Todos os sonhos, de praticamente toda a gente, existiam em simultâneo.
A musica era a melhor em todos os géneros, a tecnologia era a melhor em todos os tipos, a banda desenhada era a melhor em todas as editoras, os brinquedos eram os melhores em todas as marcas...até mesmo aqueles sem marca eram bons, surpreendentes e cheios de imaginação.
Nos anos 80, logo depois do fenómeno Masters of the Universe, muitas marcas concorrentes criaram imensas outras linhas que, baseadas em universos semelhantes, encheram os mercados de figuras Knock Off e Bootleg de MOTU...muitas dessas empresas até se copiaram umas às outras e com os mesmos moldes usados para criar certas personagens, criavam outras iguais, ou seja, com os mesmos corpos e mudavam apenas a cabeça ou até mesmo só as cores e assim nasciam personagens que eram Knock Offs de Knock Offs de outras Knock Offs e ou mesmo Knock Off de Bootlegs que resultavam em aberrações deformadas que, mesmo assim eram consumidas a grande velocidade.
Estas aberrações voavam das prateleiras.
Algumas destas figuras valem muito dinheiro hoje em dia e são procuradas por muitos coleccionadores. Na maior parte são ainda mais valiosas do que as figuras que estas procuravam copiar das linhas originais.
Nesta época, em plena década de 80, surgiram algumas figuras de varias linhas que tinha Galaxy no seu nome. Conhecemos Galaxy Warriors, Galaxy Fighters, Galaxy Heroes, Galaxy Girls, Warriors of the Galaxy e etc.
Depois haviam as linhas que começavam pela palavra Fantasy como Fantasy Warriors, Fantasy figures, Fantasy World e muitas mais.
Foi também por volta desta altura que apareceram uma figuras em plástico aborrachado que se intitulavam Fantastic Stars.
Exemplo da figura de Durga em Blister.
Este conjunto de personagens eram óbvios Bootlegs de Masters of the Universe e, embora as personagens não tivessem nome apresentado nos blisters, eram baseadas descaradamente no aspecto de personagens de MOTU misturadas com outras linhas.
Fizeram-se 13 personagens, todas com nomes muito sugestivos e que traziam acessórios que, hoje em dia, são muito, muito difíceis de encontrar.
Durga é uma das poucas figuras de Fantastic Stars que consegui por mero acaso e fruto de um lote de figuras que comprei nos mercados digitais.
Esta guerreira, que é obviamente uma cópia quase descarada da Teela de Masters of the Universe, com mistura de outras inspirações é uma figurinha mais pequena que um MOTU.
Tem cerca de 10 cm de altura e vem com um pequeno bastão vermelho.
A minha figura tem o acessório em falta, como acontece com muitas outras figuras de variadíssimas linhas e colecções.
Tem articulação básica, coxas e ombros apenas, que é compensada com os detalhes que, para uma figura deste género, até que não estão muito maus.
Segundo consegui apurar, Durga é a Deusa da Guerra, filha da Grande Estrela e herdeira legitima do Império.
Não se sabe mais nada desta linha, apenas que, como é referido na embalagem, são donos e senhores das Galáxias...lá está o nome Galáxia outra vez!!
Estas figuras foram fabricada pela Wonilandia, empresa espanhola que, na segunda metade dos anos 80, compra os moldes e as licenças destas figuras a uma empresa venezuelana desconhecida (Venjusa S.A.), comercializando depois as mesmas no mercado espanhol. É claro que algumas destas figuras chegaram a Portugal mas mesmo assim são das colecções mais raras com figuras praticamente impossíveis de encontrar a preços decentes.