domingo, 8 de outubro de 2023

Playmobil - 5723 - Barco Vicking...

Já não me recordo muito bem onde adquiri este barco.
Esta é uma daquelas peças de colecção que esteve comigo vai fazer muito tempo e já me perdi de toda a história da sua aquisição.
No entanto é uma daquelas peças que os meus miúdos brincaram, usaram e abusaram...sem perder os poucos acessórios que vinham com o barco, o que é incrível, embora já tenha comprado o conjunto incompleto!


Este é um daqueles conjuntos míticos da Playmobil que me recordo de ver em lojas e imaginar quando teria eu coragem de comprar, mesmo que fosse nos mercados alternativos, este incrível barco cheio de Vikings.
Acabou por acontecer e cá está o excelente Drakkar com os seus oito tripulantes, mais ou menos completos e em excelente estado.


O barco vem ricamente decorado ao estilo escandinavo com o dragão de proa e a vela listrada.
Os seis remos sobreviveram e até os escudos para pôr ao longo a amurada logo ao lado dos remadores que, sentados nos seus bancos de remar levam este barco a mais uma aventura de exploração.


Cada um dos vikings deveria ter os seus acessórios mas aqui está em falta o arco que um dos personagens devia carregar e mais algumas coisas...
Acabei por distribuir machados e lanças por todos mas a falta desse arco é imperdoável, mas já não vinha com o conjunto quando o comprei.
Sendo assim os acessórios são: Um barril (que está em falta), quatro machados, duas lanças, três espadas, seis remos, nove escudos (um deles em falta), duas aljavas (em falta), um arco (em falta) e uma corneta.
Penso que não me será muito difícil completar este conjunto mas, como também não estou a fazer uma procura ativa, pode até se que, depois deste artigo, as peças apareçam num qualquer site da especialidades de vendas e trocas.


Este é um barco único na Playmobil que penso que já foi atualizado uma ou outra vez mas que não é muito fácil de encontrar, pelo menos este com o número 5723, que é a edição americana Playmobil.
Gostava de completar o conjunto, claro mas já estou imensamente satisfeito com o facto de até o cordame ter sobrevivido às aventuras dos meus pequenotes, até à bem pouco tempo.


Depois, o facto de cada personagem ser diferente, com roupa diferente e até estatutos diferentes é verdadeiramente notável. Os estatutos não são descritos em nenhum site que eu tenha procurado mas quase que os podemos adivinhar só de olhar para estas personagens, para as suas vestimentas, barbas, cabelos e até armas.
É uma peça excelente de exposição que não deixa ninguém indiferente.