sexta-feira, 11 de julho de 2025

Leituras do Best - Little Jordan Ray´s Muddy Spud...



Uma grande parte das minhas leituras passa pela banda desenhada.
Mas nem tudo o que leio é banda desenhada!
Existem livros que coleciono e que vou arranjando, ao longo de anos de exploração e dedicação a uma procura por coisas diferentes, que acho serem dignos de mostrar aqui.
Em boa verdade, sem livros, banda desenhada ou filmes, o colecionismo seria um pouco mas pobre e é, muitas vezes nestes suportes que se vai buscar inspiração para brinquedos incríveis.
Atenção que escrevo "brinquedos" em geral pois existe uma crescente e cimentada geração de colecionadores adultos para esses tais objectos que são, na maior parte das vezes, direcionados para o lugar onde as crianças brincam.
Sim, as crianças têm o direito de brincar com estas coisas mas, o colecionismo adulto cresce a uma velocidade incrível e cada vez existe mais pessoas adultas e não só a querer fazer coleções.


O livro que trago aqui hoje não é uma relíquia mas já tem 20 anos!
Retirei-o da prateleira por ser uma daquelas leituras que, volta e meia, dou comigo a admirar.
Gris Grimly é um autor Norte-Americano que sempre se dedicou à ilustração sendo conhecido no meio pelo seu estilo inconfundível e macabro.
Dedica-se a escrever e ilustrar livros e a colaborar com empresas como a Disney, Dreamworks, Jim Henson Company, assim como foi um dos principais responsáveis pela arte conceptual do filme  Pinocchio de Guilherme del Toro.


Little Jordan Ray´s Muddy Spud é um conto infantil ilustrado, com cunho tenebroso e único, que conta a história de um rapazinho pobre e otimista que é encarregue pelos pais a levar a cabo uma missão meio estranha.
Mas o que é que um rapaz pobre, uma lebre maluca, um Troll, uma ninfa e um grifo, assim como um enorme conjunto de outras personagens estranhas, têm em comum?
Não adivinham?
Ora, uma batata lamacenta!
O que mais poderia ser?


São 32 páginas de puro delete com ilustrações espectaculares e carregadas de drama que só poderiam ter vinda das mão de Gris Grimly!
O estilo, como escrevi acima é inconfundível e a história, narrada em rimas muito inteligentes é um grande exemplo do que vou tendo por aqui, nas prateleiras.


Esta é uma primeira edição de 2005, em capa dura, impressa pela Baby Tattoo Books e podem visitar a página do autor aqui!