sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

PVC - Power Players...

Uma das mais poderosas influências para coleccionadores de brinquedos não são apenas as coisas novas que vão aparecendo, ou mesmo as coisas do passado que nos trazem aquele sentimento de saudade nostalgia e de tempos onde o mundo era perfeito.
A maior influência é também os filhos.
Muito do que vou colecionando tem a ver com o que os putos vão vendo na televisão. Posso desde já afirmar que, por causa deles, já descobri grandes séries animadas que julgava já não serem possível existirem fora dos meus gostos de séries dos anos 80/90.
Como qualquer pai sabe, pelo menos a maioria, a televisão está quase sempre ligada nos diversos canais de desenhos animados e quando se muda de canal para ver o que está a dar, existe um limite a chegar pois ultrapassam os canais dignos da pequenada ver e os protestos são quase imediatos.


Foi por conta de estar sempre a ouvir e a ver desenhos animados (confesso que alguns são tão estúpidos que deviam ser proibidos!!!) que descobri grandes pérolas da animação contemporânea e muitas delas com bandas sonoras tão boas que ameaçam eclipsar as séries míticas que aprendemos a amar nos idos anos da nossa juventude.
Os Power Players é uma das séries em animação 3D que está a passar neste momento no Cartoon Network e que, apesar de não ter um tema de abertura espetacular, captou a minha atenção por causa do tema e da originalidade da ideia.

Axel e o tio (cena do episodio 1 de Power Players "Unboxing" 2019)

Na série, Axel, um rapaz de 9 anos, vai viver com o seu tio, um outrora famoso inventor de brinquedos que agora tem uma loja onde arranja e vende brinquedos. O tio oferece-lhe duas figuras de acção e durante o dia Axel acaba por partir um dos braços de uma das personagens. Querendo arranjar o brinquedo para não desiludir o tio, Axel desce até à loja e sem querer põe a funcionar uma maquina de jogos. As personagens são estranhas mas o jogo de lutas depressa o distraem e quando ele repara, uma pequena porta lateral abre-se e revela uma parte secreta da oficina.
Axel entra espantado no novo espaço e escorrega numa chave de fendas e descobre, debaixo de uma velha poltrona, duas pulseiras que experimenta de imediato, admirando-as e deambulando pela nova sala. As pulseira modificam-se nos seus pulsos e emitem uns pulsos elétricos que ativam uma caixa a um canto de onde vem uma voz que lhe implora para abrir a caixa e o libertar.
Axel, sem saber muito bem o que fazer, abre a caixa com os mesmos impulsos elétricos e depara-se com uma caixa cheia de figura de acção.
No entanto salta de lá uma figura grotesca que o ameaça e que pretende sugar a energias das novas pulseiras, prometendo muita confusão. Essa mesma energia acorda as outras figura da caixa levando a muita confusão e surpresas. 
Axel descobre depois que libertou um ser maléfico que se chama Madcap, um super vilão que só pensa em destruir. Axel tenta deter Madcap e acidentalmente ativa as pulseiras, encolhe e vê-se transformado numa figura de acção com poderes incríveis. Com a ajuda dos Power Players, outras figuras de acção que estavam guardadas na caixa, Axel vai aprender a lutar contra a ameaça que é Madcap.


Como não podia deixar de ser, esta é uma série cheia de acção, de brincadeira e de muita aventura. Principalmente porque muitas das aventuras se passam no próprio quarto do Axel, revelando um mundo cheio de possibilidades e imaginação.
O merchandise desta série lembra em muito o Toy Story, no entanto aqui, o elemento humano transformado em brinquedo, vem dinamizar as histórias e os episódios.
Esta pequena colecção que apresento, descobri-a num hipermercado pingo doce e, apesar de existirem figuras maiores, foram estas pequenitas que me encheram o olho. 
Pela dimensão e por serem em PVC, tenho a certeza de que serão muito procuradas por coleccionadores do género.
São 8 figurinhas com cerca de 3,50cm de altura, cheias de detalhes e muito bem pintadas.

Action Axel

Action Axel (versão com espada)

Sarge Charge

Bearbarian

Madcap

Masko

Gallileo

Slobot


Estas são figuras da Playmates e distribuídas na Europa pela Concentra.
Estas figuras apareceram no mercado americano em 2019 e só em 2020 é que as encontrei nos Toys R ´Us e no Pingo Doce.



Sem comentários: