sexta-feira, 28 de maio de 2021

Re-Animated Spawn...

A minha relação com o Spawn é grande.
Não é uma relação tão profunda como a que tenho com o Homem-Aranha mas é de longe a mais completa. Escrevo isto porque acompanho as aventuras deste anti-herói desde o primeiro momento em que aquele primeiro número surgiu em Portugal.
Os meus gostos de banda desenhada sempre foram muito virados para a Marvel e quando em 1992, ao entrar na minha loja de banda desenhada (BD Mania) e me apresentaram o Spawn, olhei para aquela capa com o sobrolho franzido.
A arte no interior era qualquer coisa de fabuloso e já conhecia o traço de Todd McFarlane das aventuras do meu Homem-Aranha.
Arrisquei e levei o primeiro número e até hoje ainda não perdi um único exemplar desta saga dos "infernos".
Claro que uma coisa leva a outra e meses depois lá trouxe a primeira figura de acção do Spawn e fui colecionando até hoje, sempre que podia, as figuras de acção da McFarlane Toys e da personagem ou personagens deste universo tão estranho e sombrio.
Com o tempo as figuras foram ganhando uma qualidade tal que tronaram-se objectos de colecção por todo o mundo, algumas chegando a valer muito dinheiro hoje em dia.


O caso deste Re-Animated Spawn foi um daqueles que na altura, em 1998 já com a colecção na série 12, não consegui adquirir por razões monetárias. 
Passados 23 anos consigo um exemplar para a minha colecção e não estou nada arrependido desta aquisição tardia.
A figura é um assombro de detalhes e vem com uma pequena biografia que a põe no Spawn Universe, como costumava acontecer com as primeiras figuras. 


"Com pedaços de osso, tecidos apodrecidos e uma dose mínima de Necroplasma, nasce uma criatura de proporções disformes. O ingrediente final foi uma secção de tecido cerebral de um executor Nazi da Segunda Grande Guerra chamado Von Ryker.
O Re-Animated Spawn, construído com restos de um Hell-Spawn e metal orgânico acrescentados pelo maléfico Dr. Rynegruber, ele próprio um produto reanimado da antiga Alemanha, trazendo ao mundo uma máquina maléfica e conspurcada de puro mal, pronta para a matar e com o objectivo de cumprir as ultimas ordens do Terceiro Reich com este ser que é impossível de matar!"


O Re-Animated Spawn vem com um machado terrífico que lembra um osso gigantesco cravado de metal retorcido, uma cabeça decapitada e uma espécie de mochila com asas metálicas e articuladas.
Toda a figura é um conjunto de pedaços aleatórios de várias coisas estranhas e uma mistura entre cibernética, zombie e demónio muito ao estilo do monstro de Frankenstein.
Os detalhes estão por todo o lado e a simbologia de Spawn e do universo da personagem estão espalhados um pouco por todo o lado nestes detalhes.


A figura pode dobrar as asas de diversas formas embora estas peças sejam de tamanhos diferentes e sem grande possibilidade de serem mesmo asas e parecendo mais uma espécie de apoios à defesa da personagem.


A articulação, por acaso até nem é muito má mas a necessária para dar a solidez à figura e estabilizar a peça quando está exposta. Os diferente tubos e cores dão um aspecto único a este Spawn e parece-me que é uma das mais loucas figuras da McFarlane Toys destas linhas Spawn.
Esta figura é uma das peças mais detalhadas dessa época e um grande orgulho para qualquer colecção de figuras de acção.
O Re-Animated Spawn pertence à série 12 de Spawn e aparece no mercado em 1998.

Sem comentários: