sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Masters of the Universe Classics - Roton...

Para quem colecciona ou tem na sua colecção figuras da Linha Masters of the Universe Classics sabe que estas são feitas à escala humana, ou seja, têm as proporções humanas reduzidas em escala.
Por isso sabem que, fazer um veículo para uma destas figuras e nesta escala, é estar a oferecer uma peça gigantesca ao coleccionador.
O Roton, quando foi anunciado nesta colecção, já tínhamos visto veículos como o Wind Raider, o Battle Ram, o Stalker e o Talon Fighter...assim como as criaturas BattleCat, Panthor, Griffin, Swift Wind e Arrow. Todas estas, peças enormes para poderem ser "montadas" pelas devidas personagens de Masters of the Universe.
Este veículo lendário das forças do mal não podia ficar atrás e é uma das maiores peças que já apareceram nesta colecção ou mesmo em qualquer outra até à data deste artigo.

Skeletor no Roton, arte de William George que figurava na caixa vintage.

Roton é um dos veículos mais reconhecidos desta linha de figuras e aventuras. Por incrível que pareça, este meio de transporte terrífico aparece apenas em quatro episódios da série animada original, e a série de 2002, ignorou por completo a ideia do Roton como veículo principal das forças do mal.
No entanto a sua aparição em livros ilustrados e em histórias de banda desenhada tem sido mais que muita e quase todos conhecem este terrível carro voador.


Contam as lendas que o Roton foi um dos veículos usados pelos Fighting Foe Man, e desenhado por  pelo pirata Ditztroyer, um Gar (raça de Keldor), que o conduzia espalhando o mal, até o herói Vikor  ter aprisionado os Vilões num glaciar místico. Milhares de anos depois é Hordak que liberta os Fighting Foe Men e emprega-os e às suas máquinas de guerra para o ajudar contra os renegados Masters of the Universe.  Nesta altura Ditztroyer rebela-se contra Horda e junta-se secretamente às forças de Skeletor, oferecendo informação e aperfeiçoando o design e funções do Roton.
A história continua com diferenças bizarras e futuras que de momento não são relevantes.


O veiculo desta colecção Masters of the Universe Classics é um colosso. O veículo vem numa caixa ricamente decorada com uma ilustração completamente diferente da apresentada na caixa vintage, que na altura foi decorada por William George.
Este Roton vem com detalhes fabulosos e com novidades nas decorações que não vão deixar ninguém indiferente.
Toda a superfície tem qualquer coisa de novo e todos os autocolantes, que existiam na versão vintage, foram substituídos por partes esculpidas.


Roton vem com os dois canhões direcionáveis, que podem ser colocados em dois locais diferentes.
A "serra" que rodeia o veículo roda da mesma maneira que a sua contraparte vintage, arrastando a figura e fazendo mover as rodas que existem na base.


O interior do cockpit vem também cheio de detalhes e instrumentos, com duas alavancas de direcção que são articuladas e é um espaço que pode ser ocupado apenas por uma figura Masters of the Universe Classics.


Roton vem com uma surpresa, uma figura exclusiva que nem todos os coleccionadores conhecem porque aparece apenas nos livros ilustrados da LadyBird e nem toda a gente tem ou teve acesso aos mesmos. Esta figura é um Skelcon, uma espécie de guerreiro do mal ou soldado que é usado por Skeletor como guerreiro, guarda e "pau para toda a obra", ou seja é uma espécie de escravo do mal.
É a personagem que conduz o Roton na ilustração da caixa e é uma figura espectacular.


Não vou contar aqui a história desta figura porque é uma figura "Army Builder" e merece uma review própria.
As figura MOTUC cabem na cabina do Roton na perfeição, no entanto e devido à natureza de algumas, as que têm capa, por exemplo, é praticamente impossível de colocar numa posição em que se sente de maneira lógica neste veículo. Não estou a dizer que poderiam ter pesado no assunto mas se calhar poderiam ter testado o Ditztroyer e ver que a figura não poderia nunca sentar-se no Roton, a não ser que a capa fosse retirada da mesma.


No entanto as figuras sem capa adaptam-se perfeitamente e conseguem agarrar os comandos e as armas que vêem com este veículo.


Outra das boas surpresas é o Flight Stand que faz com o Roton consiga ser exposto em modo de voo.
É um stand articulado e em semelhança ao que já tinha saído com o Wind Raider desta mesma colecção.


Para terminar, Roton vem ainda com uma "capota" que fecha a parte onde o piloto está sentado.
Este é um acessório que não vinha na versão vintage mas que estava presente no Kit da Monogram que saiu também nos anos 80 e que tinha esta rede protetora por cima da cabina do piloto.
É um toque de mestre e que faz toda a diferença total nesta versão do Roton.


Uma das coisas que é comum em certos veículos vintage é que as armas que fazem parte do arsenal dos mesmos podem , muitas vezes, ser usadas pelas figuras como armas adicionais. 
Aqui com o Roton pode-se fazer o mesmo com os canhões, que se podem retirar e ser usados por qualquer personagem para uma emergência bélica.


Este é um veículo brutal, enorme, pesado, com excelentes detalhes e com uma dinâmica que não se vai repetir tão cedo no universo MOTU.
É uma peça que esteve à venda em 2016 no site Matty Collector e que hoje em dia só vai aparecendo a preços impossíveis nos mercados digitais.
Falarei sobre o história do Skelcon e mostrarei mais da figura no próximo artigo que publicar.

1 comentário:

Henry Price disse...

You have an impressive toy collection. Me and my little brother is collecting toys particularly puzzles and action figures. We get our toys at Binge.ae , a known online shopping / e-commerce website. We love the quality of the toys. It really suited the taste of toy collectors.