quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Masters of the Universe - Battle Bones...

Anos e anos foi o que esperei para ter um Battle Bones em condições.
A maior parte das vezes este Dragão aparece nos mercados com alguns dos seus encaixes partidos, o que é normal. É uma peça de plástico rígido e que se parte com alguma facilidade e quando aparece um exemplar em bom estado, como este que apresento aqui, costuma estar à venda por muito pouco tempo.

Battle Bones, ilustração da caixa por William George

O Battle Bones é uma das grandes ideias da Mattel para esta a linha original de Masters of the Universe e para além de ser um veículo, é também uma inteligente maneira de transportar as figuras de acção para qualquer lado.


O que se sabe desta criatura é muito pouco.
Aparece pela primeira vez no Mini Comic "Skeletors Dragon" (comic que saía com a figura de Dragon Blaster Skeletor). Nesta história, Skeletor encontra os ossos de uma antiga besta de Eternia e reanima-a com um feitiço. Este Battle Bones é então usado por Skeletor para capturar He-Man e alguns dos seus companheiros. 

Páginas do Mini Comic "Skeletor´s Dragon", Mattel 1984


Depois de se libertar com alguma facilidade He-Man derrota Skeletor e o feitiço de Battle Bones é levantado pela Sorceress que dá voz ao velho dinossauro. Este conta a He-Man e os seus companheiros que tem milénios de idade e que foi o último dos grandes dinossauros de Eternia. É aqui que a criatura passa a servir as forças do bem sendo mais uma força significativa contra Skeletor e os seus exércitos do mal.


Feito de um plástico rígido, este é um veiculo muito invulgar e com o design que é facilmente identificável como sendo de Masters of the Universe.
Os detalhes são muito bons e para a época era quase um luxo ter um Battle Bones na colecção. 
Lembro-me de ter um amigo que tinha um conjunto significativo de figuras, playsets e veículos de MOTU. Quando todos os amigos da rua se reuniam para brincar em casa dele, havia sempre uma coisa nova e recordo-me perfeitamente da caixa deste Battle Bones e do veiculo carregadinho de figuras que ele levava para a rua.


Foram precisos 30 e muitos anos para conseguir esta maravilha, embora não tenho conseguido a caixa que é, só por si, algo de espectacular com a ilustração de William George, como mostrei acima.



As figuras ficam presas nas costelas do veículo sendo então "carregadas" para o campo de batalha.
A boca do dinossauro servia para guardar as armas das personagens.


Foi uma grande aquisição para a minha colecção vintage que vejo cada vez mais completa.


Foram feitas outras versões deste Battle Bones, uma delas raríssima que serve para carregar um conjunto de carimbos com as personagens. Mais tarde aparece uma versão para as figuras da série de 2002 e recentemente a sua própria versão num conjunto Megabloks. Até à data não saberemos se irá existir mais versões deste veículo/personagem em futuras linhas de Masters of the Universe.
É esperar para ver.
O Battle Bones aparece no mercado em 1985 e pertence à série 4 da linha Masters of the Universe da Mattel.

Ilustração da caixa do Battle Bones por William George.

2 comentários:

SUPERCOLEÇÕES disse...

Excelente texto, Nuno! Parabéns pela aquisição.

John disse...

Cara, que item sensacional!
Belo texto também!