sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Leituras do Best - Novelas Gráficas 2023 - Estampas 1936...


Esta foi uma das edições desta semana, que veio em duplicado, como tinha já referido no artigo abaixo datado do dia de ontem.
As novelas gráficas da Levoir, desta edição de 2023 têm sido um bocadinho polémicas entre coleccionadores que acham que os temas, autores e obras podiam ter sido mais bem escolhidos e com representação mais significativa da nona arte.

   

Este Estampas 1936 é um dos que, para já, me deixou de sobrolho franzido.
No fundo, este álbum ilustrado sobre a guerra de Espanha não é um livro de banda desenhada propriamente dito.
Reunindo um conjunto de desenhos (estampas) baseados em relatos reais, devidamente adaptados, da referida guerra espanhola, Filipe Hernández Cava e Miguel Navia trazem-nos um livro belo, chocante e cru de um conflito que abalou toda a Península Ibérica.
Mas não é bem uma Novela Gráfica...talvez um relato gráfico , ou ilustrado, do que aconteceu nesses anos terríveis, mas não é banda desenhada.


No entanto é um livro diferente.
A arte é muito boa, bem enquadrada e com desenhos poderosos, perspetivas cheias de detalhes primorosamente representados e alguma carga dramática.
São 36 estampas ou gravuras, representando os primeiros meses do conflito e acompanhadas por citações, poemas e ditos de de pessoas famosas.
É um livro grande, para ser apreciado e lido com calma. 
Cada estampa é uma história, o que pode ser confuso para o leitor, tendo em conta que nenhuma é a continuação da outra.


Não deixa de ser um livro curioso mas os títulos da colecção deste ano continuam a falar de guerra e conflito, pelo menos até agora e acho que começa a bater no mesmo tema repetitivo.
Mais uma vez não escrevo isto de forma depreciativa, mas volto a afirmar que os temas poderiam ser mais variados e representativos da Novela Gráfica em si.