quarta-feira, 2 de julho de 2025

Neca Teenage Mutant Ninja Turtles - Jack Kirby...

Ultimamente tenho comprado poucas figuras de acção fora da coleção Masters of the Universe.
As linhas de MOTU são mais que muitas e, para manter algumas destas coleções, que são o meu principal foco, tenho de sacrificar outras figuras que gostava de ter na minha coleção...afinal, o dinheiro não chega para tudo (pelo menos no meu caso e existe sempre uma questão importante...o espaço para estas coisas!)


No entanto existem excepções e este Jack Kirby é uma das figuras que tinha de estar na minha estante!
Escrever sobre quem foi Jack Kirby poderia levar algum tempo. Para resumir e mesmo assim, não bastará dizer que foi um dos maiores criadores de comics de sempre e o homem que, juntamente com tantos outros, foi o responsável por muitos dos principais personagens da Marvel e DC Comics, assim como outras demais personagens e sagas.
Jack era um génio e tinha um estilo muito próprio, tanto no desenho como na imaginação.


Esta figura surge na linha TMNT da Neca como uma homenagem a um comic muito particular que surge em 1986.
O Donatello #1 (que acaba por ser um One Shot especial) vem com uma história intitulada Kirby and the Warp Crystal.

Capa do Comic Donatello #1 - 1986

Nesta aventura, que começa no apartamento de April, Donatello conhece o novo inquilino de April, um tal de Kirby que, segundo ela é muito reclusivo.
Depois de um susto com um monstro alado vindo de nenhures, Don encontra o tal Kirby, a desenhar no seu quarto.


Quando vê um dos seus desenhos a saltar da página, Don sobressalta-se e Kirby dá por ele assumindo que ele será, por ventura, um extra terrestre que vem recolher o cristal mágico que ele encontrou e que lhe permite dar vida aos seus desenhos, mesmo que por apenas alguns segundos.
É assim que começa uma aventura dimensional cujos protagonistas são Donatello e Jack Kirby!


Assim esta figura é uma homenagem a este Kirby que a Neca resolver dar a todos os fãs dos comics de Teenage Mutant Ninja Turtles e aos fãs de Jack "The King" Kirby.
A figura vem com dois pares de mãos e até inclui uma mão extra especial para a figura segurar o lápis que tem o warp cristal preso.
A articulação é excelente, os detalhes são propositadamente cartoonescos e em linha com a arte dos comics, parecendo-se muito com o Kirby da história. 


Com a figura vem ainda um caderno, que a personagem usa na história e com os mesmos desenhos e mensagem para Donatello.
Mas não é só. Uma criatura vermelha, que é nada mais que uma interpretação de um dos desenhos desse caderno e um dos monstros que aparece na história. Concebida ao estilo inconfundível do artista é uma das mais valias deste conjunto.
É um demónio articulado e vem com uma pequena arma que se encaixa bem em qualquer das mãos.


O ultimo acessório é, nada mais que o Gravitic Equalizer, que Kirby desenha no seu caderno com a ajuda do lápis imbuído das energias do cristal, para que Donatello enfrente as criaturas que os ameaçam.

Gravitic Equalizer no comic Donatello #1 - 1986



Como referi acima, esta é uma das figuras de acção que não podia ignorar.
É incrível e vem acrescentar mais qualquer coisa à minha coleção de figuras e também ao meu gosto pelas personagens criadas por este grande artista americano.
Esta figura é mais que uma homenagem e representa o desejo de muitos colecionadores de banda desenhada e de figuras de acção.


terça-feira, 1 de julho de 2025

Leituras do Best - The Secret Sketchbooks of Brian Froud...


Existem livros que tenho na prateleira e que folheio com alguma frequência.
Aliás existem muitos, muitos livros que são retirados constantemente para ver, reler, contemplar, manusear e por vezes só para folhear e recordar outros tempos e outras histórias.
Cada vez me acontece mais e cada vez com mais frequência.


Este Secret Sketchbooks of Brain Froud é um desses livros.
Apesar de ser apenas um pequeno "caderno" de desenhos de um grande ilustrador é sempre um daqueles tesourinhos de papel que tenho aqui nas prateleiras.


Já contei aqui, a história de Froud, o ilustrador responsável por universos de filmes como Dark Crystal, Labyrinth, entre outros sucessos no campo da arte conceptual de mundos feéricos.
Este pequeno livro de 64 páginas vem profundamente ilustrado com desenhos, na maior parte inacabados, que nos levam aos mundos únicos de Froud.


Este é mais um daqueles livros que não tem muito para ler.
Uma pequena introdução e seguimos imediatamente para páginas e mais páginas de fadas, goblins, sílfides e outras criaturas do imaginário deste poeta das imagens.
É um dos mais curtos e belos Artbooks que tenho do autor e que adquiri na loja BD Mania, em Lisboa, vai fazer muitos anos.


Totalmente recomendado, para quem o conseguir encontrar.
Esta é uma primeira edição de Janeiro de 2006, da editora Imaginosis.
Os livros de Froud valem sempre a pena!