quarta-feira, 4 de março de 2020

Leituras do Best - Yo Tengo el Poder!...La historia de los Masters del Universo en España Volumen Uno 1984-1986...

Passei a minha infância a brincar numa quinta que ficava numa das aldeolas da periferia de Loures.
Os meus avós paternos eram os caseiros desses 10.700 metros quadrados que estavam cobertos de árvores, hortas, campos e poços profundos e assustadores de água tão limpa que se via o fundo branco arenoso.

Nos anos 80, quando surgiram os Masters of the Universe não haviam lojas de brinquedos lá na aldeia. Felizmente havia um belo de um café (que ainda hoje existe no mesmo local onde outrora existia a quinta) que vendia os lendários bolinhos da Panrico que vinham com os bonecos monocromáticos de Masters of the Universe e é desde essa altura que tenho a colecção completa e em óptimo estado, dessas figuras agora tão procuradas.
Tenho a certeza de que a maior parte dos meus leitores, que coleccionaram e coleccionam Masters of the Universe, têm memórias como estas, de brincarem horas e mais horas com figuras, autocolantes e outros brinquedos e merchandise de Masters of the Universe.
Foi basicamente por causa da procura por elementos das memórias destes artigos e não só, que foi concebido o livro que aqui apresento.


Yo Tengo El Poder é uma obra prima.
É o resultado do esforço de quatro aficionados do coleccionismo de brinquedos (Alfonso Martínez Garcia, Fran Gómez Santos, Daniel Ramón Abril e Pablo Garcia del Rio) que se juntaram para tentar reunir, de acordo com as suas memórias, o que foi feito em Espanha relativo a Masters of the Universe.
A pesquisa de certeza que superou as expectativas e foi assim que surgiu este volume.


Aqui se conta tudo e embora seja a história dos Masters of the Universe em Espanha, esta história está directamente ligada à história da marca em Portugal e de como foi comercializada no nosso país através de Espanha. Este primeiro volume abrange os anos 1984 a 1986 e incluiu quase tudo o que foi comercializado sobre Masters of the Universe em Espanha, a sua história, as vendas, o marketing, a arte, as estratégias, a publicidade, os brindes, publicações e muito mais.


Está dividido em 3 grandes capítulos que se subdividem em diversos temas que se vão repetindo em cada um dos capitulos.
A leitura é fácil e vive muito das entrevistas e testemunhos reais das pessoas que trouxeram Masters of the Universe para a Península Ibérica, fruto da investigação destes coleccionadores acima mencionados.
Assim somos levados a todos os segredos da Congost e de como fez um acordo de milhões com a Mattel. De como teve de abrir uma fábrica em França para conseguir estar à altura da procura de brinquedos MOTU em Portugal e em Espanha e etc...


O livro é também um catálogo das figuras e veículos destes primeiros anos, muito embora não apresente todas as "variantes" pois, segundo os autores, esse estudo daria em si um volume tão grande ou maior do que este.
Depois apresentam-nos os diversos acordos com outras marcas que usaram a licença da Mattel para produzir merchandise alusivo e que muito recordam com tanto carinho ainda hoje. Falo da Josman, Zinco, Sonimag, McDonalds, Damel, Pepsico, Tesma, Eolo, Dalmau, Diset, Didacta entre muitas outras apresentadas aqui.


O volume tem também um arquivo dos vídeos comercializados em Espanha sobre a série Filmation e passa ainda pelas patentes que Espanha teve de fazer e da luta com empresas com nomes semelhantes a personagens MOTU que quase impediram que os brinquedos pudessem ser vendidos.


O resto é um festival de figurinhas, jogos, puzzles, material escolar, posters, acessórios de moda, cadernetas, cromos e muitas mais coisas que encheram o mercado nesse período entre 1984 e 1986.
Está prometido um segundo volume para revelar o muito que falta nos últimos anos de Masters del Universe na Península Ibérica, e que não tem previsão de saída.
Esta é uma primeira edição da editora The Force Books e tem 364 páginas sendo que foi elaborado com um design muito semelhante às publicações dos anos 80 e em capa dura.


Estas 364 vêm acompanhadas com um print do desenho da capa que foi elaborado por Rafael Lopéz Espí, a artista espanhol responsável por quase todas as peças de ilustração que figuravam no merchandise diverso de Masters del Universo e que foi restaurado para ser incluído neste volume.
Esta foi mesmo" a cereja no topo do bolo" para esta edição espectacular.

Print de oferta que vem com o livro

O que aprendi com este Yo Tengo El Poder! é muito mais do que estava à espera.
É um volume equilibrado, embora a informação por vezes seja meio confusa e existam factos que eventualmente poderão ser esclarecidos mais tarde, num segundo volume, pelo menos assim o espero.

Yo Tengo el Poder! pode ser adquirido, pelo menos enquanto não esgotar, no site da The Force Books, que o envia prontamente para qualquer parte do mundo.
Este é, mais uma vez, um livro obrigatório para todos os coleccionadores de Masters of the Universe. O peso histórico é gigante, mesmo para quem não viveu a época mágica que foram os ricos anos 80.
Aqui vive-se história e o próprio livro emana poder!!

2 comentários:

Pablo García del Río disse...

Hola Nuno.

MUCHAS GRACIAS por el análisis que has realizado de nuestro libro. Me alegra saber que te ha gustado.

Yo soy natural de la ciudad de Badajoz (Extremadura) y, al ser una ciudad fronteriza con Portugal, desde las ventanas de mi edificio veo tu país, concretamente la localidad de Elvas, a la que voy con cierta frecuencia. ;-)

¡Un saludo!

Pablo García del Río
(Blog Coleccionismo 80-90)

Nuno Mata disse...

Saludos Pablo

Gracias