domingo, 8 de novembro de 2020

Masters of the Universe Origins - Séries 1 - Battlecat...

Dissertar sobre o Battlecat é ir às origens. 
Tal como esta nova linha, Masters of the Universe Origins é um regresso aos anos 80 e às figuras que nos trazem tantas memórias de infância, tantas batalhas no chão do quarto, da sala ou da varanda ou em outro qualquer local épico, que a idade transformava facilmente nas estranhas terras de Eternia.

Estranhas porque no começo, ainda antes da série animada da Filmation, Eternia era um local primitivo, um conjunto de terras ermas e de florestas tropicais densas e povoadas de bizarras criaturas, de ruínas de civilizações desaparecidas à muito e que encerravam grandes mistérios. É neste ambiente primordial que nascem a primeiras lendas de He-Man contadas nos mini comics que vinham com as figuras de acção e que na época ainda eram sobre o princípio, sobre o poder, sobre o mal e sobre segredos encerrados que se desvendados poderiam trazer o fim de tudo.


O Battlecat surge pela primeira vez neste contexto. 
Um contexto cru, primitivo e que se alia ao poder para dar significado a uma lenda que será uma das maiores figuras da Fantasia de sempre, abrindo até as portas para a imaginação de muitos outros autores do género. 
Mais tarde Battlecat transforma-se também em algo maior e serve muitas vezes como "desculpa" humorística na forma de Cringer, o gato cobarde que, tal como Adam, são a antítese do que é ser heroico, disfarçando o verdadeiro potencial de cada um.
Tal como He-Man e mesmo Skeletor, Battlecat é em si uma lenda e é por isso qua qualquer linha de figuras de acção acaba por ter uma versão de Battlecat que, para além de um veículo é também uma personagem independente.


Esta colecção Masters of the Universe Origins não faria qualquer sentido sem o característico Battlecat.
Estamos a ver, mais uma vez, uma figura de acção enorme, feita à escala destas novas figuras e preparada para grandes aventuras.
O Battlecat, como o conhecemos, aparece pela primeira vez no mini comic "King of Castle Grayskull" onde He-Man passeia perto das muralhas do Castelo montado no gato de batalha e mais tarde a abandonar o local, depois da batalha travada e carregando He-Man e Teela.
Não existe qualquer explicação sobre a origem da personagem nos mini comics que vêm com as figuras.


A figura de acção de Battlecat, desta colecção Origins é o sonho tornado realidade de alguns coleccionadores. Escrevo, alguns coleccionadores porque nem todos conseguiram a figura da colecção Masters of the Universe Classics e que saiu em 2010 e que para mim continua a ser a melhor figura de Battlecat de sempre!!


Mas este Battlecat não lhe fica muito atrás.
O design foi readaptado e é uma figura imponente, cheia dos bons detalhes, embora a articulação não seja a melhor.
Falta articulação nas patas, junto aos dedos (nos pulsos e calcanhares) que irá facilitar em muito as posições da figura.
Toda a armadura (elmo e sela) podem ser removidos para apresentar um Battlecat cheio de detalhes.


O conjunto He-Man e Battlecat estão em perfeita sintonia e penso que, nesta colecção, um complementa o outro como amigos fieis e inseparáveis.




Em batalha, os companheiros ficam com um aspecto brutal e volto a referir que são um bom complemento um para o outro. 


He-Man senta-se bem na sela, no entanto penso que poderia ter um melhor molde para a figura não ser forçada a sentar-se. A articulação das pernas da figura também não ajudam muito e poderiam também ter sido pensadas para tal.
No geral este Battlecat é bom...mas não é uma figura excelente.
A articulação a menos torna-a rígida e sem posições "naturais" que mais 4 a 8 pontos de articulação poderiam resolver facilmente.
A presença da personagem, contudo, não deixa de ser impressionante e serve perfeitamente esta linha de figuras.


Mais uma vez é meu mais intenso desejo que estas figuras apareçam por cá nos mercados tradicionais e não apenas nas diversas lojas online. Seria um acontecimento muito importante para o colecionismo em Portugal e para todos os fãs de Masters of the Universe.
Só a arte da caixa deste Battlecat já vale pela sua aquisição.

Sem comentários: