O Universo português dos super-heróis de banda desenhada é hoje mais rico e diverso.
No entanto existem heróis que são impossíveis de esquecer e que se entranham de tal forma na mitologia Lisboeta que é inevitável visitar a cidade sem olhar para os telhados, na esperança de vermos o Vicente a conduzir o Robim pelos telhados, deixando atrás de si aquele cheiro engordurado das chamuças.
Pois é, o Corvo está de volta e as suas aventuras foram autorizadas a ser relatadas pelo grande Luís Louro, cronista habitual deste quase herói que já faz parte da história da cidade de Lisboa.
Este Silêncio dos Indecentes dá continuidade a certos eventos que se foram acumulando ao longo dos últimos três álbuns.
Novas ameaças povoam a cidade de Lisboa e podem apostar que não é só de grandes aventuras que este livro trata.
O Silêncio dos Indecentes é um livro mais introspetivo e que explora a depressão de Vicente, as suas incertezas e dúvidas como super herói, assim como a vontade de sair da sua rotineira vida dupla.
Mas afinal o Corvo é o Vicente ou é o Vicente que é o Corvo?
Dúvidas, questões, indagações, perguntas, inquirições, demandas, ficções e muita acção (de todos os géneros!) é o que podemos esperar de mais uma grande história deste herói improvável.
A arte não é preciso criticar ou sequer fazer qualquer apontamento porque o Luís continua a ser extraordinário em todos os aspectos do seu talento.
A história é quase madura...quase...mas mergulha na estupidez caraterística da personagem tão facilmente que só nos apetece rir.
Surpreendeu-me o facto de, mais uma vez, aparecer por lá a "A Mulher do Capitão".
Esta personagem lendária do autor encaixa na perfeição no universo do Corvo e faz toda a lógica estar ao "lado" do herói nesta aventura em que segredos são revelados... e aqui teremos de ler nas entrelinhas para desvendar o mistério que se apresenta e que pode ser o grande tema das próximas aventuras...vão conseguir descobrir?
O livro brinda-nos ainda com um Dossier Secreto e um excelente Making Off, logo antes desta grande aventura.
Todos os detalhes habituais e devidas homenagens estão por lá, nas páginas deste excelente livro.
Este é um volume Ala dos Livros que pode ser comprado na página da editora ou um pouco por todo o lado.
O Corvo está de volta às bancas... em grande!