domingo, 24 de janeiro de 2021

PVC - MegAntik...

Uma das coisas que me faz muita "comichão" seja com figuras, seja com série de Banda Desenhada ou livros, são as colecções incompletas.
No entanto no mundo do colecionismo, seja ele qual for, andar em busca de algo que falta, seja livro, figura, conjunto e etc... são sinónimo de emoção e realização quando conseguimos aquelas peças que desejamos e que durante tantos anos andámos à procura.
Por vezes não são anos, são décadas e muitas vezes mais tempo ainda. 
Claro está que tudo depende da peça em questão ou da raridade da mesma. No entanto nem sempre uma peça que não é rara é fácil de conseguir e esta colecção é um desses casos.


Os MegAntik são uma colecção de 15 figuras em PVC que esteve à venda em exclusivo e durante muitos meses, nos supermercados Continente.
Normalmente estou sempre atento e descobri as figuras logo que apareceram no mercado. 
O problema é que não lhes dei crédito suficiente pois pareceram-me mais uma série de pseudo-Gormiti e que, pelo preço, não valeriam a pena investir. 
Grande erro e já devia ter aprendido pois é uma situação que me acontece com frequência e que depois me leva a colecções incompletas.
Recentemente resolvi fazer a colecção. O preço baixou significativamente e as figuras vendem-se numa saquetas transparente e podemos escolher as personagens que nos faltam. Posso desde já garantir que foi do inferno juntar as figuras que apresento aqui. A maior parte das lojas já não as tinha à venda e foi uma sorte ter de percorrer imensos Continentes e Modelos/Continente para reunir estas "preciosas figuras. Ainda me falta encontrar um exemplar que parece ter-se extinto por completo, assim como a colecção, do mercado. Mesmo nos mercados alternativos, ainda não encontrei nada disto à venda.


A história dos MegAntik é elaborada. 
Começa com os planos de um polvo chamado Polpop, de escapar do seu aquário num Bioparque avançado para espécies raras. Ao escapar pelos esgotos, Polpop encontra umas estranhas naves espaciais meio enterradas pelo caminho e ao explorar as mesmas, recebe conhecimento oculto e uma mutação que o evolui mental e fisicamente. Dotado de conhecimentos estranhos e avançados, regressa ao Bioparque para avisar os seus companheiros Polvos mas é ignorado e visto como um estranho. No entanto é o cão do encarregado de limpezas que o ouve e regressa com eles às naves onde, ao tocar numa delas, recebe também conhecimentos especiais e uma mutação no seu corpo que o permite andar como um humano.
Com esta nova informação descobrem que existe um planeta chamado Meganthia que foi destruído por uma raça que se intitula de Destroyers. Depois de aprenderem a locomover-se como humanos de uma maneira mais segura vão ao encontro dos animais mais antigos do Bioparque e é assim que Leonidas (o leão), Trigger (o Tigre) e Guerrilla (o Gorila), são evoluídos e tomam conhecimento do ameaça dos Destroyers. No estranho Bioparque descobrem uma arena de simulação virtual de combate e é aí que vão encontrar um arsenal escondido e treinar para a vinda inevitável dos Destroyers, evoluindo também outros animais do Zoo do Bioparque.


No fundo esta colecção de figurinhas é também um jogo simples. Cada figura vem com um conjunto hexágonos de papel, que formam um pavimento, onde se movem as figuras e que têm várias características. É um jogo de batalha simples e que pode ser jogado com mais do que um jogador.


As figuras são muito boas e detalhadas e embora tenham um tamanho médio de um Gormiti, são sólidos e também muito vem pintados. O design destas figuras está muito bom e é até de admirar.
As personagem vêm todas devidamente equipadas com armas e armaduras e estes designs que as tornam tão atraentes e diferentes das demais figuras e até dos Gormiti.

Leonidas

Trigger

Guerrilla

Polpop

Revolveragno

Sharko (figura que encontrei sem uma das mãos...um qualquer defeito de montagem)

Testudo

Fetor

Kayman

Burk

Kobras

Nocturno

Armadel

Bufalos

Rhino Boom

As figuras são muito boas e embora pequenas, são muito colecionáveis e cheias de estilo e detalhe.
Fica-me a faltar a personagem do Rinoceronte que eventualmente irá aparecer por aí, num qualquer leilão ou lote de vendas digitais.


Cada figura vem com 3 a 4 hexágonos de pavimento, para o jogo e um livrete que conta a história ilustrada dos MegAntik.
Esta colecção é da responsabilidade da italiana Diramix Srl. e foi lançada em 2017.


2 comentários:

pipa disse...

onde se compra estes bonecos em Portugal? Comprámos 3, mas já não encontramos mais :(
o meu filho de 5 anos adora

Pedro Matos disse...

Olá Pipa,
Eu vendo os bonecos MEGANTIK completos, na embalagem original.

Nuno, se ainda precisar de completar a sua coleção MEGANTK, diga-me qual o que lhe falta...