Confesso que já tinha passado os olhos pelo seu trabalho mas nunca li nenhum dos seus livros, embora não tivesse tido falta de oportunidades para o fazer.
Descobri este seu último trabalho, que me foi dado a conhecer pelo meu amigo Hugo Silva, entusiasta ferrenho da BD, grande surfista do fenómeno da nostalgia e um dos importantes colaboradores na loja Kingpin Comics.
Como todos sabem o meu gosto e entusiasmo por tudo o que diz respeito a brinquedos, história do brinquedo e claro, Masters of the Universe.
No entanto este livro, apesar do seu título, não é um livro de Masters of the Universe, mas também é!
Nestas esclarecedoras 265 páginas de banda desenhada, Brian Brown leva-nos numa viagem pelo mundo da produção dos brinquedos, das marcas dos brinquedos e das estratégias por detrás de sucessos como Barbie, Masters of the Universe, Star Wars, Teenage Mutant Ninja Turtle, Transformers, G.I. Joe e muito, muito mais.
A viagem começa mesmo na antiguidade, com Julius César e termina nos dias de hoje numa narrativa limpa, acompanhada de um estilo de BD simples e sem espinhas e que é extremamente eficaz e educativo.
A arte está carregada de humor subtil e bem apontado assim como situações e acontecimentos cruciais para a história deste fenómeno nostálgico.
O que aprendi com este livro explica muito do psicológico que existe por detrás da maneira como os brinquedos são pensados, vendidos e como moldam as nossas vidas.
Este não é um livro qualquer, este é um livro sobre brinquedos e para quem gosta de brinquedos sendo que é também um livro sobre estratégia, psicologia e influência, essencial para o entendimento de uma indústria que movimenta dinheiro aos biliões.
Esta é uma primeira edição em capa dura com 265 páginas em banda desenhada e em inglês original.
É um livro publicado em 2023 pela First Second e foi adquirido na Kingpin Comics.