sábado, 21 de novembro de 2020

Space Quest...

Volto ao Space Quest.
Acho que sempre que puder e tiver oportunidade de adquirir figuras desta linha, voltarei aqui para as mostrar e para falar mais um pouco deste meu fascínio por esta linha da Chap Mei.
Tal como acontece com o sentimento que tenho do "primordial" no que diz respeito a Masters of the Universe e a toda essa linha, com Space Quest sinto que é um fascínio idêntico.
Desta vez o "primordial" é substituído por um sentimento contrário. Uma espécie de ansiedade pela imagem da ficção cientifica. Do que poderá vir a ser e que penso que a minha geração sentiu quando se viu aproximar o ano 2000. Esse novo milénio de infinitas possibilidades e de onde seguiríamos para outros planetas entrando nas nossas naves que tínhamos estacionadas à nossa porta. No ano 2000 os carros voavam, a fome não existia e as casas faziam tudo sozinhas com o auxílio de robôs semelhantes a nós.


Space Quest funciona desta maneira e embora não me tenha cruzado com estas figuras nos anos 90, quando as descobri, vai fazer poucos anos, fiquei imediatamente agarrado a elas. Vejo aqui as aventuras televisivas de Buck Rogers, Espaço 1999 e Star Trek. Vejo nestas figuras a nostalgia de me imaginar como explorador espacial a percorrer os canteiros e campos da quinta onde cresci e a imaginar mundos extraterrestres de árvores gigantescas ou de pedregulhos desolados em locais desertos e ermos. Se calhar é mesmo este o objectivo de uma linha que se intitula Space Quest.

Já tinha apresentado aqui figuras destas e todas em artigos intitulados apenas Space Quest, pois não foram dados nomes a estas figuras. No fundo cada um destes astronautas pertence a uma Mission Squad, sem mais designação.


Este é um mega conjunto, em blister e que vem com vários elementos precisos para os coleccionadores desta linha Chap Mei. A figura é claramente um astronauta com capacete espacial e fato completo para resistir às agruras do espaço. Vem com diversos acessórios como um computador portátil ou comunicador, uma arma que mais parece uma camara de filmar, uma pá (um dos acessórios mais comuns nesta linha!), três cristais, um tubo de armazenamento e um pequeno extraterrestre.


Os detalhes são imensos e são figuras e acessórios feitos com grandes mestria. Destaco o design e a ideia do silo ou tubo de armazenamento, que pode ser incluído em qualquer linha de figuras e usado para diversos fins. Aqui na linha pode ser usado para armazenar os cristais verdes ou servir de "prisão" para o pequeno e estranho extraterrestre que vem neste conjunto.


Segundo algumas opiniões e de acordo com algumas outras e raras informações, este extraterrestre só existe neste conjunto em particular e é uma das mais raras figuras desta linha Space Quest: Mission Squad. A forma da criatura e a posição dos seus membros foi desenhada para caber na perfeição dentro desta tubo de transporte.


Esta continua a ser uma linha misteriosa e não se sabe ao certo quantas figuras, variantes ou conjuntos saíram para o mercado. Existem figuras simples, veículos e estes raros playsets que por vezes têm muitas figuras e acessórios assim como pequenos cenários lunares.
Estes conjuntos são de 2001 e são da marca chinesa Chap Mei, que ainda hoje tem figuras no mercado.
Não são nada fáceis de encontrar.

Sem comentários: