domingo, 11 de dezembro de 2022

Masters of the Universe 40th Aniversary figure - He-Man...

By the Power of Grayskull!!
40 anos He-Man and the Masters of the Universe e a vontade de ver, coleccionar e fazer parte deste universo de fantasia e ficção científica é sempre uma enorme honra e satisfação.
Quantas histórias sobre Masters of the Universe trazemos na alma? Quantos momentos temos na memória com as figuras destas diversas linhas? 
Foram mais que muitas as vezes que em criança, paravamos de brincar para ir para casa a correr para ver mais um episódio da série original, nos idos anos 80.
Ainda hoje me arrepio com o genérico original de He-Man and the Masters of the Universe da Filmation e tenho em Lou Scheimer (criador da série animada), a mesma veneração que tenho por Stan Lee.


Para mim e para muitos de nós, os anos 80 foram anos de ouro. 
Cresci numa família estável de classe média e sempre fui educado na poupança, no comedimento e a não pedir demais. Embora nunca me tivesse faltado nada, os brinquedos nunca foram muitos lá em casa e as prateleiras tinham mais livros do que figuras, carrinhos, legos, jogos e etc.
Tinha muita coisa sim, não na quantidade e variedade que queria mas, na quantidade e variedade que podia.
Na minha infância tive muito poucas figuras de MOTU. 
Nessa época interessavam-me os vilões e a minha primeira figura foi o Skeletor, figura que conservo completa até hoje e que foi comprada, com algum sacrifício dos meus pais, numa loja de brinquedos fabulosa que existia no Centro Comercial Oceano, em Odivelas. 
Recordo-me como se fosse ontem...os meus pais com o meu irmão, na altura pequenito, talvez uns 2 ou 3 anos de idade, pela mão e, logo na entrada do lado direito, uma loja com a montra recheada de figuras MOTU. 
Já não me recordo como entrámos na loja, mas recordo-me do meu irmão com uma figura do Mantenna na mão e a minha mãe a comentar como os bonecos que queríamos eram os mais feios.
Mais tarde tivemos outros, alguns veículos e muitas e mais baratas imitações (Galaxy Warriors, Earth Force e etc.), que nos encheram a imaginação e as brincadeiras de aventuras.

He-Man and the Masters of the Universe (Filmation)

Recordo-me das tardes passadas em casa de um vizinho que tinha o Castelo de Grayskull e dezenas de figuras. Do fascínio que era chegar ao quarto dele e ver a fortaleza e as figuras prontas para mais uma grande tarde de épica aventura. 
Bons tempos esses, devidamente acompanhados pelos fascinantes mini comics que vinham com as figuras e nos mostravam mais sobre Eternia e sobre as personagens que tínhamos nas mãos.

Masters of the Universe Movie (Canon)

Pouco tempo depois, o He-Man estreia-se no cinema e é a loucura! Filas nos cinemas, revistas com o Dolph Lundgren (He-Man) na capa, bolinhos de chocolate com figurinhas em plástico para coleccionar, colecções de cromos, calendários e sempre mais veículos e figuras para comprar.

New Adventures of He-Man (Jetlag)

Depois, nos anos 90, regressam as Novas Aventuras de He-Man aos ecrãs lá de casa. O novo design foi estranho ao princípio, não era a mesma coisa mas a magia, para mim, continuava lá!
Figuras diferentes e quase impossíveis de encontrar nos mercados portugueses só me chegaram ao conhecimento mais tarde mas o interesse por He-Man já esmorecia um pouco por todo o mundo.

He-Man and the Masters of the Universe 2002 (Mike Young)

Só em 2002 surgem rumores na internet sobre uma nova série de animação quem nem sequer chega a passar nos canais portugueses.
Conheci as figuras muito primeiro que a série, vendiam-se nos Toys R'Us e fascinavam-me, embora nesses anos os meus interesses fossem outros e o dinheiro não fosse muito.
Intrigado e depois de uma pesquisa pelo Youtube, descubro a nova série e ressurge o interesse no colecionismo e na aquisição de novas figuras que fui adquirindo com grande dificuldade.

Só consegui a minha primeira figura do He-Man vintage em adulto e vai fazer uns 10 anos que comprei a um amigo o meu primeiro Castelo de Grayskull original.
Foi só depois de ter iniciado este blogue que comecei a encontrar mais coleccionadores, mais contactos e a comprar figuras vintage, New Adventures e 2002.
Os tempos de coleccionar Masters of the Universe sofreram um impulso ainda maior quando em 2008 a Mattel resolve por no mercado uma colecção para coleccionadores adultos intitulada Masters of the Universe Classics e...fez-se história!

Cartaz publicitário Masters of the Universe Classics Mattel 2014

Detalhes espectaculares, figuras exclusivas e Masters of the Universe como nunca se viu até hoje, dando importância a personagens secundárias e outras que apareceram nas diversas séries de animação e que, neste formato Classics, ganharam nova importância e destaque, sendo também a principal razão para uma enorme febre de colecionismo que se sente ainda hoje em todo o mundo com mais linhas a surgir por todos o lado.

Em 2017 o meu sonho torna-se realidade quando, sem esperar, sou contactado pela Dark Horse Comics para realizar investigação para o livro He-Man and the Masters of the Universe Character and World Compendium, que saiu para o mercado no ano seguinte e que fez com que o meu nome fosse associado oficialmente ao universo de Masters of the Universe.
Seguiram-se patrocínios, convites, artigos para revistas de vários países e muito mais acontecimentos que duram até hoje.

