sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Masters of the Universe Classics - Granita...

Esta foi uma das figuras mais desejadas de ser ver concretizada em 2018.
A Super 7 impressionava os fãs com a mestria da escultura e a execução na maior parte das figuras da colecção Club Grayskull e as figuras seguintes teriam de exceder as expectativas.
A Granita foi uma das personagens dos lendários Rock People que, embora tenha aparecido em dois episódios da série original de She-Ra Princess of Power, nunca tinha sido concretizada em figura de acção.
Assim os coleccionadores escolheram e a personagem ganha solidez em Outubro desse ano com uma figura de acção que deveria impressionar os coleccionadores...eu escrevi deveria!


Embora esteja aceitável para alguns, penso que esta foi a pior figura lançada durante o "reinado" da Super 7. 
Impõem-se uma explicação mas, como sempre, prefiro começar por mostrar aqui quem é a Granita, e porque é que se torna numa das escolhidas de uma colecção enorme de figuras de acção dedicada a Masters of the Universe.

Granita no episódio "The Light os the Crystal"

Granita é um dos Rock People que chega  Etheria juntamente com seu pai adoptivo Stonedar e o seu irmão Rokkon.
A personagem aparece pela primeira vez no episódio 44 de She-Ra Princess of Power, intitulado "The Rock People".
Neste episódio os três exploradores chegam a Etheria vindos de Geolon, o seu planeta Natal que se encontra em perigo. O Sol desse sistema solar está a entrar em colapso e eles procuram um novo mundo para abrigar o seu povo condenado.
Mas Etheria não é o que pensam e este povo pacífico entra em conflito com Hordak e quase desistem quando She-Ra e a Rebelião os ajudam e os convencem a habitar o vale rochoso de Spikeheart.
Granita aparece mais tarde no episódio 54 "The Light of the Crystal" onde ajuda She-Ra a livrar-se de uma armadilha engendrada por Catra.

Bow, She-Ra, Granita, Stonedar, Rokkon e Agho de
 frente para o Spikeheart Valley no episódio "The Rock People"

No entanto a biografia de Granita, que vem com a figura esta figura MOTU Classics, conta que ela e o seu irmão Rokkon foram criados pelo seu mentor Stonedar no planeta Geolon muito antes do mesmo ter sido devastado por Horde Prime e os seus maléficos exércitos. 
Embora os Guerreiros Cometa estivessem espalhados pelo espaço, Granita sempre seguiu Stonedar que consegue resgatar a sua Pedra do Sol e a usa para transportar todo o seu povo para Eternia.
Quando chegam ao novo planeta Granita descobre que este está prestes a ser invadido pela Horda. Com a vontade de Rokkon de se juntar à luta por Eternia, Granita consegue convencer o pacífico Stonedar a apoiar o povo de Eternia e salva-lo de um destino igual a Geolon.
Depois da Segunda Derradeira Batalha, Glimmer, Granita e muitos outros Guerreiros Cometa viajam para Etheria onde têm acesso ao Mundo Cristalino onde desenvolvem habilidades novas e surpreendentes. É principalmente com a ajuda das Star Sisters e da rainha Queel Zal do Mundo Cristalino, que Granita ajuda a defender a Barreira de Luz da perfídia mágica da Shadow Weaver e de outras forças malignas que tentavam usurpar o poder do Mundo de Cristal.
Granita é, mais tarde, escolhida por Stonedar para o suceder na liderança do seu povo.

A história é muito diferente aqui e claramente adaptada para uma nova compreensão do universo e das personagens inseridas no mesmo.
Mas, é principalmente pelo aspecto que a personagem tem na série da Filmation que os fãs escolhem Granita para fazer parte da série Collectors Choice da Super 7 deste ano.
É aqui que a famosa empresa produtora de figuras e que nos trouxe tantas maravilhas, desilude os fãs com uma figura com alguns problemas de concepção e design.


Granita é uma figura espectacular.
O aspecto da personagem é muito bem apanhado pelos Four Horseman (equipa de escultores e concept artists que desenhou em exclusividade a maior parte da linha Masters of the Universe Classics!).
Os detalhes simples da Filmation estão todos lá e até a expressão fria do "povo de rocha" se encontra muito bem representada.


A figura vem com a articulação tradicional do corpo feminino da linha MOTU Classics, com formas excelentes e muito bem acabada na pintura.
Granita vem com a arma, tipo radar, que é também comum no Stonedar e no Rokkon e que se pode encaixar no cinto dourado que carrega à cintura, para facilitar o armazenamento quando está na sua forma rochosa.
E na forma rochosa que tudo se complica!
Granita vem com um conjunto de apêndices rochosos que, tal como acontece com os seus companheiros Stonedar e Rokkon, existem para proporcionar a habilidade de se transformar em rocha ou meteoro.
Mas, e como podem constatar no link que proporcionei acima da análise dos Rock Warriors desta linha, tanto um como outro transformam-se em rochas perfeitas, com uma textura muito semelhante às da linha vintage original.
Com Granita, a intensão era a mesma mas, a quantidade de peças rochosas é maior e encaixa-se muito mal na figura.


Numa primeira visualização das fotos, parece tudo normal e a figura fica muito bem "vestida" com os diferentes pedaços de rocha presos às costas, braços e pernas, no entanto para fazer estas fotos demorei horas para conseguir fazer com que as peças ficassem seguras só por si aos membros da figura.
Quando coloco uma peça numa perna, cai a de um braço e assim sucessivamente tendo de adotar uma estratégia menos convencional para fazer com que as peças não estivessem sempre a cair (assim como uma dose enorme de paciência!!).


A coisa fica ainda pior quando encaixamos a figura, devidamente dobrada, no apoio rochoso maior que, tal como as figuras anteriores mencionadas acima no link, serve para dar o tal aspecto rochoso a bonecos que não foram desenhados para se dobrarem sobre si mesmos.


Aqui é praticamente impossível esconder a figura na sua forma rochosa.
As peças dos braços e pernas são demasiado pesadas e não encaixam como deviam deixando como que fissuras à mostra que são demasiado inestéticas para uma personagem deste calibre e que se queria perfeita como são as figuras dos seus companheiros.
Podem até apontar que fotografei mal e poderia ter feito melhor mas, sem colar as peças à figura é literalmente impossível fazer com que as mesmas não caiam constantemente e que encaixem na perfeição.
Mau design, ou design apressado e pouco testado!
A escolha do material plástico demasiado espesso para os membros também não ajudou, principalmente nas peças das pernas que deviam ter-se unido atrás e cujo encaixes de um lado rejeitam as fendas do outro!


O que salva esta figura é a figura em si e não a sua desastrosa forma rochosa.
A minha opinião é que nesta a Super 7 falhou um bocado e com algum esforço poderia ter feito melhor e ter tomado outras decisões em relação à concepção da mesma.
Só mesmo com um angulo picado consegui uma forma meteórica melhor para a Granita e mesmo assim ainda se notam pequenos pedaços da pele da figura.


Granita saiu para o mercado em 2018 e pertence à colecção Masters of the Universe Classics Collector Choice da Super 7.
Hoje em dia é muito procurada e tem andado nos mercados a preços elevados...