quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Leituras do Best - Masters of the Universe Play Pad 1985 (volume 2?)...

Todos temos relíquias nas nossas colecções.
Algumas dessas peças são raridades valiosas, outras curiosidades incomuns e algumas são apenas relíquias na nossa mente ou na nossa crença fervorosa de coleccionador.
Como fã incontestável de Masters of the Universe e de tudo a que está ligado a esta "marca", tenho obtido ao longo dos anos alguns elementos que não são muito comuns e que fazem parte das muitas peças que tenho o orgulho de possuir na minha sempre crescente colecção.


Já tinha apresentado aqui um destes Play Pads e regresso com uma espécie de segundo volume de um livro de atividades concebido para os mais novos e que remonta ao ano de 1985.
Este pequeno livro, que tem um simpático formato A5, tem mais de 60 páginas recheadas de desenhos, passatempos, e pequenos jogos e desafios que exigem sempre alguma atividade, seja desenhar, unir pontos ou mesmo pintar.


A arte é muito boa e surpreendente e o livro não revela qualquer nome relativo ao artista destas páginas.
É uma edição inglesa da World International Publishing, tal como o volume anterior que já apresentei aqui neste blogue, com 65 páginas e datado de 1985.
É um livro simples, educativo e que faz a maravilha de coleccionadores que, como eu, lá vão "caçando" estas coisas boas dos idos anos 80.


É claramente uma publicação para crianças que tem o seu engenho e interesse. Cada folha apresenta um desenho ou desafio e na parte de trás tem um espaço em branco destinado, julgo eu, a desenhos livres.
Não é fácil encontrar estes pequenos livros embora estas minhas edições sejam primeiras reedições o que me leva a crer que eram muito vendidos e que esgotaram rapidamente.
Suspeito ainda que a tiragem possa ter sido baixa mas, mesmo assim, é notável o que estes pequenos livros podem fazer pela arte e pela própria marca.


As personagens representadas variam muito e é uma publicação pós Filmation.
No entanto existem representações de personagens que são claramente inspiradas nos primeiros mini comics, na altura desenhados por Alcala, e que mostram aspectos mais rudes de alguns dos companheiros de He-Man.
Não tenho conhecimento de um terceiro volume mas, nestas coisas das publicações de Masters of the Universe vintage, tudo é possível!