Estes são os melhores tempos para coleccionar Masters of the Universe.
Duas séries animadas em constante produção!

Masters of the Universe: Revelation (Netflix)


He-Man and the Masters of the Universe CGI (Netflix)

Uma mão cheia de linhas derivadas, onde só temos de escolher as personagens que mais nos agradam e que estão a sair a um ritmo vertiginoso e quase impossível de acompanhar, assim como uma grande dificuldade em adquirir algumas destas peças em Portugal!


He-Man faz 40 anos e a Mattel não ignorou esta data.
Como não podia deixar de ser, para comemorar, as figuras lançadas este ano trazem o selo dos 40 anos, marcado a prateado e outras surpresas foram preparadas para os coleccionadores ao longo deste ano que se encontra agora a terminar.
Os conjuntos especiais e exclusivos, quase impossíveis de adquirir, são mais que muitos com figuras especiais referentes aos diferentes designs de He-Man. 
Mas a Mattel lançou uma figura comemorativa que, para mim, se reveste de muito mais importância do que estes conjuntos especiais, principalmente porque é uma edição fácil de adquirir, como sempre foi a ideia das linhas de Masters of the Universe.


Esta figura de He-Man pertence à série Mastersverse e vem com todos os acessórios que um qualquer He-Man devia trazer.
A articulação é a familiar de qualquer figura Mastersverse, que saiu até este momento, com diversos pontos de articulação, permitindo assim uma ousada escolha de posições nas prateleiras.


A figura vem com a Power Sword, o machado e o escudo, assim como um par de mãos que podem ser substituídas facilmente.
O mais aliciante para a maior parte dos coleccionadores é o facto desta figura de aniversário aparecer com a cabeça do He-Man vintage. 
Existem opiniões diferentes entre o gostar, não gostar e detestar.
O facto é que He-Man evoluiu, os anos passaram e a maior parte dos coleccionadores ainda está muito agarrada à figuras vintage e a linhas que imitam as figuras desse tempo (como é o caso da linha Origins que têm por objectivo recriar, agora com articulação em mais pontos, todas as figuras MOTU, incluindo variantes e figuras novas, algumas nunca antes vistas ou sequer produzidas nas diversas linhas já existentes.)
Como referi, as linhas são mais que muitas e o He-Man reinventa-se constantemente.


Como seria de esperar, podemos armazenar a espada na parte detrás da armadura de He-Man, ou mesmo o machado se tal for a escolha da disposição. O Design das armas também é diferente e inovador e em linha com o que está a ser apresentado na Mastersverse.


De notar que esta figura vem com um torso mais musculado e é a única coisa em que acho estranho, não em relação a esta figura, mas em relação ao que foi dito e opinado nas redes sociais sobre o Savage He-Man da linha Masterverse MOTU: Revelation, onde a figura poderia ser muito maior e mais musculada mas, aparentemente e devido a custos elevados, não foi reformulado o corpo apresentando-o como um He-Man normal quando na série é um ser enorme e musculado.
Depois, meses mais tarde oferecem-nos este He-Man maior, mais musculado e reformulado como o Savage He-Man devia ter sido.


No geral, e apesar de tudo, esta é uma figura obrigatória, de coleccionador e que vale muito a pena ter na colecção, tendo em conta que é uma figura comemorativa. 
O design desta embalagem mantém-se mas a decoração foi mudada propositadamente para se destacar da restante linha Masterverse. De notar o extraordinário desenho na parte detrás da caixa, elaborado por Eamon O´Donoghue e que vem embelezar ainda mais esta edição do 40º aniversário de Masters of the Universe.


Como escrevi mais acima, existem vários conjuntos promocionais de figuras, mais caras e que também não aparecem por cá. No entanto, esta figura está disponível também em várias lojas virtuais portuguesas e a preços mais acessíveis.

Espero estar por cá daqui a mais 10 anos para comemorar os 50 anos de Masters of the Universe, com mais figuras, mais publicações e com muito mais coleccionadores e fãs a lerem os meus artigos, a participarem e a mostrarem as aquisições que vão fazendo, novas ou velhas, destas diferentes linhas de Masters of the Universe!
Em 40 anos estão os Masters of the Universe de parabéns mas também todos os coleccionadores desta linha, no fundo somos nós que proporcionamos a existência das séries, das linhas, das publicações...no fundo We have the Power!

Ilustração original para a caixa da edição comemorativa por Eamon O´Donoghue

2 comentários:

Figueiredo disse...

Mais um excelente artigo, e felicito-o pela descrição que fez da época nomeadamente desde o início do texto até ao seguinte parágrafo:

«...Pouco tempo depois, o He-Man estreia-se no cinema e é a loucura! Filas nos cinemas, revistas com o Dolph Lundgren (He-Man) na capa, bolinhos de chocolate com figurinhas em plástico para coleccionar, colecções de cromos, calendários e sempre mais veículos e figuras para comprar...»

Revejo-me no seu artigo. Aqueles que, como nós, nasceram no Século XX até à Década de 80, tiveram sorte, viveram num Mundo e Sociedade humanizados, onde o desenvolvimento natural, a convivência, a beleza, a perfeição, o toque, a realidade, a razão, a imaginação, os valores, e a família, eram possíveis e graças à Classe-Média.

Festejemos então os 40 Anos de He-Man.

P.S.: A transcrição do parágrafo presente neste comentário, tem como finalidade situar os leitores no texto; recomenda-se a leitura de todo o artigo.

Nuno Mata disse...

Obrigado.
Espero-o mais vezes porvestes lados.