sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Masters of the Universe Origins - Hordak...

O que esperar de uma figura Origins de Hordak? 
Da última vez que fiz uma "review" de uma figura desta personagem escrevi que tenho imensas figuras variantes deste Senhor do Mal. 
Quase todas as linhas têm vários Hordak, assim como têm vários He-Man, Skeletor, Beast Man e etc. Cada um melhor que o outros e em diversas versões, armaduras e armas, com mais ou menos articulação.
O fascínio por este vampiro cósmico que foi o mestre de Skeletor é grande entre a comunidade de coleccionadores e leitores das suas aventuras em banda desenhada e nas poucas séries onde aparece. Umas versões melhores e outras  piores,  sendo que na banda desenhada a sua presença, na maior parte das vezes, servia apenas para se mostrar como mais um vilão, muitas vezes equiparado a Skeletor, para poder estar representado como mais uma figura de acção a adquirir.


Hordak apresenta-se como um vilão meio imaturo e parvalhão nas aventuras animadas onde aparece a infernizar a vida aos habitantes de Etheria. É sempre derrotado muito facilmente e a maior parte das vezes, os seus lacaios apresentam maiores dificuldades à irmã de He-Man do que ele próprio que, supostamente será um dos mais poderosos seres do Universo. 
Nas primeiras séries animadas também Skeletor é um vilão sem credibilidade e meio parvo, no entanto a postura deste último é, a meu ver, de uma maturidade superior e msis ameaçadora do que apresenta Hordak em quase todas as ocasiões.

Recentemente, na série animada She-Ra and the Princesses of Power (2018), Hordak é um vilão tenebroso, dotado de um frieza tecnológica nunca vista mas que se revela fraco, mentalmente instável e emotivo, principalmente depois de ele próprio descobrir que é um clone do original e não o verdadeiro Hordak.
O potencial para um grande Hordak acaba por se perder e ser levado ao ridiculo numa série forte que poderia ter sido muito melhor não fossem os conteúdos da mesma demasiado forçados e sem considerar sequer uma ligação lógica com a série original.

É na banda desenhada que Hordak se revela com um real adversário universal. Na maxi-série da DC Comics, Masters of the Universe: Eternity War (2015-2016), Hordak é uma ameaça sem precedentes. Um vampiro tecno-orgânico com uma mente estratégica brutal, que tem como objectivo a conquista de todo o Universo conhecido em nome do Império da Horda.
O seu poder é tal que acaba por derrotar os Masters of the Universe e destruir totalmente o Castelo de Grayskull, apropriando-se do seu poder.


Com Masters of the Universe Origins e com esta versão de Hordak, voltamos ao passado amorfo de um vilão que era senhor de um local de horror chamado Fright Zone, controlando totalmente o poder do Slime Pitt e da sua capacidade de fabricar Zombies obedientes à sua vontade.


A figura, como revivalismo tem uma carga nostálgica enorme mas não passa disso. Ok, tem articulação espectacular mas, no fundo é um Hordak que já conhecemos das figuras vintage e que foi melhorado com articulação e pouco mais.


A figura vem com e característico arco da Horda e aí, mais uma vez, nada de novo. O arco é praticamente uma cópia feita no mesmo molde do vintage e funciona da mesma maneira.
Outra modificação que a meu ver melhorou a figura foi a capa que, desta vez, é em plástico rígido em vez de ser no fino material vinílico que acabava por se rasgar. O demónio vermelho que usa para espiar também vem nesta figura como uma cópia exacta do vintage e que assenta nos seus braços da mesmo forma.

De resto só mesmo a articulação é que é uma verdadeira melhoria neste Hordak.
É mais uma figura para engrossar a colecção,  pertence à serie 4 e vale bem a pena para quem não tem a figura vintage ou as Classics.
Eu esperava mais, mas é mais do mesmo!

No final ainda vem a surpresa do novo mini comic. "Sneak Attack" vem novamente sem título na capa e com aventuras que incluem Ninjor, Hordak, Stratos e Tri-Klops!


 A parte de trás do blistercard de Hordak Origins vem com uma nova ilustração de Francisco Etchart que é uma das grandes surpresas desta figura.
Esta foi, mais uma vez, uma figura adquirida na Casa da BD, loja da especialidade no Lumiar.


Sem comentários: