Staff" (episódio 2 da primeira temporada da série original da Filmation, 1983).


"Durante um jantar no palácio Real de Eternia, Orko prepara-se para entreter os reis Randor e Marlena, Adam, Man-At-Armas e Teela quando é interrompido pela chegada de uma bela mulher que se intitula de Magestra e pretende substituir Orko entretendo a família real com as suas ilusões.
Impressionados com o seu talento para a magia, Randor convida Magestra a ficar no palácio mais algum tempo. Orko fica desconfiado e descobre nas masmorras que Magestra é na realidade Evil-Lyn e que Beast-Man se está a fazer passar por Randor.
Possuidora do Shapping Staff, Evil-Lyn revela-se e transforma o Rei num Bode e Orko num Grilo. No entanto Orko consegue avisar Adam e Cringer da situação e quando He-Man e Battle Cat confrontam os vilões, He-Man acaba transformado numa Estátua de Ouro pelo poder do Shapping Staff..."

São estes os acontecimentos que levam a Super 7 a criar esta figura alternativa de He-Man como estátua de ouro e que fez furor entre os coleccionadores mais fieis e seguidores dos episódios Filmation.
Penso que foi uma boa surpresa, principalmente porque a figura tem o design Vintage e os detalhes realçam muito com o dourado.


A figura mantém toda a articulação e até os acessórios são dourados.
Por isso podemos contar com a Power Sword, Half Power Sword e com o escudo em dourado, com exactamente o mesmo tom da figura.


Com estas figura vem também o Art Card que acompanha todas estas figuras, mas desta vez e com muita pena minha, não representa a estátua dourada do He-Man mas é um cartão igual ao que a figura Normal de He-Man trazia. Penso que é uma grande falha da Super 7 nesta caso particular sendo que é uma figura alternativa e que merecia mais um desenho exclusivo, até porque estes Art Cards são excelentes para emoldurar e ficariam muito bem num quadro com as variantes ou mesmo individualmente.


Esta é uma figura que pertence a série 3 da colecção Masters of the Universe Retro Filmation da Super 7 e andou no mercado em 2019.


Sem comentários: