segunda-feira, 12 de abril de 2021

Masters of the Universe Classics - Filmation Clawfull...

Quando pensamos nos episódios da série original de Masters of the Universe, existe sempre uma ou outra personagem mais exótica, de um qualquer episódio, que nos deixa completamente fascinados. Tenho em mente várias personagens dessas nomeadamente o Clawfull que, na versão da série da Filmation, é completamente diferente do aspecto que a personagem tem na linha de figuras de acção vintage.

Frente e verso da caixa onde vinha a figura Filmation Clawfull 2016

Nesta versão Filmation, Clawfull é uma criatura completamente diferente do guerreiro crustáceo que estamos acostumados a ver nas nossas prateleiras. Foi preciso chegar a ano de 2016 para que a Mattel, na sua sub-colecção de Masters of the Universe Classics intitulada Club Grayskull, por no mercado a primeira figura inspirada no aspecto do Clawfull original...aquele que aparece apenas na série animada  original. 

Clawfull num dos episódios da série animada original

Esta série Club Grayskull é das primeiras séries da Mattel e de MOTUC que vêm sem biografia, ou seja, a figura vem apenas com uma pequena apresentação e não com uma história geral da personagem. Clawfull já tinha sido apresentado na colecção na sua versão mais conhecida onde se conta toda a sua história como personagem no universo de MOTU. Para saber a história de Clawfull basta fazer uma procura aqui no blogue, do lado direito deste texto e encontrar o artigo referente.


Aqui, esta personagem apresenta-se como um homem lagarto ou homem dragão com garras de caranguejo, o que é bastante estranho, tendo em conta a versão da figura de acção original e mesmo o seu aspecto nas diversas histórias da banda desenhada. Este Clawfull aparece apenas em 7 episódios, sendo as suas outras aparições em BD e livros ilustrados, na versão que conhecemos melhor, como crustáceo da raça dos Karikoni cuja origem são as ilhas Orkas situadas no Harmony Sea.
Este versão retilínea apresenta-se na série como uma personagem muito forte e considerado o "braço direito" de Skeletor. Como comandante, apresenta-se como uma das personagens que o Senhor do Mal respeita, o que não acontece com os seus outros guerreiros do mal. Poderá ser até, uma das personagens mais inteligentes e responsáveis apresentados na série. Apresenta-se confiante o suficiente para o mostrar a Skeletor e o único que se ri na cara do seu mestre sem que este o repreenda por tal.
Não se sabe muito mais sobre esta versão da personagem e talvez um dia apareça mais informação sobre a origem e o porquê do seu aspecto de reptil. 


A figura é uma cópia brutal da personagem animada.
Os detalhes são muito bons e embora simplificados ao estilo Filmation, seguem exatamente o aspecto do Clawfull da série.
A articulação dá-lhe um aspecto mais ameaçador e a escultura da face e armadura são muito, muito boas.
Clawfull vem com dois acessórios, uma clava verde semelhante à que usa a sua outra versão vintage, e uma estranha trompa. 


Ora esta trompa é a lendária Horn of Evil, um artefacto muito perigoso que, quando soprado, emite um som muito alto e uma nuvem negra que transforma tudo o que toca em algo mau. Este é um artefacto mágico que é usado por Clawfull e Trap Jaw no episódio 53 da primeira temporada "Dree Elle´s Return" e que é também o episódio de estreia de Clawfull na série Filmation. 


Clawfull pertence à série Masters of the Universe Classics Club Grayskull Filmation Style Figures e esteve em venda em 2016. É uma personagem significativa no universo Filmation e apresenta-se como uma daquelas que é difícil de encontrar a preços razoáveis.

Sem comentários: